quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ESCOLA VICENTE PALLOTTI: "EDUCAR NA PERSPECTIVA DO CARISMA PALOTINO."


I- Apresentação da Escola:
“Educar na Perspectiva do Carisma Palotino”

         
A Escola de E.F.VicentePallotti é uma instituição particular de cunho social que atende famílias de grande vulnerabilidade, que possui como Diretores: Administrativo, Pe. Clésio Facco, Pedagógico, NoelciKurz dos Santos, Assistente Social, Flávia Netto e Coord. Pedagógica, Janete Motta, dezesseis professores e nove colaboradores.
         
A Escola é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Entidade Palotina de Educação e Cultura – EPEC. Sendo assim, em 2011 a entidade assumiu a escola com propósito de intensificar a Educação Básica e propagar a Missão Palotina, nesta região de vulnerabilidade social.
            Desde então, a instituição desenvolve suas atividades com turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, totalizando neste ano144 alunos, atendidos com o apoio de uma Psicóloga e Educadora Especial. Funcionando, regularmente, de segunda à sexta, manhã e tarde. Além do Ensino Básico contextualizado em prol da evolução do nível de aprendizagem, a instituição realiza ações de formação cidadã, oferece uniforme, livros e também alimentação saudável.
         A Pedagogia Humanizadora é aplicada em todos os segmentos da escola, enfatizando os valores palotinos e aspectos formativos para o exercício da cidadania, bem como, a Proposta do Ministério Público, visando uma “Comunicação não violenta” e desenvolvendo a “Cultura de Paz”!
Incluímos também, um trabalho voltado à valorização da vida e preservação do meio ambiente, pois a Escola localiza-se ao lado do Arroio Cadena, altamente poluído, necessitando a contenção de suas margens.
        O lema “Educação: missão de todos, tarefa de cada um”, faz-se cada vez mais presente no planejamento democrático e participativo, concretizando-se no desenvolvimento de uma educação de qualidade para atender as necessidades mais emergentes da comunidade, e a transformação da mesma.

II- Justificativa:
            O trabalho realizado na Escola Vicente Pallotti está alicerçado nos princípios da Pedagogia Palotina, a qual visa atender crianças, jovens e adultos em todas as dimensões, permeiam a missão, bem como, a responsabilidade social, através de um trabalho em parceria do setor público e privado, juntamente com a comunidade escolar.


III- Princípios Norteadores da Identidade Palotina:
2011-
“Cuidar da vida, seguindo os ensinamentos de São Vicente Pallotti”.
2012- Caminhando com Pallotti, em busca da humanização e valorização de uma vida sustentável.
2013- Juventude e valorização da vida: acolhendo os ensinamentos de São Vicente Pallotti
2014-
Conhecimento e Liberdade: Busca do Conhecimento para Ser e Ter.

IV- Dignidade Humana: Direito de Todos
            São Vicente Pallotti tinha uma proposta formativa, pois acreditava no resgate da dignidade para promover a igualdade.
             “Três valores expressam a dignidade da pessoa humana: a consciência, a liberdade, o amor, para que haja recuperação e inclusão.”

V- Projetos que enfatizam o Carisma Palotino:A Motivação para Aprender
            Os projetos são uma maneira diferente de se construir o conhecimento. Possibilitam o diálogo com a realidade dos alunos, ampliando seus conhecimentos, nas diversas áreas e provoca a perspectiva de trabalho coletivo e fraterno entre professores, alunos e comunidade escolar, tornando a aprendizagem significativa.
            Com a intenção de oferecer um ensino de qualidade a Escola Vicente Pallotti adotou a Pedagogia de Projetos, que dão ênfase ao carisma palotino.
Segue abaixo os projetos que estão sendo desenvolvidos, neste ano de 2014, com a Ed. Infantil e Ensino Fundamental I e II..

CONHECIMENTO E LIBERDADE- ED. INFANTIL
OBJETIVO GERAL:
            Organizar e oportunizar a construção do conhecimento, a fim de favorecer o desenvolvimento efetivo e pleno da criança, integrando-a, assim, ao meio social que está inserida, aliando os estudos ao gosto pela leitura, música, dança e relacionamentos sociais.
ENSINO FUNDAMENTAL I E II
FRATERNIDADE, VIDA E CONHECIMENTO SEGUINDO O CARISMA PALOTINO
OBJETIVO GERAL
Reacender a fé, a caridade, a fraternidade e a compaixão na busca da humanização e construção do conhecimento.
                                       ED. INFANTIL E ANOS INICIAIS: PROJETO LOOVE

 CAIXA MÁGICA
- caixa com livrinhos, gibis e revistas, fazendo com que os familiares também se envolvam e participem.

HORA DO CONTO- Trabalhado semanalmente.
PROJETO COPA DO MUNDO: ALÉM DOS GRAMADOS


VI- Formação Permanente do Educador, embasada na Proposta Palotina de Educação:
            Momentos para refletir sobre a prática docente, as melhores formas de mediar à aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, considerando o coletivo, assim como suas singularidades, bem como incentivar e oferecer condições para a vivência da espiritualidade palotina e partilha de experiências de vida.
            "Só quando reflete, o professor se torna capaz de enxergar como ensina e como introduzir novas ações".



VII- Parcerias com outras instituições para fortalecer nossa Proposta Palotina de Educação: Trabalho em Rede
            Caracteriza-se em Trabalho conjunto e integrado de profissionais das mais diversas áreas: educacional, saúde, social, jurídica e também, iniciativas da Comunidade. Este trabalho busca aumentar a qualidade do ensino- aprendizagem e qualidade de vida.
PSF- Projetos envolvendo a Saúde Familiar.
UFSM- C.Veterinária e Medicina(neurologista)
FAPAS- Mediação de Conflitos.
Exército Brasileiro
Odontologia

VIII- Ações Organizadas:
Família na Escola
Festa Junina
Viagem do 8º Ano
Passeios de Estudos
Aniversário da Escola
Atividades Lúdicas e Educativas: Em destaque o Jogo de Xadrez
Esportes
Atividades Recreativas
Arte e Cultura
Semana da Pátria e Desfile Cívico
Semana Farroupilha
Páscoa
Natal na Escola

CATEQUESE- 1ª TURMA
        
A catequese não se restringe somente aos encontros semanais. Isso é parte de uma estrutura que envolve a dinâmica de tornar crianças e adolescentes cristãos comprometidos com Deus, com a sua Palavra, a comunidade, sua família e consigo mesmo.  
Neste ano de 2014 iniciou a II Turma, a qual tem seus encontros orientados por uma mãe da Comunidade.

IX- Valorização do Dia 22 de cada mês: MOMENTO PALOTINO
          No dia 22 de cada mês, a Escola Vicente Pallotti realiza o Momento Palotino, representado pelos alunos de cada turma.
            Neste dia, os alunos reforçam palavras e textos que conduzem a caminhada espiritual e reflexiva de Pallotti.
            Cada Momento Palotino busca aproximar alunos, professores e funcionários de uma vivência cristã, construída através dos exemplos vividos e relatados por Pallotti e seus seguidores, com a finalidade de que sejamos mais carismáticos, sábios e compreensivos de nossos atos e palavras, aproximando-nos de uma cultura de amor, sabedoria e respeito recíprocos.
           
X- Missão do Educador Palotino na Escola Vicente Pallotti:
            Nossa missão é educar para o protagonismo e fornecer razões de vida aos alunos e comunidade, através da formação de cidadãos críticos e atuantes, tendo como base os valores cristãos, sem perder de vista o contexto e a contemporaneidade.
            * Resgatar VIDAS, através da EDUCAÇÃO.



REFERÊNCIAS:
LÔNDERO, Ângelo (org). Horizontes Palotinos. Santa Maria: Biblios. 2002
RUBIM, Achylle. Por uma Pedagogia Palotina. In: Lôndero, Ângelo (org.). Horizontes Palotinos. Santa Maria: Biblios., p523- 540
ORSOLIN, André. Os Congressos Educacionais Palotinos como um instrumento Político- Pedagógico de Integração, (1994-2007). Dissertação de Mestrado-UFSM, Santa Maria- RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário