Sensibilidade
e Cooperação: reavivando e construindo valores a partir dos ensinamentos de
Vicente Pallotti
Introdução/justificativa
Tendo em vista, o tema da Campanha da Fraternidade
2013 – Fraternidade e Juventude. Lema: Eis-me aqui envia-me (Is 6, 8). Que traz
como objetivo geral: Acolher os jovens no contexto de mudança de época,
propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na
vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.
Assim, a campanha da fraternidade precisa mobilizar
as crianças para um encontro pessoal com Jesus Cristo que possa favorecer o
conhecimento da própria identidade e o fortalecimento da vida em comunidade.
Desta forma, as crianças são convidadas a despertar seu protagonismo para que,
desde a infância, se percebam como agentes transformadores da sociedade,
contribuindo com seus dons e talentos para a civilização do amor e do bem
comum.
Segundo Vicente Pallotti, todos são convidados para
a missão de levar a mensagem do amor, da alegria, da justiça, da liberdade e da
esperança. E assim, cultivar uma sensibilidade capaz de perceber os desafios
constantes de nossa realidade e ter coragem e o empenho necessário para
solucionar os problemas que enfrentamos em nossa época.
Analisando as necessidades locais da realidade onde
a escola está inserida e atendendo também uma solicitação da comunidade
escolar, mais precisamente os pais dos alunos, que se manifestaram por meio de
uma pesquisa realizada pela escola onde enfatizaram a necessidade da escola
trabalhar com valores como tolerância, cooperação, respeito, amor,
responsabilidade, paz entre outros. Optamos pelo tema do projeto norteador:
Juventude e valorização da vida: acolhendo os ensinamentos de Vicente Pallotti.
Objetivo geral: Descobrir caminhos que construam uma sociedade fraterna,
fundamentada na cultura, na fé, na justiça e na paz.
Nós educadores entendemos que é papel da escola
desenvolver uma educação voltada para os valores humanos, pois os mesmos devem
estar presentes nas relações cotidianas da instituição. E devemos lembrar que
uma das formas mais eficientes de ensinar é através dos bons exemplos, que são
observados pelos alunos durante as aulas.
Com a finalidade de oportunizarmos uma melhor
convivência social na sala de aula, na família e na comunidade, ressaltamos a
importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento, rumo
a um desenvolvimento social baseado na justiça e no respeito mútuo. Assim, o
grupo de professores dos anos iniciais e educação infantil da escola Vicente
Pallotti, optaram pelo tema: Sensibilidade e Cooperação: reavivando e
construindo valores a partir dos ensinamentos de Vicente Pallotti.
Objetivo
geral: (Re) significar valores no cotidiano escolar e
familiar possibilitando transformação psicossocial.
Objetivos Específicos
®
Resgatar e construir valores
vivenciando-os no cotidiano;
®
Desenvolver a autoestima a fim de melhorar
as relações intra e interpessoais;
®
Desenvolver a criatividade e a
imaginação;
®
Proporcionar a socialização, valorizando
e respeitando as diferenças;
®
Desenvolver a atenção e o raciocínio
lógico cognitivo, social, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, percepção
auditiva e visual;
®
Perceber e vivenciar dons de Deus
presentes na natureza, nas relações pessoais, grupais e sociais;
®
Desenvolver valores fundamentais de
partilha, respeito, solidariedade, recolhimento, afeto e ajuda ao outro, seguindo
os ensinamentos de Vicente Pallotti.
®
Valorizar o espaço da escola e família
como ambiente para praticar a vivência das virtudes.
®
Aprimorar o ouvir, o falar e o escrever
através do trabalho em equipe;
®
Revelar posturas favoráveis à
aprendizagem.
®
Aplicar os conhecimentos adquiridos nas
diferentes áreas para o exercício da cidadania;
®
Codificar as representações de imagens e
desenvolver a capacidade de leitura;
®
Expressar-se com criticidade e autonomia
diante de desafios.
Estes objetivos devem ser abordados e alcançados
através dos conteúdos, favorecendo um trabalho interdisciplinar. Os valores a
serem trabalhados deverão perpassar as diferentes áreas do conhecimento.
Prof.: Marizane- Pré B
Procedimentos/Ações
®
Selecionar
canções coerentes com a temática;
®
Conversas
e atividades enfatizando a missão e carisma de São Vicente Pallotti;
®
Organizar
murais;
®
Realizar
dinâmicas de grupos;
®
Conversas
informais, aproveitando acontecimentos do dia a dia;
®
Relatos
de experiências, atitudes de ajuda ao próximo;
®
Confeccionar
livro sobre valores;
®
Contação
de histórias, Turminha da fé, O que cabe no meu mundo, fábulas inesquecíveis e
outras histórias referente à temática;
®
Álbum
ilustrando a vida de Vicente Pallotti;
®
Produção
de cartões para presentear;
®
Desenhos
livre;
®
Confecção
de objetos, animais com material reciclado;
®
Modelagem;
®
Recortes
e colagens;
®
Desenhos
e pintura com tinta;
®
Cantinho
da amizade;
®
Dobraduras;
®
Confecção
da Árvore da vida;
®
Jogos,
brincadeiras;
®
Filmes,
vídeos;
®
Produção
textual oral e escrita;
®
Integração
dos pais na escola, com atividades para dia das mães e pais;
®
Identificar
letras e palavras relacionadas ao tema;
®
Gerar
ambientes sadios na escola, com reflexos na vida familiar;
®
Avaliar
semanalmente o andamento do projeto;
®
Festas
de integração.
Recursos
®
Livros
de literatura infantil e histórias bíblicas;
®
Revistas
e jornais, materiais para recorte;
®
Aparelhos
de TV, DVD, filmes;
®
Rádio,
CDs;
®
Tintas,
pincel, massa de modelar, diferentes papéis, cola, tesoura, lápis de cor, giz
de cera, lápis preto, borracha, pincel atômico;
®
Material
sucata;
®
Laboratório
de Informática
®
Jogos
e brincadeiras;
®
Fotos;
® Quadra
e campo.
Turma:
2º ano – Prof.: Giana
Procedimentos - Ações
-Filmes;
-Visita à Feira do Livro;
-Realização de brincadeiras e dinâmicas na
sala;
-Atividades com música;
-Confecção e trabalhos temáticos com
sucatas;
-Construção de painéis temáticos;
-Ensaios teatrais temáticos;
-Recorte e colagem;
-Produção de marca páginas, cartões e
folders;
-Ornamentação do jardim;
-Ornamentação da sala;
-Participações em atividades da Escola;
-Gincanas;
-Atividades envolvendo os cinco
sentidos;
-Construção de desenhos gigantes
temáticos;
-Construção de um caderno rotativo;
-Atividades construtivas com palitos de
contagem;
-Desfile temático;
-Visita na Vila;
-Leitura de livros infantis e
espiritualidade;
- Histórias bíblicas;
-Atividades com massa de modelar.
- Pintura em tela.
Recursos
-Rádio;
- DVD, CD, datashow;
-livros;
-revistas;
-instrumentos para trabalhar na terra;
-floreiras;
-tnt;
-xerox;
-corda, bambolês, bola;
-cadernos;
-pincéis, tintas, papéis, tela.
-palitos de madeira;
-massa de modelar;
-Informática;
- Quadra e campo.
Turma:
3º ano – Prof.: Carla
Procedimentos/Ações
® Hora do conto;
® Atividades com
textos pequenos e histórias bíblicas;
® Interpretação
oral e escrita de textos e histórias;
® Trabalhos de
pesquisa em grupo;
® Construção de
painéis;
® Atividades sobre
a natureza enfatizando a água como fonte de vida;
® Atividades sobre
a vida e obra de Vicente Pallotti;
® Dinâmicas de
grupo;
® Passeios;
® Ensino
religioso: valores
® Confecção de
jogos de matemática com material de sucata;
® Atividades
artísticas como teatro, música e dança relacionadas ao tema;
® Atividades sobre
o bairro e a escola;
® Datas
comemorativas;
® Conversas em
rodinha;
® Debate;
® Construção de um
jornal da turma para divulgar os trabalhos sobre valores ;
® Leitura de obras
infantis destacando os valores;
® Filmes
relacionados ao tema;
® Recorte, colagem
e pintura em tela.
Recursos
® Livros e textos
sobre o tema;
® Data show;
® DVDs, CDs e
Rádio;
® Revistas e
jornais;
® Materiais de
sucata;
® Tesoura,cola,
tinta, pincel, tela e diversos papéis;
® Fantoches;
® Computador e
impressora;
® Jogos;
® Cordões e
balões;
® Laboratório de
Informática;
® Quadra
e campo.
4º Ano – Prof. Ana Cláudia
Metodologia (atividades):
-Conversas e
atividades relacionadas ao tema;
-Confecção de cartazes;
-Realização de
debates e discussões sobre a temática proposta;
-Montagem de
painéis;
-Elaboração de
histórias em quadrinhos;
-Textos diversos
e histórias bíblicas para leitura e interpretação e reprodução de ideias;
-Montagem de
livrinho sobre as virtudes e exposição (valores);
-Leituras orais
sobre os diferentes temas relacionados;
-Músicas
relacionadas ao tema;
-Pesquisas;
-Leitura de revistas,
jornais, quadrinhos e livros literários;
-Desenhos livres
e dirigidos;
-Atividades envolvendo
situações do cotidiano escolar e familiar;
-Realização
coletiva das normas da turma;
-Textos
coletivos;
-Entrevistas, dramatizações
e relato de acontecimentos;
-Leitura
compartilhada diária;
-Resolução de
situações-problema a partir da interpretação de histórias matemáticas;
-Ditados de
palavras e frases sobre assuntos relacionados às atividades propostas;
-Trabalhos em
grupo e individuais;
-Jogos e
brincadeiras;
-Comentários
participados;
-Passeio
relacionado aos conteúdos estudados;
-Exposição de
trabalhos com textos, desenhos e pintura em tela.
Recursos:
-Dvds;
-Laboratório de
Informática;
-Livros de
literatura infantil;
-Vídeos;
-Papéis
coloridos;
-Tintas guache e
tela;
-Cola-colorida;
-Giz de
cera,lápis de cor;
-Dicionários;
-Livros
didáticos;
- Quadra e campo.
5º
Ano- Prof. Deise
Metodologia/ atividades:
-Passeio de estudos: Museu Vicente Pallotti,
Planetário, UFSM (Jardim Botânico) e Feira do Livro;
-Conversas e atividades relacionadas ao
tema;
-Realização de debates e discussões
sobre a temática proposta;
-Montagem de painéis e cartazes;
-Atividades com textos pequenos e
histórias bíblicas;
-Interpretação oral e escrita de diferentes
tipos de textos;
-Leitura Online e interpretação- O
Pequeno Príncipe
-Trabalhos de pesquisa em grupo;
-Desenhos livre e dirigido;
-Atividades envolvendo situações do
cotidiano escolar e familiar;
-Atividades sobre a vida e obra
de Vicente Pallotti;
-Dinâmicas de grupo;
-Músicas relacionadas ao tema;
-Pesquisas;
-Leitura de revistas, jornais, quadrinhos e livros
literários;
-Textos coletivos;
-Entrevistas, dramatizações e relato de
acontecimentos;
-Leitura compartilhada diária;
-Datas comemorativas;
-Construção de um jornal da turma para divulgar os
trabalhos sobre valores;
-Leitura de obras infantis destacando os valores;
-Filmes relacionados ao tema;
-Exposição de trabalhos com textos, desenhos e
pintura em tela.
Recursos
-Livros;
-Revistas;
-Papéis coloridos;
-Tintas guache e tela;
-Cola-colorida;
-Giz de cera, lápis de cor;
-Dicionários;
-Livros didáticos.
-Livros e textos sobre o tema;
-DVDs, CDs e Rádio;
-Revistas e jornais;
-Materiais de sucata;
-Tesoura, cola, tinta, pincel, tela e diversos
papéis;
-Laboratório de Informática;
-Jogos;
-Cordões e balões.
- Quadra e campo.
Avaliação:
A avaliação terá o mesmo objetivo previsto nos demais anos, funcionando
como um termômetro, que permite determinar se cada etapa do processo ensino –
aprendizagem é eficaz, e, se não for, que mudanças devem ser tomadas para assegurar
sua eficácia (prevenção / intervenção). Os pareceres descritivos serão
elaborados pela professora e assessoria da Coordenação Pedagógica em encontros
de planejamento.
Culminância: Apresentação final de ano, envolvendo o tema trabalhado- VALORES
Nenhum comentário:
Postar um comentário