domingo, 8 de julho de 2012

FESTA JUNINA: ViP/ 2012

             Junho é o mês das alegres e coloridas Festas Juninas. Neste período, praticamente em todo o Brasil, são construídos os chamados arraiais. As Festas Juninas têm por objetivo principal homenagear três santos: Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29.
Turma do 3º Ano- A origem das Festas Juninas e os  Santos do mês de junho
                Os lugares onde as festas acontecem são variados. Escolas, ruas, praças e clubes são decorados com bandeirinhas. Barraquinhas são montadas e fogueiras de todos os tamanhos ardem para alegrar o ambiente e espantar o frio dessa época. Diferentes quitutes são oferecidos, usualmente comidas típicas, como canjica, pé-de-moleque, pipoca, amendoim torrado e batata-doce. A bebida mais servida é o quentão. O ponto culminante nas Festas Juninas é a dança da quadrilha, oportunidade em que várias danças enchem de graça e alegria o ambiente.
              As festas juninas que se realizam no Brasil estão claramente associadas ao período em que predominou a produção agrícola no país. E a razão disso está na própria origem européia dessas festas que celebravam as boas colheitas. Assim, entre nós, por serem realizadas inicialmente nos sítios e nas fazendas, reunindo a população rural, elas passaram a ser conhecidas também como festas caipiras. Com a industrialização do país, grande parte da população brasileira se deslocou para as cidades e como habitantes de grandes centros urbanos não têm oportunidades de frequentar autênticas festas juninas, então costumam ir as Festas Juninas nas igrejas, escolas e bairro, como forma de preservar e valorizar esta tradição da cultura brasileira, estreitando os laços de amizade e respeito.
               Para iniciar nossa manhã festiva, oferecemos um delicioso café da manhã para todos.
Paródia criada pela turma do 4º Ano, alertando o perigo de soltar balões
                A Escola Vicente Pallotti utilizou um recurso muito simples para a festa: fixou painéis por toda a escola, confeccionados pelos próprios alunos, traziam curiosidades e atraiam a atenção para o evento.
Painel da turma do 5º Ano- A importância de festejar praticando as virtudes.


            Também foi organizada a "Patrulha da Limpeza", com os alunos do 6º ano, como uma das nossas atividades do Projeto "SAÚDE", orientados pela professora de Ciências, Graziele Baldoni. As crianças organizaram-se em equipes que se revezavam de hora em hora para recolher o lixo e conscientizar os colegas e visitantes sobre a saúde do ambiente. Parabéns aos alunos e professora pela iniciativa positiva!

                As mães dos alunos do 9º Ano, colaboraram trazendo doces e salgados. Os professores e outras parcerias da escola fizeram muitas doações. O objetivo foi arrecadar verba para viagem de estudos do 9º ano ao Museu da PUC e outros locais da nossa capital. Professores e funcionários empenharam-se junto com a comunidade nesta causa. 
Pescaria
               Após, foi oferecido um risoto para a equipe de mães, professores e funcionários com a participação do nosso Diretor Administrativo, Pe. Clésio Facco e profissionais do Centro de Convivência Pallotti. Obrigado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário