sexta-feira, 2 de agosto de 2013

BLOCOS ECONÔMICOS/ TEXTO E ATIVIDADES- 9º ANO...

Profª: Graziela Klauss                                       
UM POUCO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados em âmbito global. Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. Essa união denomina-se blocos econômicos – os quais estreitaram as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que os compõem. Atualmente existem muitos blocos econômicos, formados há décadas como a União Europeia, o Mercosul, o NAFTA,  Pacto Andino,  Apec, etc. Tais blocos têm se fortalecido cada vez mais, e chegam até a se relacionar entre si. Com isso, cada país, ao se tornar integrante de um bloco econômico, obtém mais força nas relações comerciais internacionais.
Conclui-se que o instituir de um bloco econômico apresenta pontos positivos e negativos. Como princípio geral, um bloco, dependendo de seu grau de integração, tende a fortalecer os países membros desse mesmo bloco, pois a limitação de fatores de produção de um dos países membros pode ser complementada pela abundância encontrada no outro país parceiro. Além disso, possibilita a circulação de mercadorias, pessoas, à redução de tarifas, entre outras vantagens.
Como fatore negativo fica evidente a perda de soberania do país que não fizer parte de um determinado grupo, sendo capaz de ser excluído do concorrente mercado econômico-financeiro que se apresenta hoje no mundo aumentando assim o desnível entre as economias e sociedades.

1) a ) Explique os motivos que levaram os países a formarem os Blocos Econômicos atuais.


b) Cite o nome de 3 blocos econômicos  e dê exemplos de países que os compõem.



c) A formação desses blocos gera vantagens ou desvantagens? Explique.


2) Sobre as organizações internacionais resolva:
a) Organização que tem como objetivos principais a defesa da paz e da segurança mundiais e a cooperação econômica, cultural e social entre seus membros.
a) OMC                    b) ONU                             c) OMS                      d) FAO

b) Organização que atua na ciência, cultura e educação, prioriza a difusão do conhecimento, preservação das culturas e qualificação da comunicação entre os países e entre as pessoas:
a) OIT                       b) ONU                              c) OMS                    d) UNESCO

3) Mecanismo formado por países chamados “emergentes”, o BRICS (  Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ) possui um grande peso econômico e político e pode desafiar as grandes potências mundiais. Sobre esses países, é correto afirmar que:
a) formam um bloco econômico que, a exemplo do Mercosul e da União Europeia, estão estabelecendo um conjunto de tratados e acordos visando a integração da economia.
b) são considerados países emergentes, embora possuam diferenças expressivas entre si, no que diz respeito à população, território, recursos naturais e industrialização.
c) sua importância como bloco econômico e político tem reformulado a geopolítica mundial e rivalizado com outras entidades supranacionais, a exemplo da ONU.
d) Uma das suas características é a semelhança no regime político adotado, mostrando que o mundo ainda se divide por questões de natureza ideológica.
e) sua emergência como bloco foi consequência da alta capacidade em articular necessidades globais com interesses regionais, acima dos interesses econômicos e políticos.
                      
4) Considerando as discussões já feitas, assinale a alternativa correta:
a) Os países da União Europeia, diferentemente dos Estados Unidos e do Japão, são os mais dinâmicos economicamente, porque são os únicos a se organizar em blocos regionais.
b) Não são somente os países que se organizam em blocos regionais que atuam no comércio em escala mundial. Esse é o caso da China, que de forma independente é uma potência comercial.
c) Com a constituição do Mercosul, a América do Sul está se isolando do processo de globalização, visto que essa organização restringe as relações com a escala mundial.
d) Os países que estão se organizando em blocos regionais veem diminuir os investimentos  internacionais em seus territórios. Isso se dá inclusive na Europa.
e) Não é correto se falar em mundo multipolar tendo como referência os blocos regionais, visto que eles não são suficientes para concorrer com o polo dos Estados Unidos, o verdadeiro e único polo da ordem mundial atual.

5) Crie uma legenda para o mapa a seguir e localize os países integrantes  do Mercosul.


6) A iniciativa para as Américas, lançada pelo presidente George Bush em junho de 1990, se inseria na orientação reformista: a sua meta consistia na formação de uma zona de livre comércio em todo o continente americano, com a exclusão de Cuba. Essa zona de integração econômica é conhecida como:
a) Mercado Comum do Sul (Mercosul).
b) União Europeia.
c) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).
d) Zona da Bacia do Pacífico.
e) Novos Países Industrializados (NPIs).

Um comentário:

  1. voces poderiam colocar o gabarito para nos.porque as atividades são otimas.obrigado.

    ResponderExcluir