terça-feira, 31 de julho de 2012

CURIOSIDADES SOBRE AS OLIMPÍADAS/ 2.012- LONDRES...

 2012 OLIMPÍADAS - LONDRES
O mais forte símbolo olímpico. Os cinco aros interligados, nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho representam a união entre os cinco continentes, e pelo menos uma de suas seis cores (aqui vale também o branco, cor de fundo da bandeira), está presente na bandeira de cada um dos países participantes.
            Este ano teremos uma grande festa do esporte que reunirá atletas do mundo todo em Londres, Inglaterra: são as Olimpíadas 2012! Já imaginaram os preparativos e a responsabilidade desses atletas para representar seus respectivos países?
            Deve ser realmente muito emocionante para quem se prepara por muitos anos e conquista uma vaga neste evento!
            Não foram poucos os atletas que já vivenciaram essa emoção, pois a origem dos jogos olímpicos está na Grécia Antiga. Vale a pena conhecer essa história...

                                        A origem e a história
            Os jogos olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.C., e o principal motivo desse evento era homenagear Zeus, que era o deus mais importante para os gregos. Assim, era uma festividade com uma mistura de religião e esporte, mas muito importante para aquela civilização.           Acontecia na cidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de Festival Olímpico, desde o início aconteciam a cada quatro anos, com poucas modalidades de esportes para competição: boxe, corrida, salto em comprimento, remo, corrida de mensageiros e trombeteiros e luta livre.
            Em 392 d.C. tem início um longo período de interrupção dos jogos olímpicos, isso porque Teodósio I, imperador romano, converteu-se ao cristianismo, proibindo a realização de qualquer festividade pagã, incluindo os Jogos Olímpicos. Passaram-se dezesseis séculos sem este evento, até que, em 1894, com o objetivo de retomar o espírito esportivo da era grega e enaltecer os esportes, cria-se o COI - Comitê Olímpico Internacional, liderado por Pierre de Fredy – o Barão de Coubertin, com o apoio de representantes de 15 países, decidem por reiniciar as Olimpíadas, agora da era Moderna. A cidade escolhida para este recomeço não podia ser outra senão Atenas que nessa primeira edição contou com a participação de 285 atletas de 13 países.

                                       União e paz entre os povos
            Desde sua origem as olimpíadas marcam a união entre os povos, pois na Grécia Antiga as guerras paravam no período de realização dos jogos e era considerado um pecado muito grave alguém penetrar armado na Elida, região onde ocorriam os jogos.
          Também, desde a retomada das olimpíadas da Era Moderna, há o predomínio da união entre as nações, servindo como exemplo de cooperação e união, que começa pelos atletas, mas repercute em cada país.
                                       Próxima parada: LONDRES
            A cidade que vai sediar as olimpíadas de 2012 será Londres, na Inglaterra. Esta cidade já sediou jogos olímpicos por duas vezes, em 1908 e 1948.
Para este ano a programação já está fechada, incluindo datas, horários e instalações em que serão disputadas as mais de 600 competições esportivas. Segundo informações do comitê olímpico, os jogos vão começar com o futebol feminino em 25 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura. Já a abertura oficial será às 19h30 (horário de Londres), no dia 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico, construído na capital britânica. O dia 4 de agosto é considerado o "supersábado" dos jogos por reunir o maior número de competições.
            As modalidades de esportes:(para conhecer melhor cada esporte, clique em cima do nome)
            As mascotes escolhidas para essa olimpíada são Wenlock, a mascote das Olimpíadas, tem origem na cidade de Much Wenlock, porque foi lá que o Barão de Coubertin assistiu a jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna. Já Mandeville, mascote das Paraolimpíadas, é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico. Elas tem poucas características humanas, e a história contada por seu criador, Michael Morpurgo, é muito parecida com a história de Pinóquio, pois os dois personagens foram criados a partir de pedaços de metal que sobraram da construção do estádio olímpico e ganharam vida, de forma mágica, depois de serem esculpidos por um avô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário