quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SEMANA DA PÁTRIA 2015- ED. INFANTIL E ANOS INICIAIS

4º Ano/Professora:Carla Passos
Tema: Cidadania
           A escola é o lugar para aprender, pois nela vivemos grande parte de nossas vidas. Partindo do tema norteador de nossa Escola, podemos destacar a importância de formar nossos alunos cidadãos do bem.
         Assim, neste dia, daremos inicio as comemorações da semana da Pátria.
         Partindo do lema “Pequenos construindo valores, praticando o respeito ao outro...” Apresentação: O que é cidadania?

3º Ano/ Professora: Marizane Moraes
Tema: Ética e Paz
         "As guerras nascem no espírito dos homens e é nele primeiramente que devem ser erguidas as defesas da Paz”. (FREDERICO MAYOR)

A ética e a paz andam de braços dados...

         Ao se falar em paz deve-se, primeiramente, fazer uma reflexão a respeito dessa palavra tão bonita chamada "PAZ". O que é paz ? Paz não é a ausência de guerra! Todo o mundo fala em paz e a gente só vê no dia-a-dia um distanciamento muito grande da atitude de paz entre as pessoas. Será que estamos realmente preocupados com a cultura da paz ou é só modismo? Por  favor procure esta resposta hoje com toda a grandeza que é o teu ser. 
         Sabemos que a paz do mundo começa dentro da gente... Se a gente tem paz interior, a gente se torna mais feliz, mais amoroso, mais concentrado, com pensamentos saudáveis, e agimos com maior respeito ao nosso próximo.     Assim, logo se vê que só se tem vantagem com esse tipo de comportamento. 
         Não vamos pagar um preço alto pela ausência da paz e ética no seio do nosso povo brasileiro. Vamos refletir sobre isto com a apresentação da música:

EU QUERO PAZ

Por que viver com tanta violência?
Por que temer, o tempo todo, o mal?
Se Deus plantou o amor e a inocência
Se ele fez o mundo inteiro, igual

Nossa vida é tão importante
É preciso saber dar valor
Saber respeitar o semelhante
E plantar na terra todo amor

Basta, eu quero paz.
Chega, violência nunca mais!

3º Ano
1º ano/ Professora: Giana Weber de Oliveira
Tema: O lúdico construindo valores
         Nossos alunos exercem a cidadania não apenas quando desenvolvem seus direitos e deveres, mas também, quando participam efetivamente na luta diária da conscientização do próximo no exercício da cidadania.
         Este exercício é realizado com a finalidade de que no futuro, haja um mundo melhor e mais justo, onde não haja distinção entre as pessoas. Que as preocupações sejam estendidas a todas as idades em favor do meio ambiente, além de que haja um esclarecimento maior sobre as situações que possibilitam nossos alunos a uma visão distorcida da realidade.
         O brincar é da natureza da criança, o material lúdico facilita a compreensão das crianças acerca dos assuntos vivenciados no seu dia-dia escolar e também para o exercício da cidadania, para a qualidade de vida e o sentimento de identidade.
         Uma educação cidadã é efetivada quando é contextualizada para a formação humana, a qual deve ser moldada nos caminhos da organização de valores morais, éticos, civis e políticos.
         É necessário incentivar a criança a prática da cidadania com a intenção de proporcionar a elas um ambiente escolar rico em aprendizagens.
         Música: Herdeiros do Futuro


1º Ano
2º Ano/ Professora : Cléia
Tema: Família e Dignidade
         Apesar de todas as notícias que vemos e ouvimos todos os dias, sabemos que podemos fazer muitas coisas para mudar o jeito de SER do Brasil. Depende de nós, de cada um, fazer a sua parte, fazermos por nós, fazermos por nossos filhos e pelo nosso futuro.
          Temos nossa força na família, dentro de nossos lares, é ali que iniciamos nossa formação, nosso caráter. É na família que descobrimos o jeito de ser, de pensar e de agir.
          A história que o 2º ano contou foi a história que aconteceu em milhões de casas, em milhões de famílias por esse mundo, mas que infelizmente não aparecem na mídia, não dá ibope na tv, nem vira manchete nos jornais.Essa história poderia ser a sua, a minha, a história de todos nós.
           A família que se reúne em volta da mesa para as refeições e vive seus momentos de alegria, descontração e de bons exemplos passados de pai para filhos.Exemplos que os filhos nunca esquecerão e que em algum momento da vida irão lembrar e com certeza praticar o que lhes foi ensinado.
          Nosso país tem jeito sim. Nós podemos mudar a história, só depende de nós.o Brasil só muda se a mudança começar dentro de nós!
         TEATRO: A família que queremos para o nosso Brasil

3º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário