terça-feira, 4 de outubro de 2011

REUNIÕES PEDAGÓGICAS: VI.P...

 A ESPIRITUALIDADE DE PALLOTTI
Vicente Pallotti possuía uma vida espiritual muito rica, razão por que é impossível, sem um estudo intenso e minucioso, conhecê-la plenamente. Muitos estão sendo os nossos estudos sobre Pallotti, em nossas reuniões, com o objetivo de conhecermos os traços essenciais de sua espiritualidade, o que nos possibilitará captá-lo na sua fisionomia espiritual e compreendê-lo na sua personalidade, nas suas idéias e na sua obra. Isto é o que vai nos guiar para realizar um trabalho baseado em seus ensinamentos, fazendo que nossos alunos absorvam estes ensinamentos no cotidiano.

  • Em cada reunião, um grupo de professores fica responsável por este estudo. As formas de apresentação são as mais variadas e criativas. Veja algumas das técnicas que enriquecem e divertem este trabalho!


MÃO NO SINO Formar duas equipes e dispô-las em filas, sendo que os primeiros participantes de cada equipe fique de frente um para o outro. No meio dos dois primeiros da fila colocar uma mesinha com um sino e gravura de Pallotti. O professor dirá uma letra do alfabeto e o que tocar primeiro o sino deverá dizer uma palavra que lembre uma virtude e/ou carisma de Pallotti que deve estar presente em nossa missão de educador. Ganhará a equipe que conseguir tocar o sino mais vezes e falar. No final, se somarão os pontos para verificar a equipe vencedora. Esta equipe ganhará um prêmio que será dividido entre todos, pois Pallotti nos da este exemplo de partilha com os nossos irmãos.
Entregar o presente: Caixa com as mensagens de Pallotti e bombons para distribuir a todos os participantes, lendo e partilhando os comentários.


Quebra- Cabeças com o Carisma de Pallotti


REUNIÃO DE ESTUDO- 5º AO 9º ANO: INTERDISCIPLINARIDADE

Objetivos do trabalho interdisciplinar
 Integrar os conteúdos;
 Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento;
 Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
 Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
REUNIÃO DE ESTUDO ED. INFANTIL AO 4º ANO-  O ENSINO DE 9 ANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário