Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido, que é o encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção. O que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma atitude lúdica do educador e dos educandos, pois assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva.
O momento lúdico não pode ser visto apenas como diversão, como se fosse um momento de “não-aprendizagem”, de entretenimento, que não fizesse parte da necessidade do ser humano, principalmente na educação de crianças, mas, sim perceber que o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, seja no âmbito pessoal, social e cultural, facilitando os processos de socialização, comunicação, expressão e também de construção do conhecimento.
Diante disso, ressaltamos a importância da arte como facilitadora do lúdico na sala de aula, por meio, neste caso, da massinha de modelar(6º Ano), visando perceber a possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade, em propostas que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade, proporcionando assim, vivências lúdicas, experiências artísticas que se utilizam da ação da linguagem e da escrita, tendo no manuseio da massinha de modelar sua fonte dinamizadora.
Pontos Turísticos de Santa Maria: 6ºAno Praça Saldanha Marinho e Viação Férrea |
De acordo com Vygotsky, é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Segundo o autor a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras.
Fazer a arte brincando, faz com que o lúdico se torne essencial na aprendizagem dos educandos.
Este trabalho, com massinha de modelar, permitiu que representassem os conhecimentos sobre os principais pontos turísticos de Santa Maria, tendo em vista que trabalharam na disciplina de Artes e Filosofia este assunto, das mais diversas formas, como: projeto e pesquisa, Power point, desenhos e textos produzidos pelos alunos. Cada ano fez um trabalho diferente.
Planetário |
Projeto de Artes e Filosofia: 9º Ano
A beleza e o belo na história de nossas vidas
Profª Mara Beatriz Nascimento e Profº Marcelo José Soares
Profª Mara Beatriz Nascimento e Profº Marcelo José Soares
Objetivos: Perceber a Arte como forma de expressão de valores.
Despertar o pensar crítico, a sensibilidade e a postura cidadã no contexto social que vivemos.
Ampliar o olhar filosófico, postura cidadã e transformadora, buscando novos valores e atitudes de preservação destes patrimônios.
Visitar museus e espaços importantes da nossa cidade, para promover a interligação de conteúdos destas disciplinas com a realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário