Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades de
raciocínio, como organização, atenção e concentração para a resolução de
problemas, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e
raciocínio dedutivo.
Objetivo
Específicos:
Compreender o significado dos
números positivos e negativos;
Adicionar dois números inteiros
de mesmo sinal ou contrario;
Reconhecer o sinais de mais e
menos como operadores e indicadores de situações
simétricas;
Ampliar
e construir os significados das operações dos números inteiros positivos e
negativos;
Construção
do material para o jogo:
Utilizamos um
tabuleiro para duas equipes formadas cada uma por 2 ou 3 jogadores, 2 marcadores
de cores diferentes, um conjunto com 27 cartas, formadas com 3 cartas de cada um
dos números 0, -1, -2,
-3,
-4, +1, +2, +3, +4.
Regra
do Jogo:
1
- Cada grupo usa um tabuleiro com o termômetro e um conjunto de cartas que devem
ser embaralhadas e colocadas no centro da mesa, formando um monte, com as faces
voltadas para baixo.
2
- Para iniciar o jogo, cada jogador na sua vez, coloca seu marcador na
posição zero e retira uma carta do monte. Se a carta indicar um número positivo,
o jogador avança se indicar um número negativo, recua e, se apontar para o zero,
o jogador não move seu marcador.
3
- O jogo continua, com os jogadores retirando uma carta do monte e realizando o
movimento a partir do valor da casa do seu marcador.
4
- O jogador que chegar abaixo de - 20 congela e sai do jogo.
5
- A 3 forma de ganhar o jogo:
*
O primeiro jogador que chegar em + 20, ou
*
O ultimo que ficar no termômetro, no caso de todos os outros jogadores
congelarem e saírem do jogo, ou ainda
* O
jogador que, terminado o tempo destinado ao jogo, estiver "mais quente", ou
seja, aquele que estiver com o seu marcador na casa com o maior número em
relação aos demais.
Exemplo
de uma jogada:
-
Inicio do jogo marcador no zero começo O
-
1ª jogada retira a carta + 2 vai para casa +
2
-
2ª jogada retira a carta - 4 o jogador recua
o seu marcador 4 casas e vai para
posição - 2.
Profª de Matemática: Artêmia Rigão
Nenhum comentário:
Postar um comentário