domingo, 21 de agosto de 2011

OS JOGOS MATEMÁTICOS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO-5º AO 9º ANO...

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento autônomo, a criatividade e a capacidade de resolver situações problemas. Devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Os jogos matemáticos, bem planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de  diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.''
(Borin,1996,9)
    Os jogos devem contemplar o estímulo à resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato, difícil e desvinculado da realidade do nosso aluno, não nos esquecendo de respeitar o ritmo de cada um e realidade que está inserido. As atividades dos jogos devem conter atividades de nível fácil, mediano e difícil e devem ser testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências de construção de novos conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário