sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PROJETO SOBRE A CULTURA AFRO E INDÍGENA/ 4ºANO

Tema III Trimestre: Cultura e Identidade: respeito às diferenças 
Lema: Uma vez palotino, sempre palotino!

Projeto- A cultura afro e indígena: respeito às diferenças

I-                   INTRODUÇÃO:

             Algumas atitudes dentro do contexto escolar vem influenciando negativamente no aprendizado e na construção da autoestima dos alunos. O racismo por exemplo é uma delas. A partir desta temática o presente projeto aborda a necessidade de desenvolver atividades em sala de aula que proporcione aos alunos momentos de reflexão a respeito de suas atitudes. Sabemos que é dever da escola apresentar estratégias educacionais para formar cidadãos capazes de respeitar as diversas etnias.
             Nós educadores entendemos que é papel da escola desenvolver uma educação voltada para valores humanos, pois os mesmos devem estar presentes nas relações cotidianas da instituição. Segundo BRAGA e SILVEIRA, este estudo tem a finalidade de oportunizarmos uma melhor convivência social na escola, na família e na comunidade, ressaltamos a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento, rumo a um desenvolvimento social, baseado na justiça e no respeito mútuo.

II-OBJETIVO GERAL: 
            Formar cidadãos conscientes, sensibilizando-os, através da valorização e respeito à diversidade racial e cultural.
           
III-OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
·         Valorizar a vida e a dignidade humana;
·         Compreender a diversidade, valorizando e respeitando as diferentes etnias;
·         Resgatar e construir valores vivenciando-os no cotidiano;
·         Despertar a espiritualidade e o carisma Palotino;
·     Perceber e vivenciar dons de Deus presentes na natureza, nas relações pessoais, grupais e sociais;
·        Desenvolver competências relacionadas à compreensão oral, escrita e raciocínio lógico matemático;
·         Conhecer e utilizar diferentes formas de expressão, através da oralidade;
·         Reconhecer e valorizar a diversas culturas;
·         Desenvolver aspectos necessários à saúde e bem-estar;

              Estes objetivos devem ser abordados dentro dos conteúdos favorecendo um trabalho interdisciplinar. Os valores a serem trabalhados deverão perpassar as diferentes áreas do conhecimento.

IV-METODOLOGIA:

            A cultura afro e indígena será articulada com a prática social e aos conteúdos específicos das disciplinas, através deste projeto interdisciplinar, numa interação de linguagem corporal, escrita, audiovisual e oral, integrando várias práticas discursivas, mobilizando diversos meios para aprendizagem significativa.

Língua Portuguesa: Estudo da vida e obras a partir da leitura sobre a cultura do povo africano e indígena. Produção textual, leitura e interpretação de contos africanos e lendas indígenas, ortografia, gramática, verbos (infinitivo e conjugações), pronomes e preposição.
Hora do Conto:
Livros- As panquecas de Mama Panya-
O Colecionador de Pedras- Prista Agustoni
História e Geografia: Situação do índio e do negro antigamente, a participação e contribuições do povo africano e dos índios na cultura, no social e na economia do Brasil. Ingresso da cultura afro- brasileira e a importância dos índios no país.
Artes: Influência da cultura afro no Brasil nos ritmos musicais; a construção da culinária ao longo do tempo(receita-panquecas); releitura de obras africanas; arte indígena.
HORA DO CONTO AFRICANO: AS PANQUECAS DE MAMA PANYA

Matemática: Construção de gráficos e tabelas. Histórias matemáticas, jogos da cultura afro e indígena. Geometria, fração, sistema monetário e expressões numéricas.
Educação Física: A dança é uma forma de manifestação cultural de uma sociedade e se desenvolve a partir de movimentos e ritmos diversos. Assim, nas aulas de Educação Física, destaca-se a capoeira e o axé favorecendo a prática, vivenciando, valorizando e apreciando a identidade afro-brasileira, africana e a indígena (músicas). Brincadeiras africanas e indígenas.

Ciências: Analisando as condições sócio ambientais do povo indígena, a relação entre os seres vivos e os ecossistemas, melanina(pesquisa- pigmento que dá cor escura a pele), alimentação saudável e sustentabilidade.
Ens. Religioso: Estudo das relações sociais, respeito ao outro, valorizar a vida e praticar valores Palotinos.
V- CULMINÂNCIA:
            Divulgar as produções, através do III Ensaio Cientifico, contendo os trabalhos realizados pelos alunos. 
VI-AVALIAÇÃO:
             A avaliação será qualitativa no decorrer do desenvolvimento do projeto, observando a participação, desempenho e desenvolvimento de cada aluno, bem como a o empenho do grupo. O interesse dos alunos e famílias em conhecer diferentes etnias que fazem parte da história do nosso país.

VII- CONSIDERAÇÕES FINAIS:
            Os trabalhos serão apresentados sob forma de pesquisas, cartazes, painéis, mapas, leituras diversas, encenações. A comunidade escolar será convidada a atuar na apresentação dos trabalhos em alguns momentos. Com este projeto, pretende-se a integração dos alunos para ter maior sensibilidade em relação aos problemas discriminatórios enfrentados pelos negros e indígenas; a visualização, por parte da comunidade escolar, de que nossos alunos são capazes de construir os seus conhecimentos através de temas importantes como este abordado neste projeto. 
VIII- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo, Paz e Terra, 1995.

BRAGA, Maria Lucia; SILVEIRA, Maria Helena. 2007. O programa diversidade na universidade e a construção de uma política educacional anti-racista. Brasília : SECAD/UNESCO.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.

MACHADO, Maria Ana. Menina bonita do laço de fita. 7º edição; São Paulo: Ática, 2001.

ANEXOS:
FILMES:
. Mãos Talentosas
A história comovente de superação de um menino pobre, negro e discriminado que pela fé e perseverança, se torna um neurocirurgião renomado e respeitado.

. Ganga Zumba
Direção: Carlos Diegues. Nacionalidade: BRA – 1963. Duração: 100 min.
A vida do escravo que fugiu de um engenho nordestino no século XVII e ajudou a fundar o Quilombo dos Palmares, tornando-se o seu primeiro grande líder. 
A Lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino da história africana, afro-brasileira e indígena. Esta lei é sem dúvida um grande avanço e de enorme importância. A história da África deve ser ensinada com a mesma frequência e aprofundamento que é dado ao ensino da história européia, pois ambas são de igual importância para se compreender não só a história do Brasil, mas a história geral.

Profª Carla Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário