quinta-feira, 4 de abril de 2013

PROJETO ED. INFANTIL E ANOS INICIAIS, ENVOLVENDO VALORES E PALLOTTI...


Sensibilidade e Cooperação: reavivando e construindo valores a partir dos ensinamentos de Vicente Pallotti 

Introdução/justificativa

      Tendo em vista, o tema da Campanha da Fraternidade 2013 – Fraternidade e Juventude. Lema: Eis-me aqui envia-me (Is 6, 8). Que traz como objetivo geral: Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.
     Assim, a campanha da fraternidade precisa mobilizar as crianças para um encontro pessoal com Jesus Cristo que possa favorecer o conhecimento da própria identidade e o fortalecimento da vida em comunidade. Desta forma, as crianças são convidadas a despertar seu protagonismo para que, desde a infância, se percebam como agentes transformadores da sociedade, contribuindo com seus dons e talentos para a civilização do amor e do bem comum.
Segundo Vicente Pallotti, todos são convidados para a missão de levar a mensagem do amor, da alegria, da justiça, da liberdade e da esperança. E assim, cultivar uma sensibilidade capaz de perceber os desafios constantes de nossa realidade e ter coragem e o empenho necessário para solucionar os problemas que enfrentamos em nossa época.
      Analisando as necessidades locais da realidade onde a escola está inserida e atendendo também uma solicitação da comunidade escolar, mais precisamente os pais dos alunos, que se manifestaram por meio de uma pesquisa realizada pela escola onde enfatizaram a necessidade da escola trabalhar com valores como tolerância, cooperação, respeito, amor, responsabilidade, paz entre outros.        Optamos pelo tema do projeto norteador: Juventude e valorização da vida: acolhendo os ensinamentos de Vicente Pallotti. Objetivo geral: Descobrir caminhos que construam uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura, na fé, na justiça e na paz.
      Nós educadores entendemos que é papel da escola desenvolver uma educação voltada para os valores humanos, pois os mesmos devem estar presentes nas relações cotidianas da instituição. E devemos lembrar que uma das formas mais eficientes de ensinar é através dos bons exemplos, que são observados pelos alunos durante as aulas.
      Com a finalidade de oportunizarmos uma melhor convivência social na sala de aula, na família e na comunidade, ressaltamos a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento, rumo a um desenvolvimento social baseado na justiça e no respeito mútuo. Assim, o grupo de professores dos anos iniciais e educação infantil da escola Vicente Pallotti, optaram pelo tema: Sensibilidade e Cooperação: reavivando e construindo valores a partir dos ensinamentos de Vicente Pallotti.

Objetivo geral: (Re) significar valores no cotidiano escolar e familiar possibilitando transformação psicossocial.
    Objetivos Específicos
®                Resgatar e construir valores vivenciando-os no cotidiano;
®                Desenvolver a autoestima a fim de melhorar as relações intra e interpessoais;
®                Desenvolver a criatividade e a imaginação;
®                Proporcionar a socialização, valorizando e respeitando as diferenças;
®                Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico cognitivo, social, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, percepção auditiva e visual;
®                Perceber e vivenciar dons de Deus presentes na natureza, nas relações pessoais, grupais e sociais;
®                Desenvolver valores fundamentais de partilha, respeito, solidariedade, recolhimento, afeto e ajuda ao outro, seguindo os ensinamentos de Vicente Pallotti.
®                Valorizar o espaço da escola e família como ambiente para praticar a vivência das virtudes.
®                Aprimorar o ouvir, o falar e o escrever através do trabalho em equipe;
®                Revelar posturas favoráveis à aprendizagem.
®                Aplicar os conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas para o exercício da cidadania;
®                Codificar as representações de imagens e desenvolver a capacidade de leitura;
®    Expressar-se com criticidade e autonomia diante de desafios.
Estes objetivos devem ser abordados e alcançados através dos conteúdos, favorecendo um trabalho interdisciplinar. Os valores a serem trabalhados deverão perpassar as diferentes áreas do conhecimento.

Prof.: Marizane- Pré B

Procedimentos/Ações
®    Selecionar canções coerentes com a temática;
®    Conversas e atividades enfatizando a missão e carisma de São Vicente Pallotti;
®    Organizar murais;
®    Realizar dinâmicas de grupos;
®    Conversas informais, aproveitando acontecimentos do dia a dia;
®    Relatos de experiências, atitudes de ajuda ao próximo;
®    Confeccionar livro sobre valores;
®    Contação de histórias, Turminha da fé, O que cabe no meu mundo, fábulas inesquecíveis e outras histórias referente à temática;
®    Álbum ilustrando a vida de Vicente Pallotti;
®    Produção de cartões para presentear;
®    Desenhos livre;
®    Confecção de objetos, animais com material reciclado;
®      Modelagem;
®    Recortes e colagens;
®    Desenhos e pintura com tinta;
®    Cantinho da amizade;
®    Dobraduras;
®    Confecção da Árvore da vida;
®    Jogos, brincadeiras;
®    Filmes, vídeos;
®    Produção textual oral e escrita;
®    Integração dos pais na escola, com atividades para dia das mães e pais;
®    Identificar letras e palavras relacionadas ao tema;
®    Gerar ambientes sadios na escola, com reflexos na vida familiar;
®    Avaliar semanalmente o andamento do projeto;
®    Festas de integração.

Recursos
®    Livros de literatura infantil e histórias bíblicas;
®    Revistas e jornais, materiais para recorte;
®    Aparelhos de TV, DVD, filmes;
®    Rádio, CDs;
®    Tintas, pincel, massa de modelar, diferentes papéis, cola, tesoura, lápis de cor, giz de cera, lápis preto, borracha, pincel atômico;
®    Material sucata;
®    Laboratório de Informática
®    Jogos e brincadeiras;
®    Fotos;
®    Quadra e campo.

          Turma: 2º ano – Prof.: Giana
Procedimentos          - Ações
-Filmes;
-Visita à Feira do Livro;
-Realização de brincadeiras e dinâmicas na sala;
-Atividades com música;
-Confecção e trabalhos temáticos com sucatas;
-Construção de painéis temáticos;
-Ensaios teatrais temáticos;
-Recorte e colagem;
-Produção de marca páginas, cartões e folders;
-Ornamentação do jardim;
-Ornamentação da sala;
-Participações em atividades da Escola;
-Gincanas;
-Atividades envolvendo os cinco sentidos;
-Construção de desenhos gigantes temáticos;
-Construção de um caderno rotativo;
-Atividades construtivas com palitos de contagem;
-Desfile temático;
-Visita na Vila;
-Leitura de livros infantis e espiritualidade;
- Histórias bíblicas;
-Atividades com massa de modelar.
- Pintura em tela.

Recursos
-Rádio;
- DVD, CD, datashow;
-livros;
-revistas;
-instrumentos para trabalhar na terra;
-floreiras;
-tnt;
-xerox;
-corda, bambolês, bola;
-cadernos;
-pincéis, tintas, papéis, tela.
-palitos de madeira;
-massa de modelar;
-Informática;
- Quadra e campo.

Turma: 3º ano – Prof.: Carla
Procedimentos/Ações

®    Hora do conto;
®    Atividades com textos pequenos e histórias bíblicas;
®    Interpretação oral e escrita de textos e histórias;
®    Trabalhos de pesquisa em grupo;
®    Construção de painéis;
®    Atividades sobre a natureza enfatizando a água como fonte de vida;
®    Atividades sobre a vida e obra de Vicente Pallotti;
®    Dinâmicas de grupo;
®    Passeios;
®    Ensino religioso: valores
®    Confecção de jogos de matemática com material de sucata;
®    Atividades artísticas como teatro, música e dança relacionadas ao tema;
®    Atividades sobre o bairro e a escola;
®    Datas comemorativas;
®    Conversas em rodinha;
®    Debate;
®    Construção de um jornal da turma para divulgar os trabalhos sobre valores ;
®    Leitura de obras infantis destacando os valores;
®    Filmes relacionados ao tema;
®    Recorte, colagem e pintura em tela.

Recursos

®       Livros e textos sobre o tema;
®       Data show;
®       DVDs, CDs e Rádio;
®       Revistas e jornais;
®       Materiais de sucata;
®       Tesoura,cola, tinta, pincel, tela e diversos papéis;
®       Fantoches;
®       Computador e impressora;
®       Jogos;
®       Cordões e balões;
®       Laboratório de Informática;
®    Quadra e campo.

4º Ano – Prof. Ana Cláudia
          
Metodologia (atividades):
-Conversas e atividades relacionadas ao tema;
-Confecção de cartazes;
-Realização de debates e discussões sobre a temática proposta;
-Montagem de painéis;
-Elaboração de histórias em quadrinhos;
-Textos diversos e histórias bíblicas para leitura e interpretação e reprodução de ideias;
-Montagem de livrinho sobre as virtudes e exposição (valores);
-Leituras orais sobre os diferentes temas relacionados;
-Músicas relacionadas ao tema;
-Pesquisas;
-Leitura de revistas, jornais, quadrinhos e livros literários;
-Desenhos livres e dirigidos;
-Atividades envolvendo situações do cotidiano escolar e familiar;
-Realização coletiva das normas da turma;
-Textos coletivos;
-Entrevistas, dramatizações e relato de acontecimentos;
-Leitura compartilhada diária;
-Resolução de situações-problema a partir da interpretação de histórias matemáticas;
-Ditados de palavras e frases sobre assuntos relacionados às atividades propostas;
-Trabalhos em grupo e individuais;
-Jogos e brincadeiras;
-Comentários participados;
-Passeio relacionado aos conteúdos estudados;
-Exposição de trabalhos com textos, desenhos e pintura em tela.

Recursos:
-Dvds;
-Laboratório de Informática;
-Livros de literatura infantil;
-Vídeos;
-Papéis coloridos;
-Tintas guache e tela;
-Cola-colorida;
-Giz de cera,lápis de cor;
-Dicionários;
-Livros didáticos;
- Quadra e campo.

5º Ano- Prof. Deise
Metodologia/ atividades:

-Passeio de estudos: Museu Vicente Pallotti, Planetário, UFSM (Jardim Botânico) e Feira do Livro;
-Conversas e atividades relacionadas ao tema;
-Realização de debates e discussões sobre a temática proposta;
-Montagem de painéis e cartazes;
-Atividades com textos pequenos e histórias bíblicas;
-Interpretação oral e escrita de diferentes tipos de textos;
-Leitura Online e interpretação- O Pequeno Príncipe
-Trabalhos de pesquisa em grupo;

-Desenhos livre e dirigido;
-Atividades envolvendo situações do cotidiano escolar e familiar;
              -Atividades sobre a vida e obra de Vicente Pallotti;
               -Dinâmicas de grupo;
-Músicas relacionadas ao tema;
-Pesquisas;
-Leitura de revistas, jornais, quadrinhos e livros literários;
-Textos coletivos;
-Entrevistas, dramatizações e relato de acontecimentos;
-Leitura compartilhada diária;
-Datas comemorativas;
-Construção de um jornal da turma para divulgar os trabalhos sobre valores;
-Leitura de obras infantis destacando os valores;
-Filmes relacionados ao tema;
-Exposição de trabalhos com textos, desenhos e pintura em tela.

Recursos
-Livros;
-Revistas;
-Papéis coloridos;
-Tintas guache e tela;
-Cola-colorida;
-Giz de cera, lápis de cor;
-Dicionários;
-Livros didáticos.
-Livros e textos sobre o tema;
-DVDs, CDs e Rádio;
-Revistas e jornais;
-Materiais de sucata;
-Tesoura, cola, tinta, pincel, tela e diversos papéis;
-Laboratório de Informática;
-Jogos;
-Cordões e balões.
- Quadra e campo.

Avaliação:
      A avaliação terá o mesmo objetivo previsto nos demais anos, funcionando como um termômetro, que permite determinar se cada etapa do processo ensino – aprendizagem é eficaz, e, se não for, que mudanças devem ser tomadas para assegurar sua eficácia (prevenção / intervenção). Os pareceres  descritivos serão elaborados pela professora e assessoria da Coordenação Pedagógica em encontros de planejamento.

Culminância: Apresentação final de ano, envolvendo o tema trabalhado- VALORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário