PARA APRENDER MAIS E
REVISAR!
COMO A
ZEBRA FICOU LISTRADA
Há muito tempo atrás, mas há muito tempo mesmo, tanto que nem poeira ou
lembrança existem mais, a terra era bem jovem e tudo estava por ser feito.
Naqueles tempos, muitos animais tinham aparência bem diferente da que
conhecemos hoje em dia. A zebra, por exemplo, era branca como a neve que
cobre o topo das montanhas e o babuíno tinha pelos que lhe cobriam o corpo
inteiro, da cabeça até o rabo. A brilhante zebra branca era por demais vaidosa
e costumava passar horas e mais horas admirando o belo reflexo no espelho
d’água de rios e lagos.
- Como sou bonita! – costumava dizer, toda cheia de si, sacudindo
orgulhosamente a cabeça e balançando o rabo.
Um dia, ao avistar um babuíno muito feio na outra margem do rio, pôs-se a
dizer:
- Olhe como sou bonita, macaco feio! Zombava cruelmente do pobre babuíno, a voz
e a maldade ecoando em todas as direções e indo muito além das montanhas
ecoando em todas as direções e indo muito além das montanhas.
- Zebra imbecil! – reagiu o babuíno, raivoso, erguendo a cabeça e cravejando os
olhos flamejantes.
- Você pode ser mais bonita e certamente o é, mas eu sou bem mais forte!
Dito isso, a desafiou para um duelo. Na noite seguinte, sob a luz de uma grande
fogueira, toda a tribo Zulu veio assistir à briga da zebra com o babuíno.
Este, muito esperto, cercara antecipadamente a fogueira com pedras. Usando de
toda a sua habilidade, já que a beleza não põe mesa e inteligência é joia rara,
ferramenta para as grandes construções da vida, rapidamente conseguiu
encurralar a zebra cada vez mais perto do fogo.
Quando já se encontravam bem próximos, a zebra descuidou-se, tropeçou nas
pedras e caiu de costas sobre as toras incandescentes da fogueira.
Da dor à surpresa não se passou muito tempo e logo a zebra corria de um lado
para o outro, gritando, saltando e escoiceando feito louca, o fogo e a fumaça
desprendendo-se do rabo, a pele branquinha marcada por grandes listras negras
feitas pela madeira queimada.
A pobre zebra relinchava e a dor era tamanha que lá pelas tantas, entre coices
e relinchos mais e mais furiosos e incontroláveis, acabou acertando o babuíno
no traseiro.
É por isso, que a zebra tem listras negras e o babuíno possui o traseiro rosado
e sem pelo até os dias de hoje. Adaptado
por Júlio Emílio Braz
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
a) O texto diz que “há muito tempo atrás, mas há
muito tempo mesmo”, a zebra era diferente de como ela é hoje. Descreva-a:
b) Nesse tempo, qual era a principal característica
da zebra?
c) O macaco tinha muito orgulho de uma
característica sua. Qual?
d) Quem fez o desafio para o duelo e por quê?
e) Por que o babuíno cercou a fogueira com
pedras?
f) Por que a pele da zebra, que era branquinha,
ficou marcada por grandes listras negras?
g) O que fez a zebra para se vingar do
babuíno? Você concorda com este tipo de atitude? Comente:
h) Como você explica as expressões:
* a beleza não põe mesa:
* inteligência é joia rara:
i) Crie outro final para a história, mostrando a prática das virtudes entre a zebra e o babuíno para resolver as diferenças:
1) CIRCULE OS ADJETIVOS NAS
FRASES ABAIXO:
a) A terra era bem jovem e tudo
estava por ser feito.
b) A brilhante zebra branca era
por demais vaidosa.
c) A zebra passava horas
admirando o belo reflexo no espelho d’água de rios e lagos.
d) Como sou bonita.
e) A zebra avistou um babuíno
muito feio na margem do rio.
f) Zombava cruelmente do pobre
babuíno.
g) O babuíno possui o traseiro
rosado até os dias de hoje.
2) TRANSFORME OS ADJETIVOS EM
SUBSTANTIVOS, CONFORME O EXEMPLO:
a) Babuíno inteligente: A
inteligência do babuíno
b) Zebra imbecil:
_____________________
c) Duelo difícil:
_______________________
d) Animais espertos:
__________________
e) Pelo branco:
_______________________
3) MARQUE A COLUNA CORRESPONDENTE AO
GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:
SUBSTANTIVO
|
EPICENO
|
COMUM-DE-DOIS
|
SOBRECOMUM
|
Cientista
|
|||
Zebra
|
|||
Criança
|
|||
Repórter
|
|||
Babuíno
|
|||
Pessoa
|
|||
Estudante
|
6) DÊ O SUBSTANTIVO COLETIVO DE:
a) animais:
_____________________
b) plantas: _____________________
c) estrelas:
_____________________
7) SUBSTITUA AS LOCUÇÕES
ADJETIVAS POR UM ADJETIVO CORRESPONDENTE:
a) pelo com listras:
___________________
b) parte de trás:
_____________________
8) RETIRE DO TEXTO UM ADJETIVO NO
GRAU DIMINUTIVO: ___________________
9) PASSE AS FRASES PARA O PLURAL:
a) Olhe como sou bonita, macaco
feio!
b) A zebra avistou um babuíno muito feito. Profª Janete Marion- Lingua Portuguesa- Interpretação Adaptada
ResponderExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante, gostaria de compartilhar esse trabalho abaixo:
interpretação de texto em quadrinhos
Tirinhas para produção de texto e redação
Tirinhas turma da mônica - Interpretação de texto
Interpretação de imagem - propaganda
Interpretação de história em quadrinhos O Vendedor
Menino maluquinho - Interpretação de texto
Interpretação de texto curto
Textos para interpretação 1° ano do ensino fundamental
Textos para interpretação 2° ano do Ensino fundamental
Textos para interpretação 3° ano do Ensino fundamental
Textos para interpretação 4° ano do Ensino fundamental
Textos para interpretação 5° ano do Ensino fundamental
Textos curtos para interpretação com gabarito
Texto curtos para interpretação de texto
Interpretação de texto
A princesa e a ervilha - Interpretação com alternativas
Interpretação de Texto - Exercícios com gabaritos
Interpretação de Texto - Exercícios com gabaritos