terça-feira, 31 de julho de 2012

CONTA CORRENTE: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E HISTÓRIAS MATEMÁTICAS/5º ANO...

1)      Texto para leitura e reflexão:

                         CONTA CORRENTE

             Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã acorde com um saldo de R$ 86.400,00.
            Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faz? Você gastaria cada centavo, é claro!
            Todos nós somos clientes deste banco que estamos falando.
            Chama-se “TEMPO”! Todas as manhã, credita-se para cada um 86.400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado como perda.
            Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reinicializada, e todas as noites as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista, então, no que for melhor: na sua saúde, felicidade, sucesso!
            O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.
            Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial, especial o suficiente para gastar o seu tempo junto com você.
                                                                                                                     Autor Desconhecido

2) Pense e escreva...
a) Como você administra seu dia?
b) Quais as suas prioridades?
c) Descreva como é seu dia:
d) Indique algumas atitudes que você gostaria de mudar, na sua rotina, para reaproveitar melhor o seu tempo:
e) Você tem alguma ideia para o mundo se tornar melhor? Qual?

3) Numere os parágrafos do texto.
4) Retire do texto:
a) uma frase interrogativa:
b) uma frase exclamativa:
d) dois substantivos comuns:
e) um artigo definido, masculino e singular:
f) um pronome pessoal do caso reto:
g) dois verbos no infinitivo:
h) um verbo no presente:
i) uma palavra oxítona:

5) Copie o 1ª parágrafo, no caderno de caligrafia, escrevendo a quantia em REAIS por extenso:

6) Resolva:
a) Pedro foi ao banco pagar uma conta no valor de R$ 84,00. Entregou para o caixa uma nota de R$50,00, uma de R$20,00 e mais duas de R$10,00. Quanto Pedro recebeu de troco?
Cálculos:                                                                               R:_______________________________

b) Ana tem em sua conta bancária R$285,00. Foram depositados mais R$215,00. Qual o saldo da conta de Ana?
Cálculo:                     P.R:                                                       R:_______________________________

c) Carlos sacou de sua conta bancária o valor de R$456,00 para repartir igualmente entre seus 4 filhos para comprarem os uniformes da escola. Quanto cada filho recebeu?
Cálculo:                     P.R:                                                       R:________________________________

7) Complete:
a) Um dia =____horas
b) Uma hora=____min.
c) Um minuto =____seg.

      
         OBS: Muitas outras atividades podem ser trabalhadas. Ex: relógios com os horários das atividades do dia-a-dia, tanto na escola como em casa.         
        O tempo é algo que não se pode controlar, o tempo não para, portanto, evite perder o tempo com afazeres desnecessários, isso poderá atrapalhar ainda mais tudo e te deixar mais estressado ainda por sua organização não ter dado certo. Separe suas tarefas por prioridades, pois existem coisas que não podem ser adiadas, então dê uma prioridade alta para essas tarefas. Se possível faça isso antes de distribuir as tarefas de cada dia, separe cada tarefa que fará na semana pela sua prioridade, isso facilitará muito sua organização. 
       Feito isso você verá como seu tempo irá render e não esqueça de separar aquele tempinho para a família e para o seu lazer, ninguém é feliz vivendo somente para trabalhar. Iato vai lhe ajudar a administrar melhor o seu tempoe ter melhor qualidade de vida.
           
8) Marque no relógio:
17h do dia 27 de julho de 2012: Abertura das Olimpíadas 

*** Os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012 (Jogos da XXX Olimpíada) realizados em Londres, Inglaterra, Reino Unido, entre 27 de julho a 12 de agosto de 2012.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário