terça-feira, 18 de junho de 2013

GEOGRAFIA/ 8º E 9º ANOS: FESTA JUNINA EM OUTROS PAÍSES...

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem às quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras. Embora seja comemorada nos 4 cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão.

Festas juninas em outros países

Em Portugal
Assim como em todos os outros países, em Portugal a festa junina é comemorada no dia 24 de junho, dia de São João. Em muitas cidades portuguesas é decretado feriado oficial destinado às comemorações desta data. São festas muito semelhantes às realizadas no nordeste brasileiro, onde há o costume de passar a madrugada comemorando e realizando as brincadeiras juninas. Aproveitando a animação de ter a cidade inteira reunida, a decoração, os comes e bebes, em Lisboa é muito comum a realização de casamentos múltiplos no dia de Santo Antônio. Geralmente 200 a 300 casais “econômicos” costumam se aproveitar da data todos os anos e afirmar os votos com a benção do santo.

Na França
La ´Fête de la Saint-Jean´ (Festa de São João), assim como no Brasil, é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erguida pelos habitantes em honra a São João Batista.

 As ulas, os piratas e os lobos do mar
são os personagens
das Festas Juninas na Polônia
Na Polônia
Lá, a festa é comemorada no dia 23 de junho, sendo chamada de ´Noc Swietojanska´ - Noite de São João.
Ela dura todo o dia. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto, não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas.
Fogueiras são acesas para marcar a celebração.

Na Rússia

A festa de ´Ivan Kupala´ - João Batista - é conhecida como a mais importante de todas as festas russas de origem pagã, e vai desde 23 de junho até 6 de julho.
Muitos dos rituais das festas juninas russas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e autopurificação.
As moças, por exemplo, colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte. É bastante comum também pular as chamas das fogueiras.

Na Suécia
            Talvez uma das maiores festas juninas do mundo, as festas juninas suecas são mais importante do que o Natal neste país. Isto também ocorre porque esta festa é realizada na transição do inverno para o verão, entre os dias 20 e 26 de junho. Os ucranianos cultivam o costume de dançar em volta do famoso mastro de maio, que é representado no Brasil pelo mastro de São João. Diferentemente de todos os outros países, na Suécia esta data é tão importante que é um feriado nacional, de festas, danças, cânticos e muitos comes e bebes.

Na Ucrânia
Conhecida como festa de “Ivana Kupala” ou João Batista, na Ucrânia a festa junina vai de 23 de junho até 6 de julho, pois neste país a maioria é de católicos ortodoxos. Alguns rituais pagãos estão presentes, como a celebração aos elementos da natureza, as mulheres que usam flores na cabeça para ter sorte, pular a fogueira, entre outros rituais.

            As celebrações da Festa Junina são importantes em vários  europeus, como: parte do Reino Unido, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Suécia, Noruega e também em outros países americanos, como: Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Brasil. Além da Austrália, localizado no continente da Oceania.

1) Atividades envolvendo mapas destes países.
* Pesquisa na internet: clima, vegetação, relevo, população, moeda, pontos turísticos, atividades econômicas, bandeira, etc.
* Montagem de painel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário