sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PRODUÇÃO DIDÁTICA EM GEOGRAFIA...

Na intenção de enriquecer os encontros de Geografia e dinamizar a maneira de registrar os conteúdos e conhecimentos nasceu a ideia da construção das “Mini Revistas” da disciplina nas turmas de 6º a 8º ano. Essas, além de permitir a expressão dos alunos através da escrita, contribuíram para o desenvolvimento da curiosidade, criatividade e capacidade de interpretação das informações. Foi uma maneira encontrada para que os alunos pudessem expor suas opiniões, seus sentimentos e criatividade.
Em um primeiro momento, os alunos foram orientados a criar um nome para suas revistas de acordo com a temática que estava sendo trabalhada em aula e após personalizar a capa fazendo uso de imagens, desenhos, pinturas, entre outros. Em cada aula, foi sendo acrescentados novos conhecimentos através da produção textual, interpretação de reportagens, caça palavras, desenhos construindo assim um material rico e singular, com a marca de cada um de seus autores, isto é, dos alunos.
No 6º ano a temática trabalhada foi “Hidrografia”, no 7º ano “Regiões Brasileiras” e no 8º ano Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. 
No 9° ano em que a turma apresenta um número pequeno de alunos, essas revistas receberam o nome de “Álbum de conhecimentos Geográficos” o qual também foi composto por uma capa, textos reflexivos, desenhos, mapa, interpretação de reportagens e composição literária. A temática trabalhada foi Blocos Econômicos e Economia Mundial. Os objetivos foram semelhantes aos trabalhos realizados nas demais turmas, no entanto foi possível explorar e aperfeiçoar outra habilidade nos alunos: a capacidade de trabalhar em grupo.
Com certeza, a ideia poderá ser explorada e melhorada nos demais trimestres e possivelmente junto com outras disciplinas, porque despertou o interesse dos alunos, o desejo por aprender e a emoção de ter suas expressões valorizadas. 

Professora Graziela M. Kaus         GEOGRAFIA 

Um comentário:

  1. Sou professora de geografia e adorei essa sua idéia, gostaria de ver como ficou esses trabalhos.

    ResponderExcluir