O trabalho, preventivo, é importante para orientar pais e professores sobre o uso de drogas, principalmente pelos adolescentes.Como reconhecer e lidar com o problema? Um verdadeiro trabalho de parceria entre Polícia, Escola e Comunidade.
É lamentável que muitas famílias achem que somente maconha, cocaína, crak...são drogas, esquecendo principalmente do cigarro e do álcool um dos maiores responsáveis pela morte de inúmeros jovens em acidentes de trânsito, esquecendo de uma droga lícita como o loló e demais solventes comprados livremente que também viciam, matam e corrompem, sem falar naqueles que furtam e roubam para sustentar o vício.
Para se tornarem mais um delinquente ou um traficante, é um passo, desta forma vemos o aumento da criminalidade, que hoje atormenta a população.
Acreditamos que uma criança que receba ensinamentos desde as séries iniciais sobre uma valorização da vida, aprendendo desde cedo a evitar todo tipo de droga, a começar por dentro de suas casas, quando jovem terá mais facilidade para DIZER NÃO AO USO DE DROGAS.
Quanto ao usuário devemos ter um cuidado e um tratamento diferenciado, já previsto em Lei; mas com o traficante não devemos ser piedosos, para o qual esta previsto Penas severas, sem direito a fiança, face aos problemas que trazem para o consumidor e seus familiares.
Temos que acreditar cada vez mais que existem soluções para os problemas existentes, não podemos é cruzar os braços e pensar que o caos se estabeleceu e não tem mais solução. Se cada um de nós dar um pouco de si, daremos quem sabe dias melhores para as próximas gerações.
Acreditamos que haja uma solução muito mais plausível e eficaz para que possamos combater este câncer social. E esta solução se chama Educação. Uma verdade é inquestionável, se educarmos as crianças hoje, com certeza não precisaremos punir o homem de amanhã.
GPRED- Grupo de Prevenção ao uso de Drogas |
Adaptação: Profª Janete Motta