quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PASSEIO DE ESTUDOS: ViP...


        O passeio foi idealizado pela Professora de Artes Mara do Nascimento, o qual tem por objetivo ser um projeto interdisciplinar a ser compartilhado com os demais professores, sendo uma atividade pedagógica para a aprendizagem em várias disciplinas. 
Artes: Arquitetura das casas, obras de Artes...
Português: Leitura do livro- "Nos Trilhos da Paixão" que relata um romance na Vila Belga e muitas características deste lugar e histórias...
Geografia: Localização, comércio...

      Colégio Manoel Ribas- Fundado em 4 de maio de 1930, o atual "Colégio Maneco" foi projetado inicialmente pela antiga Cooperativa de Consumo de Empregados da Viação Férrea, dirigida por Manoel Ribas, com o objetivo de construir um prédio definitivo para uma escola, voltada para meninas.                   
       O Colégio também disponibilizava ensino profissionalizante para as alunas.             A instituição funcionava em regime de internato e era administrada pelas irmãs franciscanas. Antes de ser a sede definitiva do Maneco, o prédio abrigou várias escolas como o Cilon Rosa, grupo escolar João Belém e o Ginásio Estadual Manoel Ribas. A partir de 1974, o prédio passou a abrigar apenas o Colégio Maneco. 

            Seu prédio, com decoração discreta e elementos neo-clássicos, suas mansardas (janelas no telhado), balaústres com influência renascentista européia e a planta em forma de bumerangue, fazem dele uma construção bonita, imponente, digna de ser considerada patrimônio histórico. 

           
Com o decorrer dos anos, o prédio foi se degradando, chegando a condições lamentáveis de funcionamento. Foi quando a comunidade escolar se mobilizou no sentido de viabilizar sua reforma. E, em 1998, foi inaugurada sua restauração, dentro das mais modernas técnicas de preservação de estilo. Hoje, com uma estrutura física de qualidade, apresenta amplas salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaço cultural para exposições e memorial, sala de teatro e ginásio poli-esportivo. 

Vila Belga - Construída pelo engenheiro belga Gustave Vouthier no período de 1901 a 1903 para servir de moradia aos funcionários da empresa belga que explorava a estrada de ferro é considerada um dos primeiros conjuntos habitacionais do Estado. A arquitetura eclética das oitenta e quatro casas, com presença de elementos de Art Nouveau decorando as fachadas, trouxe para Santa Maria reflexos da "Belle Époque" francesa. Faz parte do conjunto denominado Mancha Ferroviária, juntamente com o Colégio Manoel Ribas e a Estação Ferroviária, tombada pelo IPHAE como Patrimônio Histórico Artístico do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por ser formada por casas térreas, geminadas, no total de quarenta habitações distribuídas em quatro ruas principais e cinco quadras. Inclui-se também, o prédio da Cooperativa da Viação Férrea e da padaria, bem como o do clube da Associação de Empregados da Viação Férrea.

Estação Ferroviária- A estação de Santa Maria da Boca do Monte foi inaugurada em 1885 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, uma empresa pública gaúcha. A estação foi construída em terreno doado por Ernesto Beck e provavelmente já estivesse pronta em 1885, embora o pesquisador Antonio Isaia aponte o ano de 1900 como o da inauguração do prédio atual. Inicialmente teria existido apenas a edificação central de dois pavimentos e um anexo térreo, a leste, que já não existe mais. No começo da década de 1920, já com a VFRGS na administração da ferrovia, foi construída a plataforma coberta para embarque e desembarque de passageiros.

Antigo prédio da Escola Hugo Taylor- Construído no ano de 1922 mesclando vários estilos como o Neoclássico, Art Nouveau e alguns traços do Barroco, o prédio tem colunas lisas com capitéis ornamentados lembrando o estilo grego clássico, porões habitáveis, traços e detalhes rebuscados nas janelas e portas. No local onde funcionava a antiga Capela do Colégio há pinturas de beleza ímpar e a assinatura de um dos artistas plásticos mais importantes do país, Iberê Camargo. Atualmente no local funciona o hipermercado Carrefour que manteve a fachada histórica do prédio.

Catedral Diocesana- O Decreto da criação canônica da nova Diocese encheu Santa Maria de alegria. A nova Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida sobre a Avenida Rio Branco, foi inaugurada em dezembro de 1909. Obra magnífica do Pároco Padre Caetano Pagliuca, que a iniciou em 1902.  Estava preparando o cenário para receber o honroso título de Catedral.

Aldo Locatelli- Além de suas obras na Europa e no Brasil – especialmente no Rio Grande do Sul, deixou sua marca e reconhecimento como um dos grandes artistas.
            A Catedral de Nossa Senhora da Conceição - Diocese de Santa Maria é um prédio com predomínio do barroco e neo-clássico cuja construção iniciou em 1922. Seu interior com belos altares em talha, vitrais e uma importante série de pinturas de Aldo Locatelli sobre a vida da Virgem Maria'. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário