quarta-feira, 14 de maio de 2014

III CHÁ DA FAMÍLIA: HOMENAGEM ÁS MÃES...

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES- DIA DAS MÃES 09/05/14
LOCAL: CC PALLOTTI
1) Mensagem:
            Estamos todos reunidos hoje, nesta tarde festiva, na celebração de dois Grandiosos Momentos, em primeiro Lugar, lembramos das Mães, sinônimo da Mulher Guerreira, da Mulher Carinho, da Mulher Sucesso, da Mulher Socorro, pois à ela foi presentado o dom da vida, e sem ela, nenhum de nós aqui estaríamos. Em segundo lugar, queremos celebrar também a vida em Família. Família que acolhe netos, irmãos, sobrinhos e afilhados como filhos.
            Ter uma família, participar, realizar, concretizar, amar, e respeitar nossos filhos, nossas mães, ou seja, viver juntos é algo que devemos valorizar muito e agradecer a Deus.

            Agradecemos a família reunida também na escola para fortalecer, cada vez mais, os laços que unem esta parceria que zela pelo bem estar e aprendizado dos seus filhos.

Queremos hoje mãe
Mãe Vovó, mãe Titia,
Mãe Madrasta, Mãe Madrinha
Ou Mãe Irmã,
Dizer de coração
Pedimos a Deus que te abençoe Sempre!

2) Para festejar este dia os alunos querem prestar uma homenagem, mostrando aquilo que fazem na escola para vocês!
*Grupo de Percussão
* Coral
* Apresentações- 
Pré-B Flor do Regge
1º e 2º- Dramatização da música- Esperando na Janela
3º e 4º- Mãe que eu amo!
5º- Tempo de Alegria


3) Neste Dia tão especial queremos oferecer as diferentes mães, uma oração de proteção e agradecimento.
·         Vídeo- Ave Maria
Alunos- mãos estendidas em direção
às mães.

4) Chá e Torta (música)
5) Sorteio de Cesta com Guloseimas da Mamãe
6)Entrega das lembrancinhas: sala de aula- alunos que são irmãos acompanhar o irmão mais velho na sala de aula

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA: PROFESSORES...

ESCOLA VICENTE PALLOTTI
CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA- PROFESSORES

      O momento aconteceu na sala do 5º ano que foi organizado de uma forma harmonizadora, com Bíblia, velas, tecidos etc.  Em uma mesa redonda: o pão (bisnaguinha),  vinho (tang de uva) e as lembrancinhas.
CANTO: Te Amarei

TEXTO INICIAL
Neste momento de ressurreição, resignificaremos valores importantes para nossa vida, tais como: amor, compaixão, solidariedade, humildade, crença e espiritualidade.Cada professor escreve no anjinho recebido.
Montagem: "Anjo dos Valores"

Os valores da Páscoa
A religiosidade sugerida pela Páscoa
Os valores são chaves para a nossa felicidade; são princípios que norteiam toda nossa vida e nos ajudam a dar sentido a todas as coisas. Na grande festa da Páscoa existe uma grande diversidade de valores: ela nos reúne, nos ajuda a criar laços, nos leva ao conhecimento de Deus, de nós mesmos e do outro e a sermos mais humanos, amigos e solidários.
Neste tempo pascal o valor maior é o da religiosidade: sabemos da grande importância dessa graça para a humanidade, esta nos marca desde as nossas origens. A religiosidade sugerida pela Páscoa é capaz de produzir em nós profundas transformações em nossa estrutura de base. Ela não é superficial e exterior, mas sim integradora; relacionada com as qualidades do espírito humano – tais como amor, a compaixão, a convivência e a abertura para Deus. Esta tem seus fundamentos em Cristo e em Seu novo mandamento do amor: "Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado" (Jo 13,34).
Outros grandes valores que não podem faltar são a unidade, o respeito e a solidariedade, assim como esses dias são celebrados como se fossem um só, da mesma forma também devemos viver, como uma só família humana, buscando uma convivência fraterna e pacífica. Que nossas boas obras e nossas vozes, em cada canto das nossas cidades, possam levar a alegria do Ressuscitado, sobretudo, aos pobres, doentes, àqueles mais distantes e a todas as pessoas, pois são amadas pelo Pai.
O grande valor da esperança deve ser muito cultivado: desde a alvorada de Páscoa, uma nova primavera de esperança invade o mundo: Jesus ressuscitou! Não só para que a Sua memória permaneça viva em nossos corações, mas para que Ele mesmo viva em nós, renove a nossa vida e nos potencialize para sermos melhores; para superarmos todos os sinais de morte que nos atingem, pois somos filhos da grande Vitória Pascal, a esperança resplandece em nossas faces. Como nos diz Papa Bento XVI: "É a esperança ativa, que nos faz lutar para que as coisas não caminhem para um fim perverso".
Nesta Páscoa valorizemos também a reflexão e meditação, principalmente sobre a Ressurreição e a Paixão do Senhor. Diz o apóstolo Paulo que "se Cristo não ressuscitou vã é a nossa pregação e a nossa fé" (I Cor 15,14). Toda a nossa fé parte do grande marco da Ressurreição. Em Cristo também todos nós ressuscitaremos. A Paixão do Senhor, Seu Sangue derramado por amor a cada um de nós, deve tocar profundamente nossos corações neste tempo tão especial.
Enfim, as ações nobres, os sonhos e lutas; a fé e a oração por um mundo mais justo e solidário, por cristãos mais renovados e fiéis. Que se encha nosso olhar de luz, como os dos discípulos e discípulas que viram o sepulcro vazio e o Filho de Deus ressuscitado. 
  
FONTE: Padre Geraldinho
blog.cançãonova.com/padregeraldinho
 Padre Geraldinho
blog.cançãonova.com/padregeraldinho

CANTO: Um certo Galileu – Padre Zezinho (farei a gravação, tocaremos no som).
LEITURA DO EVANGÉLHO (todos em pé)

Evangelho: João 15, 9-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João – Naquele tempo, 9Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. 11Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 14Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. 15Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. 17O que vos mando é que vos ameis uns aos outros. – Palavra da salvação.
                        
Pai Nosso e Ave Maria
CANTO: Ninguém te ama como eu – Padre Marcelo Rossi (farei a gravação, tocaremos no som).
*** Prepararemos uma bacia com água morna e pétalas de rosas para lavarmos as mãos, simbolizando o lava pés.
                                            Faremos a partilha do “pão” e do “vinho”
*** Na entrada terá um anjo com tais valores. Entregaremos um desses para cada um a fim de fazer uma dinâmica: cada um colocará no anjo valores deseja preservar ou adquirir e colará no grande anjo.
CANTO: Anjos de Deus – Padre Marcelo Rossi.
LEITURA

1 Coríntios 13
1             Mesmo que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o prato que retine.           
2             E mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e tivesse todo o conhecimento, e mesmo que tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.   
3             E mesmo que eu distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e entregasse meu corpo para ser queimado, mas não tivesse amor, nada disso me traria benefício algum.            
4             O amor é paciente; o amor é benigno. Não é invejoso; não se vangloria, não se orgulha,              
5             não se porta com indecência, não busca os próprios interesses, não se enfurece, não guarda ressentimento do mal; 
6             não se alegra com a injustiça, mas congratula-se com a verdade;           
7             tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.           
8             O amor jamais é vencido. Mas, havendo profecias, serão extintas; havendo línguas, silenciarão; havendo conhecimento, desaparecerá.     
9             Porque parcialmente conhecemos e parcialmente profetizamos;          
10           mas, quando vier o que é completo, então o que é parcial será extinto.             
11           Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança; mas, assim que cheguei à idade adulta, acabei com as coisas de criança.            
12           Porque agora vemos como por um espelho, de modo obscuro, mas depois veremos face a face. Agora conheço em parte, mas depois conhecerei plenamente, assim como também sou plenamente conhecido.  
13           Portanto, agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor.

Finalizamos entregando as lembrancinhas, fazendo o lanche e escutando a música Como é grande o meu amor por você – Padre Marcelo Rossi.

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA:ESCOLA VICENTE PALLOTTI...

 “Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor e vivenciar a solidariedade.” 


CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA- ALUNOS

TARDE- Ed. Infantil e Anos Iniciais
1) Abertura- Janete Motta
* No tapete (espécie de altar): pão e vinho (suco) e alguns símbolos pascais.
Alunos sentados em “U”.


            Nossa preparação para a Páscoa é iluminada pela paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Hoje, como cristãos, irmãos, escola e família, estamos reunidos para celebrar os grandes acontecimentos da vida desse ser humano fantástico que nos trouxe sua mensagem de paz e amor: JESUS CRISTO.
            Os valores são chaves para a nossa felicidade; são princípios que norteiam toda nossa vida e nos ajudam a dar sentido a todas as coisas. A Festa da Páscoa nos reúne, nos ajuda a criar laços, nos leva ao conhecimento de Deus, de nós mesmos e do outro e a sermos mais humanos, amigos e solidários.
            Valores como, o respeito, a solidariedade, amor e paz devem ser reforçados e celebrados como se fossem um só, da mesma forma também devemos viver, como uma só família, buscando uma convivência fraterna e pacífica. Que nossas boas ações e nossas vozes, possam levar a alegria de Jesus Ressuscitado, aos pobres, doentes, àqueles mais distantes e a todas as pessoas, pois são amadas pelo Pai.
            Não importa a religião que seguimos, todos somos irmãos e, unidos pelo amor de Cristo, vamos rezar, cantar e refletir sobre o que se passou com Jesus e o que se passa com as pessoas em nossos dias.
2) Encenação- Domingo de Ramos- turma do 5º Ano
            O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelo povo.. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. Com esse gesto, carregando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.




Quinta- feira Santa- aluno- 4º Ano
            Celebramos a inicio da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacamos grandes acontecimentos são eles a Bênção dos Santos ÓleosInstituição da Eucaristia e a Cerimônia do Lava-pés 

Sexta- feira Santa- aluno 3º Ano
  Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

Domingo- aluno 2º Ano
            A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus. Páscoa é Vida Nova! É a passagem da tristeza para a alegria, do ódio para o amor, da guerra para a paz.

3) Reunidos em busca de paz, felicidade e harmonia, os alunos do Pré-B, com a Música – Quero Te dar a Paz (infantil), onde a letra nos faz refletir..... "Uma chance pra paz, tristeza não mais...."
* Encerramento: oração Pai Nosso. Após, música- REZA SÂO VICENTE com a partilha do “pão e do vinho”.

4) Lembrancinhas das professoras- entrega aos alunos em sala de aula (final).

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA VICENTE PALLOTTI: III ANOS...

CRONOGRAMA: ANIVERSÁRIO DA ESCOLA- 2014            
* Durante a semana- trabalho interdisciplinar em sala de aula, envolvendo o tema “NOSSA ESCOLA” com os conteúdos. Montagem de painéis.
1) 05/04/14- Sábado- organização do espaço- todos
2) Mensagem Inicial:
            A Escola Vicente Pallotti completa três anos de existência, vem deixando sua marca nos caminhos da Educação do Bairro Renascença, com o apoio desta comunidade.
            São gestores, professores, funcionários, alunos, pais e parcerias que dão-se as mãos no trabalho diário, do fazer e refazer, do agir com reflexão, da força com a coragem de ousar e mudar para melhor.
            A Escola ViP tem a missão de educar e firma este compromisso, neste dia festivo. Que São Vicente Pallotti cubra nossa escola de bênçãos!
            *** Para comemorar estes três anos, temos uma programação especial, onde cada um possa sentir-se parte desta história. Iniciamos então, com algumas apresentações dos alunos:

3) Ed. Infantil e 1º Ano- Parabéns da Xuxa.
4) 2º, 3º, 4º e 5º Anos- Com Pallotti eu Vou
.
5) 9º Fará uma homenagem com as professoras Artêmia e Rossana- Mensagens de Paz
6) Parabéns à Você.

7) Quadro de atividades e responsáveis:
Atividades:
Responsáveis:
Abertura
Diretora
Mensagem Inicial
Diretora, Pe. Clésio e Pedro
*** Apresentação
Profª Juliana
Caixa e auxiliares
Artêmia, Letícia e Rossana
Salgados
Juliana (Noelci)
Refrigerante
Marisa (Noelci)
Responsável- Música
Givago
Tenda da Leitura
Janete Motta, Joseane, Ana C.
Pintura de rosto
Giana, Carla
Oficina de Arte Terapia
Mara, Janete Marion
Brincadeiras
Marizane e Justina
Tobogã
Cris Recreações (Janete Motta)
Apoio
Ana Lúcia, Andréia,
Pipoca
Zazá Festas e Eventos (Janete Motta)
Animação da Escola de Samba- Vila Brasil
Final- Diretora (Noelci)



            8) Desmanche- todos