segunda-feira, 17 de junho de 2013

TEXTO SOBRE A ÁGUA E ATIVIDADES/ 6º ANO...

ÁGUA: UM RECURSO PRECIOSO

A água, uma das substâncias mais comuns em nosso planeta é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, partículas muito pequenas, invisíveis a olho nu que reunidas formam essa molécula importantíssima para a vida. Graças a essa enorme importância na manutenção dos ciclos naturais e na manutenção da vida na Terra, que água merece uma atenção especial, afinal a Terra é vista do espaço como um planeta azul por ser praticamente 70% coberta por superfícies aquosas.
Apesar da abundância dos recursos hídricos na Terra, sua distribuição é bastante desigual pelos continentes. O problema do acesso à água potável acontece, especialmente, nos países mais pobres. Por causa da poluição e da exploração excessiva, a água potável é atualmente considerada um recurso natural finito. É necessária uma atitude responsável no que se refere à preservação da água.
Além disso, grande parte da água existente no nosso planeta não se apresenta apenas no estado líquido (rios, lagos, represas) mais também nas nuvens, rochas, solo, massas de gelo, topo das montanhas, em seres vivos dificultando o acesso a este bem preciso para a vida. 
Infelizmente hoje, a escassez de água potável afeta uma em cada seis pessoas no mundo, e as doenças relacionadas à água de má qualidade são atualmente a principal causa de mortes. Em muitos países, a crise da água é a principal razão para a pobreza da população. Estima-se que 25% dos habitantes de nações em desenvolvimento compram água por preços muito altos, em alguns casos ao custo é tão alto que compromete os orçamentos domésticos.

1)  O planeta Terra também é conhecido por Planeta Azul pela abundância de água.
Em quais locais do planeta podemos encontrar água doce?  Porque tanta gente sofre com a falta desse recurso?  

2) Quais problemas a falta de água pode acarretar para a humanidade ? Por quê ?

3) Com relação a água  assinale a alternativa correta. Apenas uma é correta.
a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características de localização e geológicas.
d) No Brasil chove muito pouco, esse tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.
                                   
4) Além do mau uso, a demanda por esse recurso tem sido cada vez maior, devido ao crescimento populacional e ao aumento das  atividades econômicas. Sua escassez em algumas regiões do mundo já é uma realidade, muitos povos sofrem com a sua diminuição e futuramente terão sua sobrevivência ameaçada. A afirmação revela a preocupação com a escassez:
a) do petróleo.
b) da vegetação.
c) da água.
d) de alimentos.

5) Em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e “barata” para prevenir a escassez, de água seria:
a) desenvolver processos de reutilização e economia da água.
b) retirar a água subterrânea (interior do solo).
c) transformar água salgada dos oceanos em doce.

d) comprar água doce de outros estados e países.

6) Analise a ilustração e os conhecimentos sobre a questão da água no planeta e responda:
a) Do que trata a imagem?
b) Que mensagem ela quer nos dizer?

c) O que podemos fazer para evitar a situação ilustrada?
Profª Graziela kaus- Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário