quarta-feira, 28 de outubro de 2015

BRINCADEIRAS AFRICANAS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: ED. INFANTIL E ANOS INICIAIS

BRINCADEIRAS AFRICANAS
1. LABIRINTO- Desenho de labirinto no chão com giz. Tirar par ou ímpar. Cada vez que ganhar avança até parte reta do labirinto. Ganha quem chegar primeiro.

2. PULAR ELÁSTICO

3. JOGO DA MANCALA
            É um milenar jogo africano que pode ser encontrado em diferentes países do continente. Seu nome, bem como suas regras, podem variar de um local para o outro, mas a dinâmica é sempre a mesma. Inspirado nas tarefas agrícolas de semeadura e colheita o jogo da Mancala se revela como um jogo estratégico e inteligente. Para confeccionar seu tabuleiro com materiais simples basta utilizar um caixa de ovos e recortar duas fileiras com 6 cavas cada. As regras básicas são as seguintes: cada jogador iniciará a partida com 24 feijões distribuídos igualmente pelas suas 6 cavas. Para decidir quem iniciará a partida os jogadores deverão tirar par ou ímpar. O jogador que iniciar deverá tirar os 4 feijões(ou outro material) de sua cava e distribuir (semear) nas suas cavas. No entanto, é preciso que pelo menos um de seus feijões seja semeado em uma cava do adversário. O jogo termina quando um jogador não tiver feijões suficientes para semear até a cava do adversário. Nesse momento, contam-se os feijões que cada um colheu e aquele que tiver colhido o maior número de feijões ganhou o jogo.

Original
Adaptado

BRINCADEIRAS INDÍGENAS
1. A CORRIDA DO SACI
            Trace uma linha na terra ou na areia para definir o local de largada e outra, a uns 100 metros de distância, para definir a meta a ser atingida. O participante deverá correr em um só pé, sem poder trocar durante a corrida. Quem conseguir ultrapassar a linha da meta ou chegar mais longe é o vencedor.

2. SOL E LUA - PASSARÁ DE BOMBARÉ.
            Crianças dispostas em coluna por um, segurando na cintura do que está à frente. Duas outras crianças, representando o SOL E A LUA, fazem uma "ponte", mantendo as mãos dadas acima. Cantando, as crianças passam sob a ponte várias vezes. Numa das vezes o Sol e a Lua prendem o último ou os dois últimos. Perguntam-lhe para que lado querem ir. A criança escolhe e vai colocar-se atrás do Sol ou da Lua. E assim continuam até terminar. Quando todas as crianças passam, têm-se dois partidos.     

3. PIÃO DE LIMÃO- ganha quem o pião ficar rodando mais tempo.

4. COQUITA
            Já assistiu ao Chaves? Lembra que ele passava horas tentando acertar uma latinha dentro de um galho? Esse brinquedo é conhecido, hoje, como bilboquê, mas os índios o chamam de coquita - e, claro, usam elementos da natureza para confeccioná-lo.
            O nome do jogo surgiu porque eles utilizam a coquita, uma semente que parece um sino, para criar o brinquedo. Na ponta mais fina da semente, amarra-se um barbante com um pequeno cabo de madeira. A brincadeira consiste em jogar a coquita pra cima e tentar equilibrar sua parte mais grossa no pau. Na falta de uma semente desse tipo, você pode usar o gargalo de uma garrafa PET velha para brincar. Que tal? 

5. KADJÓT- CAMA DE GATO

Colaboração: CP

Nenhum comentário:

Postar um comentário