terça-feira, 23 de agosto de 2011

PALESTRA DA POLÍCIA FEDERAL: PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS...

            O trabalho, preventivo, é importante para orientar pais e professores sobre o uso de drogas, principalmente pelos adolescentes.Como reconhecer e lidar com o problema? Um verdadeiro trabalho de parceria entre Polícia, Escola e Comunidade.
            É lamentável que muitas famílias achem que somente maconha, cocaína, crak...são drogas, esquecendo principalmente do cigarro e do álcool um dos maiores responsáveis pela morte de inúmeros jovens em acidentes de trânsito, esquecendo de uma droga lícita como o loló e demais solventes comprados livremente que também viciam, matam e corrompem, sem falar naqueles que furtam e roubam para sustentar o vício.

            Para se tornarem mais um delinquente ou um traficante, é um passo, desta forma vemos o aumento da criminalidade, que hoje atormenta a população.
            Acreditamos que uma criança que receba ensinamentos desde as séries iniciais sobre uma valorização da vida, aprendendo desde cedo a evitar todo tipo de droga, a começar por dentro de suas casas, quando jovem terá mais facilidade para DIZER NÃO AO USO DE DROGAS.
            Quanto ao usuário devemos ter um cuidado e um tratamento diferenciado, já previsto em Lei; mas com o traficante não devemos ser piedosos, para o qual esta previsto Penas severas, sem direito a fiança, face aos problemas que trazem para o consumidor e seus familiares.
            Temos que acreditar cada vez mais que existem soluções para os problemas existentes, não podemos é cruzar os braços e pensar que o caos se estabeleceu e não tem mais solução. Se cada um de nós dar um pouco de si, daremos quem sabe dias melhores para as próximas gerações.
            Acreditamos que haja uma solução muito mais plausível e eficaz para que possamos combater este câncer social. E esta solução se chama Educação. Uma verdade é inquestionável, se educarmos as crianças hoje, com certeza não precisaremos punir o homem de amanhã.
 
GPRED- Grupo de Prevenção ao uso de Drogas
             Enquanto o milagre não vem e as pessoas se recusam a descruzar os braços, a realidade se impõe. E se impõe de forma abrupta e violenta. Assim, o que provavelmente, resolverá, senão de forma definitiva, pelo menos de forma bastante significativa o uso de substâncias entorpecentes, ou simplesmente, drogas, além de reduzir expressivamente a delinqüência, é a Educação. A tarefa será fácil? Evidentemente, que não. Mas, temos que começar. Uma reação em cadeia só é possível quando o primeiro átomo é posto em movimento. Tenhamos a coragem de ser este átomo."Mortal algum recebeu educação sem sofrer". Mas, um sofrimento extremamente positivo, cujos frutos, as gerações futuras poderão colher.

Adaptação: Profª Janete Motta

domingo, 21 de agosto de 2011

OS JOGOS MATEMÁTICOS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO-5º AO 9º ANO...

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento autônomo, a criatividade e a capacidade de resolver situações problemas. Devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Os jogos matemáticos, bem planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de  diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.''
(Borin,1996,9)
    Os jogos devem contemplar o estímulo à resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato, difícil e desvinculado da realidade do nosso aluno, não nos esquecendo de respeitar o ritmo de cada um e realidade que está inserido. As atividades dos jogos devem conter atividades de nível fácil, mediano e difícil e devem ser testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências de construção de novos conhecimentos.


sábado, 20 de agosto de 2011

I GINCANA "PALLOTTEEN": 5º AO 9º ANO...

I GINCANA “PALLOTTEEN
Cultura e interdisciplinaridade

I Etapa: Dia: 20/08/11(sábado)10h20min até 11h55min

    Abertura: Profª Rosângela e Ed. Especial Cristine
...Sempre que falamos em Gincana, logo vem em nossa cabeça a vontade de vencer, a disputa e, até mesmo a rivalidade entre as equipes. Temos como objetivo principal desenvolver ações que resgatem os valores de responsabilidade, honestidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens. A gincana escolar é uma atividade de prazer que tem que ser compartilhada com todos.
      As tarefas serão de ordem cultural, recreativa e esportiva não esquecendo que o mais importante são nossos valores éticos e morais, respeitando sempre nossos adversários.
Regras das tarefas: Profª Janete
Quatro equipes, selecionadas por sorteio, integrando todos os Anos.
Equipe Amarela
Equipe Azul
Equipe Azulão
Equipe Laranja
*** Os professores, deste período, farão a chamada para formarem as equipes. Cada equipe receberá tira colorida de TNT para amarrar no braço.

1ª Tarefa: Grito de Paz
*** Elaborar um Grito de Paz para caracterizar a equipe(10 min.).
Entregar no papel pardo.
Vale: 10 pontos

2ª Tarefa: Soletrar
 Profª Daiana
Contagem de pontos: Profª Artêmia
Banca Jurados: Profª Rosângela, Janete e Cristine

Regras Soletrar:
Um aluno de cada equipe por vez, para soletrar a palavra sorteada pela professora.
A profª dirá a palavra somente duas vezes.
Acento antes ou depois da letra.
Hífem deve ser falado.
Disse a letra, não pode mudar.
Tempo: 1 minuto
Pontuação: Cada palavra valerá 10 pontos.
Se alguém soprar: ambas as equipes perdem 2 pontos.
Organização, respeito, companheirismo e cooperação: perde ou ganha pontos.
Final: A equipe que somar mais pontos ganhará bombons, porém não representa que será a campeã da gincana. A equipe vencedora será aquela que no final da 4ª etapa, em novembro, somar mais pontos.O prêmio final será divulgado na 3ª etapa.
Parabéns, Galera Pallottina!!!
Nosso "Muito Obrigado", aos professores e funcionários envolvidos.
Até setembro...na segunda etapa!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ESCOLA VICENTE PALLOTTI:HISTÓRICO...

A Escola de Ensino Fundamental Vicente Pallotti está localizada no Bairro Renascença, na zona oeste de Santa Maria.
É uma escola filantrópica mantida pela Sociedade Vicente Pallotti. Iniciou sua trajetória em março de 2.011, usando o mesmo prédio da antiga EMEF Prof. Sergio Lopes, fechada em fevereiro de 2011. Tendo como Diretor Administrativo o Padre Clésio Facco e Diretora Pedagógica a Prof. Rosângela  Siqueira. Atendendo 142 alunos de Pré-Escola, nível B e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Contando com duas coordenadoras pedagógicas, 14 professores e 6 funcionários. Em 2.011 o Tema Norteador para suas atividades pedagógicas “CUIDAR DA VIDA SEGUINDO OS ENSINAMENTOS DE SÃO VICENTE PALLOTTI”.
A nova escola tem como data oficial de criação o dia 06 de abril de 2011. A Escola de Ensino Fundamental Vicente Pallotti oportuniza ao educando e ao educador o crescimento integral, através da vivência interdisciplinar e comunitária, incentivando a humanização e a valorização da vida em busca de uma cultura de paz e solidariedade. Como escola católica, o trabalho é orientado pelo projeto de vida de São Vicente Pallotti. A escola oferece também o serviço de Educação Especial, atendimento psicológico e odontológico aos seus educandos.
Na escola também funciona um dos CENTROS DE CONVIVÊNCIA PALLOTTI que é um Projeto Social administrado pela Assistente Social Gleice Mara Meirelles e coordenado na escola pela Assistente Social Flávia Deprá Netto no ano de 2.011. Este PROJETO SOCIAL tem por objetivo oferecer o Serviço de Proteção Social Básico a crianças de 6 à 15 anos. É desenvolvido no turno inverso ao da escola, tendo como atividades dança, canto, artes, percussão e apoio pedagógico, acompanhadas por 8 monitores.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MEIOS DE TRANSPORTES E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: ED. INFANTIL...

Trabalho realizado pela Profª Marizane

   Objetivos deste trabalho:
     Conhecer os meios de transporte: aquático, terrestre e aéreo- saber diferenciá-los.
·       Desenvolver a consciência da criança no trânsito.
·       Identificar as cores do sinal e o significado de cada uma.
·       Reconhecer a importância da faixa de pedestre.
·       Identificar as placa de sinalização como o PARE.
·       Desenvolver a imaginação e a criatividade.
·       Desenvolver a coordenação motora.
·       Desenvolver a socialização.
·       Conhecer os animais usados como meios de transporte.
·       Identificar os meios de transporte público.