segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PASSEIO DE ESTUDOS: UFSM/ ANOS FINAIS


O objetivo deste passeio foi reconhecer a importância do Sistema Solar e preservação dos recursos naturais do ecossistema. Aprendemos que as relações que os seres vivos estabelecem com os fatores  ambientais, como: ar, água e solo podem ser melhoradas através da nossa conscientização e de ações que promovam a sustentabilidade.
          O passeio acrescentou muito à aprendizagem, pois de acordo com os estudos, em sala de aula, foi possível entender de maneira prática, o porquê de preservar e conservar os recursos naturais do planeta.




SEXUALIDADE E RESPONSABILIDADE

A educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. Antigamente e ainda hoje, falar sobre sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas, mas o tema é de extrema importância, pois esclarece dúvidas sobre preservativos, DSTs, organismo masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez.

O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada. Infelizmente o ser humano tende a acreditar que o perigo sempre está ao lado de outras pessoas e que nada irá acontecer com ele mesmo, o que o coloca vulnerável a tais situações.

Os meios de comunicação, entre tantos outros que utilizam o sexo para chamar a atenção das pessoas, acabam por estimular e criar curiosidades precoces até em crianças, o que dificulta bastante o processo de conscientização e responsabilidade individual dessas sobre o assunto. Dessa forma, se torna cada vez mais importante ensinar os adolescentes quanto ao assunto, isso dentro de casa e nas instituições de ensino. 
Para conduzir a palestra, a escola convidou uma profissional de enfermagem do posto de saúde local, juntamente com a agente de saúde. Antecipadamente , a coordenação da escola e direção, passaram nas salas para que os alunos, colocassem num papel, as dúvidas sobre o tema que seria abordado.Estas dúvidas foram repassadas para a profissional de enfermagem, a qual conduziu aconversa com as alunas do 7º ao 9º anos.Em outro momento, será feito este mesmo processo com os meninos.
As alunas  tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre transmissão, prevenção e tratamento de doenças(DST).
Segundo a psicóloga Eliane Maio,“educação sexual não tira a inocência, tira a ignorância. Nesse sentido, pais e, principalmente, professores devem saber lidar com as descobertas que a criança e o adolescente fazem sobre seu próprio corpo, orientando-os para o desenvolvimento saudável e para futuras escolhas sexuais responsáveis”.
“...não é possível à escola engajada na formação de educandos alhear-se das condições sociais, culturais e econômicas de seus alunos, de suas famílias de seus vizinhos.” (Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

I GINCANA "PALLOTTENN": 5º AO 9º ANO/ II ETAPA...

CAÇA AO TESOURO USANDO OS PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS: atividades culturais e esportivas.

Esta segunda etapa da Gincana, consta atividades de competição recreativa que tem por objetivo por à prova as habilidades físicas e mentais dos membros das equipes participantes, e para isto, foi dividida em cinco provas muito disputadas, sendo elas: tiro ao alvo com a bola, subir na corda, pneus para pular, equilíbrio na corda e atividades de conhecimento e charadas para decifrar.
As atividades da Gincana contribuem na formação de valores e cidadania dos alunos, previstos na Proposta Pedagógica, como: incentivo e apoio à criatividade e à inovação, ênfase na comunicação e expressão, Cultura de Paz, seguindo os ensinamentos de Pallotti, união, cooperação, organização e respeito.
Confira as atividades realizadas pelas equipes!!!

 Caça ao tesouro
Divisão de equipes. São sequências de pistas iguais para cada equipe, porém em ordens diferentes, que levam à um prêmio (tesouro). Pode-se também incluir alguns personagens no jogo, entre outras idéias.

Você está num reino, o Reino de Pallotti e o tesouro  está com a rainha.
 Cada equipe era orientada para começar por um ponto cardeal ou colateral, recebendo uma tarefa para cumprir, até chegar ao tesouro que estava com a Rainha (Diretora- bombons)

Total parcial: I e II etapas  
Etapas
Amarela
Azul
Azulão
Laranja
I
30
40
39
50
II
20
30
15
45
Total
50
70
54
95
*** No dia 23 de novembro, teremos a última etapa no SOCEPE. Muitas atividades recreativas e culturais estão sendo preparadas para os alunos e professores. Até lá, pessoal!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

REUNIÕES PEDAGÓGICAS: VI.P...

 A ESPIRITUALIDADE DE PALLOTTI
Vicente Pallotti possuía uma vida espiritual muito rica, razão por que é impossível, sem um estudo intenso e minucioso, conhecê-la plenamente. Muitos estão sendo os nossos estudos sobre Pallotti, em nossas reuniões, com o objetivo de conhecermos os traços essenciais de sua espiritualidade, o que nos possibilitará captá-lo na sua fisionomia espiritual e compreendê-lo na sua personalidade, nas suas idéias e na sua obra. Isto é o que vai nos guiar para realizar um trabalho baseado em seus ensinamentos, fazendo que nossos alunos absorvam estes ensinamentos no cotidiano.

  • Em cada reunião, um grupo de professores fica responsável por este estudo. As formas de apresentação são as mais variadas e criativas. Veja algumas das técnicas que enriquecem e divertem este trabalho!


MÃO NO SINO Formar duas equipes e dispô-las em filas, sendo que os primeiros participantes de cada equipe fique de frente um para o outro. No meio dos dois primeiros da fila colocar uma mesinha com um sino e gravura de Pallotti. O professor dirá uma letra do alfabeto e o que tocar primeiro o sino deverá dizer uma palavra que lembre uma virtude e/ou carisma de Pallotti que deve estar presente em nossa missão de educador. Ganhará a equipe que conseguir tocar o sino mais vezes e falar. No final, se somarão os pontos para verificar a equipe vencedora. Esta equipe ganhará um prêmio que será dividido entre todos, pois Pallotti nos da este exemplo de partilha com os nossos irmãos.
Entregar o presente: Caixa com as mensagens de Pallotti e bombons para distribuir a todos os participantes, lendo e partilhando os comentários.


Quebra- Cabeças com o Carisma de Pallotti


REUNIÃO DE ESTUDO- 5º AO 9º ANO: INTERDISCIPLINARIDADE

Objetivos do trabalho interdisciplinar
 Integrar os conteúdos;
 Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento;
 Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
 Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
REUNIÃO DE ESTUDO ED. INFANTIL AO 4º ANO-  O ENSINO DE 9 ANOS