Na intenção de enriquecer os encontros
de Geografia e dinamizar a maneira de registrar os conteúdos e conhecimentos nasceu
a ideia da construção das “Mini Revistas” da disciplina nas turmas de 6º a 8º
ano. Essas, além de permitir a expressão dos alunos através da escrita, contribuíram
para o desenvolvimento da curiosidade, criatividade e capacidade de
interpretação das informações. Foi uma maneira encontrada para que os alunos
pudessem expor suas opiniões, seus sentimentos e criatividade.
Em um primeiro momento, os alunos foram
orientados a criar um nome para suas revistas de acordo com a temática que
estava sendo trabalhada em aula e após personalizar a capa fazendo uso de
imagens, desenhos, pinturas, entre outros. Em cada aula, foi sendo acrescentados
novos conhecimentos através da produção textual, interpretação de reportagens,
caça palavras, desenhos construindo assim um material rico e singular, com a marca
de cada um de seus autores, isto é, dos alunos.
No 6º ano a temática trabalhada foi
“Hidrografia”, no 7º ano “Regiões Brasileiras” e no 8º ano Desenvolvimento e
Subdesenvolvimento.
No 9° ano em que a turma apresenta um
número pequeno de alunos, essas revistas receberam o nome de “Álbum de
conhecimentos Geográficos” o qual também foi composto por uma capa, textos
reflexivos, desenhos, mapa, interpretação de reportagens e composição
literária. A temática trabalhada foi Blocos Econômicos e Economia Mundial. Os objetivos
foram semelhantes aos trabalhos realizados nas demais turmas, no entanto foi
possível explorar e aperfeiçoar outra habilidade nos alunos: a capacidade de
trabalhar em grupo.
Com certeza, a ideia poderá ser explorada
e melhorada nos demais trimestres e possivelmente junto com outras disciplinas,
porque despertou o interesse dos alunos, o desejo por aprender e a emoção de
ter suas expressões valorizadas.
Professora Graziela M. Kaus GEOGRAFIA
Sou professora de geografia e adorei essa sua idéia, gostaria de ver como ficou esses trabalhos.
ResponderExcluir