1) Textos para leitura e atividades de revisão:
Rio Grande do Sul
O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil do país. Sua população é em grande parte formada por descendentes de alemães, italianos e poloneses. Em pequena parte por indígenas, portugueses, açorianos, espanhóis, africanos e franceses, dentre outros imigrantes. Em certas regiões do estado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana e do alemão.
Esse estado brasileiro originalmente teve sua economia baseada na pecuária bovina que se instalou no Sul do Brasil durante o século XVII com as missões jesuíticas na América, e posteriormente expandiu-se aos setores comerciais e industriais, especialmente ao norte do Estado.
O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil do país. Sua população é em grande parte formada por descendentes de alemães, italianos e poloneses. Em pequena parte por indígenas, portugueses, açorianos, espanhóis, africanos e franceses, dentre outros imigrantes. Em certas regiões do estado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana e do alemão.
Esse estado brasileiro originalmente teve sua economia baseada na pecuária bovina que se instalou no Sul do Brasil durante o século XVII com as missões jesuíticas na América, e posteriormente expandiu-se aos setores comerciais e industriais, especialmente ao norte do Estado.
2) Complete com as informações sobre o RS:
a) População gaúcha formada
por:______________________________
b) Principal atividade
econômica:_______________________________
c) Clima:______________________
c) Clima:______________________
d) Nome dos ventos que sopram em nosso
estado:______________
Guerra dos Farrapos
Sabemos também que o povo gaúcho estava
descontente com o governo da época que não se importava com o progresso do RS.
Faltavam escolas e boas estradas. O povo queria que o Brasil mudasse o governo
Imperial para República.
3) Procure no dicionário o significado de:
a)
imperial:_____________________________________
b) repúplica:____________________________________
b) repúplica:____________________________________
4) Escreva, com suas palavras, o principal motivo da
Guerra dos Farrapos:
______________________________
______________________________
______________________________
5) Em sua opinião, por que os gaúchos defendiam a ideia
de querer um "Brasil República" e não um "Brasil Império"?
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
6) Relacione corretamente:
(a) Relevo
(b) Mudam
de formas do relevo causando a erosão.
(c) Origina
outras formas de relevo.
(d) Ponto
de referência para medir a altitude de
um lugar.
(
) Nível do mar.
(
) Formas variadas que a superfície terrestre apresenta.
(
) Mudanças de temperatura e ação das águas e do vento.
7)
Responda e complete sobre as Missões Jesuíticas:
a) Quem
administrava as missões jesuíticas?
________________________________________________
b) Para
que serviam as missões jesuíticas?
________________________________________________________________________________________________
8. Resolva:
a) Numa Loja de Pilchas Gaúchas tem 1346
vestidos organizados em 24 araras. Quantos vestidos têm em cada arara? Cálculo: P.R:
*** Nesta loja tem________ vestidos de prenda em cada arara.
Sobraram vestidos
fora das araras? Quantos?
R:_________________________
R:_________________________
b) A Guerra dos Farrapos durou 10 anos e começou
em 20 de setembro de 1.835.
Em que ano ela terminou? Quantos anos fazem que este fato aconteceu?
Cálculos:
R:____________________________
R:____________________________
R:____________________________
9)
Resolva:
a) 1 + 4 +7 =
9
b) 14 - 8 =
9
b) 14 - 8 =
12
10)
Fábio comprou um bolo por R$ 30,00 e repartiu em 6 pedaços: Cálculos:
a)Quanto
custou cada pedaço?
b) Quanto
custou 1 deste bolo?
2
R;__________________________________
R:__________________________________
R:__________________________________
11)
Encontre o m.m.c. dos números abaixo:
a) M
(6) = ____________________
M
(8) = ____________________
m.m.c
= {____________________}
b) M ( 5) = ___________________
b) M ( 5) = ___________________
M (8) = ___________________
m.m.c = {____________________} 12) Resolva as expressões:
a) 30
+ 70 – [ 5 + (2 x 3)]=
b) 40-
[ 3+ (3+ 3 x 2)]=
c) 120
– [20+ (5 x 5)]=
d) 80
+{ 20 – [ 4+ ( 18 : 6)]}=
Nenhum comentário:
Postar um comentário