domingo, 28 de outubro de 2012

MUSEU DA PUCRS: 9º ANO...

Os alunos do 9º Ano, da Escola de E. F. Vicente Pallotti, visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. A atividade teve a presença de 11 adolescentes, 6 mães e 18 professores que desfrutaram do complexo tecnológico localizado em uma das melhores instituições de ensino de Porto Alegre.
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS oferece aos visitantes diversas atividade, desde viagens espaciais como uma visita ao planetário móvel até o cinema em 3D proporcionando um curioso passeio pelo corpo humano. O local conta também com alguns animais como jibóias, sapos, tarântulas e peixes, além de inúmeras atividades como voleibol virtual, simulação de terremoto e casa dos espelhos. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS é um ótimo espaço para múltiplos conhecimentos científicos de uma maneira lúdica e prazerosa.
O Museu de Tecnologia da PUC não é expositivo. "Tudo é para mexer". Em alguns casos, os próprios visitantes fazem os experimentos.
            Foi inaugurado no dia 9 de dezembro de 1998. É um dos maiores museus interativos de ciências naturais na América Latina e um dos melhores do mundo, propondo atividades para todas as idades e mostrando áreas de experimento-atrações sobre o Universo, a Terra, Ambiente e o Homem, dentre outros.
            O seu acervo permanente inclui alguns milhões de peças. Apresenta uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o país. Destacam-se as peças paleontológicas que remontam a milênios, uma grande exposição de animais e os recursos minerais brasileiros, com algumas milhares de amostras.
            Disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, participar ativamente no processo de educação em todos os níveis e atuar na pesquisa científica sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação, são os principais objetivos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Com uma grande área de exposição pública permanente (mais de 10 mil metros quadrados), onde cerca de 700 equipamentos interativos estão expostos para visitação diária, o Museu apresenta exposições temáticas de nosso cotidiano, abordando questões atuais da sociedade.
            Uma equipe especializada fornece apoio pedagógico para professores de todos os níveis de ensino, a fim de que a visitação ao Museu seja um momento rico e intenso de aprendizagem. Ao mesmo tempo, a interatividade dos experimentos, desperta em todos o interesse pelo conhecimento.
Você já sabe o que é um museu...
            O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, de animais, etc., enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo, e não tem fins lucrativos. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo. Quando visitamos um museu podemos pensar, por exemplo, na mudança dos objetos. Imaginem como o processo da escrita foi se modificando ao longo da história, desde a invenção do papel até a criação do computador... Pensem, também na evolução urbana, como viviam nossos antepassados? E hoje, como vivemos?            
            Já imaginaram se um homem pré-histórico viesse nos visitar? Com certeza ele iria estranhar os enormes prédios existentes pela cidade, os túneis, as pontes, o metrô enfim, os vários elementos que constituem uma cidade moderna.
            Em todo o mundo existem museus e eles recebem diferentes nomes, que variam em função do tipo de coleção que eles apresentam.
            Assim, temos os museus históricos, os museus de ciências, os museus de arte, os ecomuseus, as cidades museus, e, como o museu não deixa de acompanhar a mudança dos tempos, temos, também, os museus virtuais e os interativos.
            Você imaginava que os museus poderiam ser tão diversificados e tão cheios de novidades?
            No museu sempre descobriremos coisas novas, pois o museu é um lugar de descobertas!
            A palavra MUSEU vem do grego museion que era considerado o templo das musas. As musas eram filhas de Mnemósine (a memória), que protegem as Artes e a História. A deusa Memória dava aos poetas e adivinhos o poder de voltar ao passado e de lembrá-los para a coletividade.
- o primeiro museu do Brasil é o Museu Nacional, criado em 1818, por D. João VI.
- no Brasil existem quase 2.000 museus.
- jardins botânicos e zoológicos também são considerados museus.
Outros lugares visitados:
Feira do Livro- POA

Nenhum comentário:

Postar um comentário