domingo, 28 de abril de 2013

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA...

     No contexto atual, tudo gira em torno dos espaços virtuais e da conexão direta com um universo de informações que flutuam em rede, deslocando-se com grande rapidez, e por esta peculiaridade demandam mudanças pontuais, que exigem da escola e do professor espaços para por em ação o ato de criar, repensar novos meios de ensino a partir dos quais os jovens passem a interagir de forma dinâmica em sala de aula.
     Assim, surgem indagações, tais como: Como usar as tecnologias na aula em favor da melhoria na educação? Quais usar? Como averiguar se a escola em questão dispõe de tais tecnologias e qual o contexto social dos alunos? Sabe-se que os jovens gostam de ficar conectado às redes sociais, assistir filmes, olhar televisão e sempre próximo a seus celulares.
     A partir disso compreende-se a importância de trabalhar em sala de aula com filmes, curtas e documentários, como forma de sensibilização que remeta o aluno à humanização, para em um segundo momento constituir o debate e a interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento.
Em linhas gerais, não tem como negar que estamos na era das tecnologias, das mídias, do acesso fácil e rápido, assim é necessário buscar soluções para resgatar esses jovens de forma que os mesmos possam continuar interagindo no seu espaço virtual, mas consigam dispor de tempo e dedicação para aprender novos conteúdos, dando sentido ao processo de aprendizagem.


     A implantação e uso dos aparelhos tecnológicos na escola comportam um aparato tanto da gestão escolar, como da formação do professor, pois no momento em que se cogitam possibilidades de se ensinar recorrendo-se aos recursos virtuais, precisa-se saber quais as condições da instituição de ensino, dos estudantes, e do próprio mestre, pois nesse contexto globalizado, é necessário preparo e familiarização com o mundo das tecnologias.
     As novas tecnologias implantadas no mercado de consumo transformam a forma de pensar e agir dos jovens, estas se encontram presentes em ambos os ambientes de ensino, ou seja, nas escolas e nas universidades, por meio do uso de celulares, MP3S, tablets, notbooks e outros, pois a presença dessas tecnologias nesse momento é uma necessidade no decorrer do ensino, do ponto de vista em que elas propiciam uma melhoria ao acesso do estudo. Esses recursos ajudam os estudantes na medida em que podem buscar no mundo on-line muitas respostas, conhecimento e informações. Podemos ver que a tecnologia já é de conhecimento e acesso fácil aos jovens, cabe agora aos professores recém formados e os que se encontram na academia por algum tempo, procurar meios de interagir e progredir com a educação a partir de uma inter-relação com o mundo tecnológico.
     Compreende-se que sua aplicação dentro das escolas só veio a agregar novas formas de se criar e pensar que se faziam necessárias e também ajudar os professores, pois o objetivo de usar as tecnologias, não é substituir o educador, o lápis, o papel ou o quadro e sim andar junto com com estes recursos, em prol de uma educação mais atrativa e melhor para nossos jovens.
Fonte: Emilana S. Ziani-Anais do V Congresso Internacional de Educação- REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DENTRO DA ESCOLA.
Adaptação: Profª Janete Motta

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