sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ATIVIDADES INTEGRADAS: TERCEIRO ANO

O MÁGICO DO CASTELO ENCANTADO

            Eu sou um mágico. Moro num castelo encantado. Os homens grandes não sabem de nada. Só as crianças é que conhecem o segredo...    
            Quando um homem passa pela minha casa, o que vê é uma casa como as outras: com portas, janelas, telhado vermelho, sacada de ferro...
            Só as crianças é que enxergam o meu castelo encantado. Ele tem torre de açúcar e chocolate, pontes que sobem e descem, puxadas ou empurradas por anõezinhos barrigudos vestidos de verde. Os trincos das portas, vocês pensam que são de metal? Nada disso. São de marmelada, de goiabada, de cocada.
            Quando um homem grande entra na minha casa, tem de subir toda a escada, degrau por degrau. Quando uma criança entra no meu castelo, é a escada que sobe com ela!
Érico Veríssimo
Rosa Maria no Castelo Encantado
Porto Alegre. Editora Globo

VOCABULÁRIO
encantado – mágico
metal – material como ouro, prata, ferro e outros
sacada – varanda
·        
Numere os parágrafos.

CONHECENDO O TEXTO
1. Trabalhando sobre o texto:
a) O autor do texto:_________
b) Personagem principal e onde mora:
_____________________________

c) Em sua opinião, por que os homens não enxergam o castelo do mágico?

d) Como as crianças enxergam o castelo do mágico?

e) O que acontece, quando um homem grande entra na casa do mágico?

f) E o que acontece, quando uma criança entra no castelo do mágico?

2. Marque com um X os sinônimos das palavras sublinhadas nas frases:
a) Os homens grandes não sabem de nada.
(   ) enormes                (   ) espertos                  (   ) sinceros

b) O mágico observou as crianças.
(   ) estudou                (   ) colocou                     (   ) olhou

c) A torre de açúcar e chocolate é deliciosa.
(   ) amarga                 (   ) gostosa                     (   ) ruim

3. Reescreva as frases, escrevendo antônimos para as palavras destacadas:
a) A criança está alegre.
_________________________________________
b) Os meninos passaram perto do castelo.
_________________________________________
c) O mágico é magro.
_________________________________________

4. Escreva M ou N, de modo certo, nas palavras:
Esta__te                                      La__pião
I__teressa__te                          Ca__ção
Pe__same__to                          Te__poral
Ba__dido                                    Se__tar


5. As crianças do texto vêem o castelo encantado com muitas coisas boas, como marmelada, cocada, goiabada etc. Como você gostaria que fosse o lugar onde você mora? Escreva um texto sobre isto. Não esqueça o título, início, meio e fim, cuidando os parágrafos e os sinais de pontuação. Mãos à obra!

6. Resolva com atenção as Histórias Matemáticas:

a) O Mágico do Castelo encantado fez 49 cocadas para as crianças. Qual é o quádruplo desta quantia?
Cálculo:


R: _______________________________

b) Algumas crianças confeccionaram dobraduras para enfeitar o Castelo. Destas dobraduras, 129 eram cachorrinhos e 48 eram borboletas. Quantas dobraduras eram ao todo?
Cálculo:

R: _______________________________

c) Para dar às crianças, o Mágico comprou 188 pirulitos. Deu 97 para os meninos. Quantos pirulitos sobraram para as meninas?
Cálculo:


R: ________________________________
d) Uma criança tem 297 bolitas. Se ela tivesse o triplo desta quantia, quantas bolitas seriam?
Cálculo:


R: ______________________________

7. Ache o número que falta:
(   ) X 3 = 12                       (   ) X 4 = 20
2 X (   ) = 14                       (   ) X 4 = 36
3 X (   ) = 9                          4 X (   ) = 24

8. Escreva os números por extenso:
210- ___________________________________________________.
466- ___________________________________________________.
329- __________________________________________________.
512- __________________________________________________.
329- __________________________________________________.
417- __________________________________________________.

9. Dê o antecessor e o sucessor:
___110___                      ___357___                  ___568___
___249___                      ___499___                  ___500___

10. Calcule:

a) 350 – 127=            b) 459 + 128=               


c) 149 X 2=           d) 251 X 3=               


e) 169 x 4=


Nenhum comentário:

Postar um comentário