sexta-feira, 27 de março de 2015

RELEITURA DE OBRA ED. INFANTIL E ANOS INICIAIS: CÂNDIDO PORTINARI

                                     BIOGRAFIA: CÂNDIDO PORTINARI

            A obra de Cândido Portinari é marcada por sua infância em Brodowski, onde nasceu, em 1903. Sua trajetória como pintor, desenhista, ilustrador e poeta demonstra a importância da vivência e da observação das cidades do interior do estado de São Paulo. 
            Candinho, como era chamado, nasceu na Fazenda Santa Rosa, nas proximidades de Brodowski e, aos 3 anos de idade, 
mudou-se para a cidade com seus pais e seus 11 irmãos. Quando era menino, ele nadava nos rios, empinava pipa e jogava pião e futebol com seus irmãos e outros garotos na praça em frente ao cemitério. 
            Desde pequeno, gostava de desenhar e pintar e na escola era muito solicitado para ilustrar os cadernos dos colegas.

            Com apenas 9 anos, seu talento foi demonstrado ao trabalhar como ajudante de um grupo de pintores italianos que decorava a igreja matriz. O futuro artista pintou as estrelas do teto da igreja 
do município, utilizando saquinhos de tinta em pó e moldes vazados.
            Após essa experiência, seus pais encaminharam o menino para ter aulas com um artista local que copiava estampas de santo. Para dar continuidade à sua formação, ele mudou-se em 1919 para o Rio de Janeiro, onde inicialmente frequentou o Liceu de Artes e Ofícios e, um ano mais tarde, matriculou-se no curso livre de desenho na Escola Nacional de Belas Artes.


            O menino Candinho saiu de Brodowski e tornou-se Cândido Portinari, grande -pintor do Brasil. 
            Em 1928, conquistou o prêmio de viagem do Salão da Escola Nacional de Belas Artes e ficou dois anos na Europa. Naquela época, a Europa era referência para os artistas brasileiros. O artista viajou, visitou museus, conheceu o trabalho de muitos 
outros pintores e aprendeu muito, mas quase não pintou. 
            Em 1931, voltou ao Brasil casado com uma jovem uruguaia, Maria Victoria Martinelli, que foi sua companheira 
durante toda a vida e mãe de seu único filho, João Candido.
            Considerado o pintor oficial do País, fez muitos trabalhos para o governo, decorando prédios, igrejas, bancos e escolas com temáticas que variaram entre brincadeiras infantis e cenas religiosas e históricas. 

            Suas obras mostram a realidade com a qual ele conviveu em sua infância, suas observações da vida dos lavradores e retirantes e um empenho em retratar a história, a tradição e a religiosidade dos brasileiros.
            Os olhos curiosos de Candinho, como os de todas as crianças, presenciaram cenas tristes e alegres em sua cidade natal. Mas, não foi apenas com pincéis e tintas que o artista registrou suas recordações. Além de pintar, ele também escreveu poemas.
            Os versos do poeta são os mesmos do pintor: o povoado, as festas, os bailes, o circo, os espantalhos...
Lembrancinha: Tubo de fazer bolhas de sabão

Nenhum comentário:

Postar um comentário