domingo, 28 de outubro de 2012

III JORNADA DE ESPIRITUALIDADE E MISSÃO PALOTINA...

    No dia 20 de outubro, realizou-se a III Jornada de Espiritualidade e Missão Palotina no Colégio Máximo Palotino. A III jornada teve como tema Santidade e Missão em São Vicente Pallotti, tendo em vista o Ano Jubilar da canonização de Pallotti. O assessor foi o Pe. Edgar Xavier Ertl, Vice-Provincial. Ele dividiu a sua fala em três momentos. Primeiro, trabalhou o conceito amplo de santidade. Em seguida, falou da Missão em São Vicente Pallotti. No terceiro momento, enfatizou a missão de todos. O grupo participante totalizava setenta pessoas: quatro de Porto Alegre, da paróquia São Vicente Pallotti; e o restante, de Santa Maria.
    Foi importante nessa III Jornada perceber que o espírito missionário demonstrado por São Vicente Pallotti não só é grandioso, mas também extraordinário. Pedimos que o seu espírito evangélico e missionário permaneça sempre vivo também em todos e especialmente em nós, seus filhos e suas filhas espirituais, neste tempo jubilar e que aconteça em nós uma verdadeira transformação espiritual e apostólica e missionária. Nenhum cristão está dispensado de ser missionário, assim como nenhuma comunidade cristã pode se eximir de tal papel. Cada um precisa assumir o compromisso de ser missionário de forma concreta e real.
    Que São Vicente Pallotti, que testemunhou a caridade fraterna e contribuiu para a edificação do amor, nos ajude na evangelização para que sejamos capazes, como cristãos batizados, de responder às situações missionárias que o mundo nos apresenta.
      Representaram a Escola Vicente Pallotti: Liani Piper, Profª Letícia Schio, Profª Carla Passos, Givago Quatrine e André.

IX CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO PALOTINA- POA...

           “Nossas escolas devem ser cenáculos nos quais se formam os evangelizadores que o mundo de hoje precisa, com aquele ardor que teve Pallotti”
 ( Pe. Angelo Lôndero)

            De 07 a 09 de setembro de 2012, no Convento dos Freis Capuchinhos, bairro Partenon, da cidade de Porto Alegre, aconteceu o IX Congresso Latino Americano de Educação Palotina, organizado pela Equipe de Coordenação Latino Americana de Educação Palotina, sob a Coordenação Geral da Irmã Marinês Pivatto. A Escola Vicente Pallotti participou do evento, através dos seguintes representantes: Profª Noelci Kurz dos Santos, Profº Marcelo José Soares e Profª
Neci Righi.

 
            O IX congresso teve como tema a ‘Missão do educador palotino na sociedade em mudança’, e como lema ‘Com Pallotti, apóstolos na educação’. O professor André Orsolin fez a abertura das palestras com um “resgate histórico” dos congressos palotinos. Após o resgate, seguiu na programação o método VER-JULGAR-AGIR. No “ver” o professor Ricardo Rossato apresentou As dificuldades do educador numa sociedade de mudanças. No “julgar” o professor padre Ângelo Lôndero tratou da Identidade do educador palotino. No “agir”, o padre Jadir Zaro desenvolveu O agir do educador palotino na sociedade em mudanças.


           O evento foi de grande relevância para a reflexão, socialização e avanço das questões relacionadas às ações da educação palotina, o Congresso reuniu instituições de ensino do Brasil e da Argentina para dar continuidade à caminhada de discussão, atualização e aprofundamento da educação em geral e dos elementos que compõem o carisma, a espiritualidade e a Pedagogia Palotina.
      Enfim, os congressistas comungaram com o que falou Pe. Ângelo: “Ser educador palotino é trazer para dentro da educação as características da pessoa de Jesus como evangelizador, que na vida de Vicente Pallotti adquiriram traços marcantes. Como educadores palotinos, carregamos marcas educacionais de imenso valor, que procedem do carisma e da espiritualidade de Vicente Pallotti”.

MUSEU DA PUCRS: 9º ANO...

Os alunos do 9º Ano, da Escola de E. F. Vicente Pallotti, visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. A atividade teve a presença de 11 adolescentes, 6 mães e 18 professores que desfrutaram do complexo tecnológico localizado em uma das melhores instituições de ensino de Porto Alegre.
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS oferece aos visitantes diversas atividade, desde viagens espaciais como uma visita ao planetário móvel até o cinema em 3D proporcionando um curioso passeio pelo corpo humano. O local conta também com alguns animais como jibóias, sapos, tarântulas e peixes, além de inúmeras atividades como voleibol virtual, simulação de terremoto e casa dos espelhos. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS é um ótimo espaço para múltiplos conhecimentos científicos de uma maneira lúdica e prazerosa.
O Museu de Tecnologia da PUC não é expositivo. "Tudo é para mexer". Em alguns casos, os próprios visitantes fazem os experimentos.
            Foi inaugurado no dia 9 de dezembro de 1998. É um dos maiores museus interativos de ciências naturais na América Latina e um dos melhores do mundo, propondo atividades para todas as idades e mostrando áreas de experimento-atrações sobre o Universo, a Terra, Ambiente e o Homem, dentre outros.
            O seu acervo permanente inclui alguns milhões de peças. Apresenta uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o país. Destacam-se as peças paleontológicas que remontam a milênios, uma grande exposição de animais e os recursos minerais brasileiros, com algumas milhares de amostras.
            Disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, participar ativamente no processo de educação em todos os níveis e atuar na pesquisa científica sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação, são os principais objetivos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Com uma grande área de exposição pública permanente (mais de 10 mil metros quadrados), onde cerca de 700 equipamentos interativos estão expostos para visitação diária, o Museu apresenta exposições temáticas de nosso cotidiano, abordando questões atuais da sociedade.
            Uma equipe especializada fornece apoio pedagógico para professores de todos os níveis de ensino, a fim de que a visitação ao Museu seja um momento rico e intenso de aprendizagem. Ao mesmo tempo, a interatividade dos experimentos, desperta em todos o interesse pelo conhecimento.
Você já sabe o que é um museu...
            O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, de animais, etc., enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo, e não tem fins lucrativos. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo. Quando visitamos um museu podemos pensar, por exemplo, na mudança dos objetos. Imaginem como o processo da escrita foi se modificando ao longo da história, desde a invenção do papel até a criação do computador... Pensem, também na evolução urbana, como viviam nossos antepassados? E hoje, como vivemos?            
            Já imaginaram se um homem pré-histórico viesse nos visitar? Com certeza ele iria estranhar os enormes prédios existentes pela cidade, os túneis, as pontes, o metrô enfim, os vários elementos que constituem uma cidade moderna.
            Em todo o mundo existem museus e eles recebem diferentes nomes, que variam em função do tipo de coleção que eles apresentam.
            Assim, temos os museus históricos, os museus de ciências, os museus de arte, os ecomuseus, as cidades museus, e, como o museu não deixa de acompanhar a mudança dos tempos, temos, também, os museus virtuais e os interativos.
            Você imaginava que os museus poderiam ser tão diversificados e tão cheios de novidades?
            No museu sempre descobriremos coisas novas, pois o museu é um lugar de descobertas!
            A palavra MUSEU vem do grego museion que era considerado o templo das musas. As musas eram filhas de Mnemósine (a memória), que protegem as Artes e a História. A deusa Memória dava aos poetas e adivinhos o poder de voltar ao passado e de lembrá-los para a coletividade.
- o primeiro museu do Brasil é o Museu Nacional, criado em 1818, por D. João VI.
- no Brasil existem quase 2.000 museus.
- jardins botânicos e zoológicos também são considerados museus.
Outros lugares visitados:
Feira do Livro- POA

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

HOMENAGEM AOS PROFESSORES: ViP...

    Educar: semear com sabedoria e colher com paciência.

    “Agradecemos o vosso amor, sabedoria, lágrimas, criatividade e perspicácia, dentro e fora da sala de aula. O mundo pode não vos aplaudir, mas o conhecimento mais lúcido da ciência tem de reconhecer que vocês são os profissionais mais importantes da sociedade.” (Augusto Cury, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes pp 168/169)
    Nesta semana, também homenageamos os professores com um delicioso café, mensagem e lembrancinha.

A Escola Vicente Pallotti quer parabenizar você, professor, que com paciência e perseverança, ajuda a preparar um novo futuro ao produzir, multiplicar e renovar, sempre, a grande teia da vida. Assim como Pallotti, possamos fazer do ato de Educar, uma obra de amor.

DIA DAS CRIANÇAS:ViP...

O seu tempo é mágico.
Bruxas, fadas, duendes
povoam seus sonhos.
Na sua realidade
os brinquedos ganham vida
e tanta fantasia, às vezes espanta,
nos encanta.
De seu sorriso puro,
de sua ingenuidade,
a mentira não faz parte.
Você não tem vergonha
de extravasar sua sensibilidade.
Brinca,
pula,
grita,
chora,
reclama,
abraça,
faz graça,
não guarda rancor.
Não entende a dor,
o abandono,
pois você é amor.
Sonhe criança,
cresça,
mostre ao homem
que sua lição de verdade
pode conduzir à Fraternidade.
        Durante esta semana foram realizadas algumas atividades em homenagem às crianças. Uma das atividades foi a releitura de obras de Romero Britto, onde cada turma, depois de conhecer a biografia deste autor, suas obras e títulos, realizaram pintura com guache para uma exposição no salão da escola.

Clique no endereço abaixo para visualizar o power point: Escola Vicente Pallotti-Romero Britto
http://www.slideboom.com/presentations/626879/Romero-Britto?pk=d62a-8946-2d47-1224-2c5a-0b1b-7fd1-240b
Contador de Histórias- Gabriel Martins
Lanche Coletivo na área coberta
Jardim no Pet- Pré A          Chás no Pet- Pré B
Show de Talentos

 

domingo, 7 de outubro de 2012

PESQUISA DE CAMPO: ARROIO CADENA...

A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação ambiental das margens do Arroio Cadena e a qualidade da água, juntamente com os alunos do 8º ano, orientados pelo Profº de Geografia, Rafael Obetine.
A avaliação dos aspectos de qualidade e quantidade da água é de grande importância para o estudo da preservação do meio ambiente. O Arroio Cadena atravessa o município de Santa Maria e recebe influência dos efeitos do processo de urbanização e do uso do solo, sendo receptor de grande quantidade de cargas poluidoras, provenientes de diversas fontes. Lixo doméstico, industrial e muitos outros.
Mas o que realmente ocorre é que o processo de urbanização é realizado sem a devida implantação de infra-estrutura necessária, o crescimento é desordenado, sem considerar as características naturais do meio, provocando a erosão e a poluição.
Apesar de toda esta poluição, nas águas do Cadena, foram encontradas várias espécies de animais no arroio, como: peixes e tartarugas.


III JANTAR DOS ANIVERSARIANTES ViP/ 2012...

O jantar aconteceu no Restaurante River's, no dia 28 de setembro, para homenagear os aniversariantes dos meses de julho, agosto e setembro. Na ocasião, os aniversariantes foram presenteados, através de amigo secreto, com uma singela lembrança pela data transcorrida.

MATEADA ViP...

O objetivo da mateada foi homenagear e valorizar as tradições do povo gaúcho, bem como promover a interação entre a comunidade, através de um bom chimarrão. Contamos com o apoio dos professores e apresentações dos alunos que tornaram nossa tarde mais alegre e festiva.