sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FOLCLORE: TEXTO E PESQUISA/ 6º ANO...

FOLCLORE

Podemos definir o folclore como um conjunto de MITOS E LENDAS que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.Você conhece a Mula sem Cabeça? O Curupira? O Chupa Cabra? O lobisomem? Sabia que eles fazem parte do folclore brasileiro? 

Mas talvez você não saiba que não é só de assombração que é feito o mundo do folclore não. Têm também os costumes, tradições, músicas, linguagem, brinquedos, brincadeiras, mitos, contos, superstições, artesanato, festas populares... Daí nas festas tem as danças folclóricas como o baião, o frevo, o maracatu, a quadrilha... É. Isso tudo é folclore brasileiro e da melhor qualidade!
Além das lendas e danças folclóricas existe também a música folclórica composta pelas cirandas de roda, cantigas, serenatas, acalantos... Isso tudo sem falar da literatura de cordel, trava língua, quadrinhas e parlendas. Tem muita coisa mesmo pra gente aprender com o Folclore.
Muitas das histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
             Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.
Sites para você se divertir e aprender mais sobre o Folclore:

Pesquise na aula de informática e responda em uma folha em separada para entregar:
a)      O que é o folclore?
b)      Quais são os elementos que fazem parte do folclore?
c)      O que é uma lenda? Como são criadas?
d)      Pesquise e conheça a Lenda do Corpo Seco.
e)      O que é um mito?
f)       Por que são criados os mitos?
g)      Qual a lenda mais conhecida no nosso estado?

h)      Em duplas, pesquise um elemento do folclore que você não conhece e apresente aos seus colegas.( em forma de cartaz, história em quadrinhos, teatro, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário