domingo, 28 de outubro de 2012

IX CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO PALOTINA- POA...

           “Nossas escolas devem ser cenáculos nos quais se formam os evangelizadores que o mundo de hoje precisa, com aquele ardor que teve Pallotti”
 ( Pe. Angelo Lôndero)

            De 07 a 09 de setembro de 2012, no Convento dos Freis Capuchinhos, bairro Partenon, da cidade de Porto Alegre, aconteceu o IX Congresso Latino Americano de Educação Palotina, organizado pela Equipe de Coordenação Latino Americana de Educação Palotina, sob a Coordenação Geral da Irmã Marinês Pivatto. A Escola Vicente Pallotti participou do evento, através dos seguintes representantes: Profª Noelci Kurz dos Santos, Profº Marcelo José Soares e Profª
Neci Righi.

 
            O IX congresso teve como tema a ‘Missão do educador palotino na sociedade em mudança’, e como lema ‘Com Pallotti, apóstolos na educação’. O professor André Orsolin fez a abertura das palestras com um “resgate histórico” dos congressos palotinos. Após o resgate, seguiu na programação o método VER-JULGAR-AGIR. No “ver” o professor Ricardo Rossato apresentou As dificuldades do educador numa sociedade de mudanças. No “julgar” o professor padre Ângelo Lôndero tratou da Identidade do educador palotino. No “agir”, o padre Jadir Zaro desenvolveu O agir do educador palotino na sociedade em mudanças.


           O evento foi de grande relevância para a reflexão, socialização e avanço das questões relacionadas às ações da educação palotina, o Congresso reuniu instituições de ensino do Brasil e da Argentina para dar continuidade à caminhada de discussão, atualização e aprofundamento da educação em geral e dos elementos que compõem o carisma, a espiritualidade e a Pedagogia Palotina.
      Enfim, os congressistas comungaram com o que falou Pe. Ângelo: “Ser educador palotino é trazer para dentro da educação as características da pessoa de Jesus como evangelizador, que na vida de Vicente Pallotti adquiriram traços marcantes. Como educadores palotinos, carregamos marcas educacionais de imenso valor, que procedem do carisma e da espiritualidade de Vicente Pallotti”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário