O
MÁGICO DO CASTELO ENCANTADO
Eu sou um mágico. Moro
num castelo encantado. Os homens grandes não sabem de nada. Só as crianças é
que conhecem o segredo...
Quando um homem passa pela minha casa, o que vê é uma casa como as outras: com portas, janelas, telhado vermelho, sacada de ferro...
Só as crianças é que enxergam o meu castelo encantado. Ele tem torre de açúcar e chocolate, pontes que sobem e descem, puxadas ou empurradas por anõezinhos barrigudos vestidos de verde. Os trincos das portas, vocês pensam que são de metal? Nada disso. São de marmelada, de goiabada, de cocada.
Quando um homem grande entra na minha casa, tem de subir toda a escada, degrau por degrau. Quando uma criança entra no meu castelo, é a escada que sobe com ela!
Quando um homem passa pela minha casa, o que vê é uma casa como as outras: com portas, janelas, telhado vermelho, sacada de ferro...
Só as crianças é que enxergam o meu castelo encantado. Ele tem torre de açúcar e chocolate, pontes que sobem e descem, puxadas ou empurradas por anõezinhos barrigudos vestidos de verde. Os trincos das portas, vocês pensam que são de metal? Nada disso. São de marmelada, de goiabada, de cocada.
Quando um homem grande entra na minha casa, tem de subir toda a escada, degrau por degrau. Quando uma criança entra no meu castelo, é a escada que sobe com ela!
Érico
Veríssimo
Rosa Maria no Castelo Encantado
Porto Alegre. Editora Globo
Rosa Maria no Castelo Encantado
Porto Alegre. Editora Globo
VOCABULÁRIO
encantado – mágico
metal – material como ouro, prata, ferro e outros
sacada – varanda
metal – material como ouro, prata, ferro e outros
sacada – varanda
·
Numere os parágrafos.
CONHECENDO O TEXTO
1. Trabalhando sobre o texto:
a) O autor do texto:_________
b) Personagem principal e onde mora:
_____________________________
c) Em sua opinião, por que os homens não enxergam o
castelo do mágico?
d) Como as crianças enxergam o castelo do mágico?
e) O que acontece, quando um homem grande entra na
casa do mágico?
f) E o que acontece, quando uma criança entra no
castelo do mágico?
2. Marque com um X os sinônimos das palavras
sublinhadas nas frases:
a) Os homens grandes não sabem de nada.
( ) enormes ( ) espertos ( ) sinceros
( ) enormes ( ) espertos ( ) sinceros
b) O mágico observou as crianças.
( ) estudou ( ) colocou ( ) olhou
( ) estudou ( ) colocou ( ) olhou
c) A torre de açúcar e chocolate é deliciosa.
( ) amarga ( ) gostosa ( ) ruim
( ) amarga ( ) gostosa ( ) ruim
3. Reescreva as frases, escrevendo antônimos para as
palavras destacadas:
a) A criança está alegre.
_________________________________________
_________________________________________
b) Os meninos passaram perto do castelo.
_________________________________________
_________________________________________
c) O mágico é magro.
_________________________________________
_________________________________________
4. Escreva M ou N, de modo certo, nas palavras:
Esta__te La__pião
I__teressa__te Ca__ção
Pe__same__to Te__poral
Ba__dido Se__tar
5. As crianças do texto vêem o castelo encantado com
muitas coisas boas, como marmelada, cocada, goiabada etc. Como você gostaria
que fosse o lugar onde você mora?
Escreva um texto sobre isto. Não esqueça o título, início, meio e fim, cuidando
os parágrafos e os sinais de pontuação. Mãos à obra!
a) O Mágico do Castelo encantado fez 49 cocadas para
as crianças. Qual é o quádruplo desta quantia?
Cálculo:
Cálculo:
R: _______________________________
b) Algumas crianças confeccionaram dobraduras para
enfeitar o Castelo. Destas dobraduras, 129 eram cachorrinhos e 48 eram
borboletas. Quantas dobraduras eram ao todo?
Cálculo:
Cálculo:
R: _______________________________
c) Para dar às crianças, o Mágico comprou 188
pirulitos. Deu 97 para os meninos. Quantos pirulitos sobraram para as meninas?
Cálculo:
Cálculo:
R: ________________________________
d) Uma criança tem 297 bolitas. Se ela tivesse o triplo desta quantia, quantas bolitas seriam?
Cálculo:
Cálculo:
R: ______________________________
7. Ache o número que falta:
( ) X 3 =
12 ( ) X 4 = 20
2 X ( ) =
14 ( ) X 4 = 36
3 X ( ) =
9 4 X ( ) = 24
8. Escreva os números por extenso:
210- ___________________________________________________.
466-
___________________________________________________.
329-
__________________________________________________.
512-
__________________________________________________.
329-
__________________________________________________.
417-
__________________________________________________.
9. Dê o antecessor e o sucessor:
___110___ ___357___ ___568___
___249___ ___499___ ___500___
10. Calcule:
a) 350 – 127=
b) 459 + 128=
c) 149 X 2= d) 251 X 3=
e) 169 x 4=
c) 149 X 2= d) 251 X 3=
e) 169 x 4=
Nenhum comentário:
Postar um comentário