quarta-feira, 14 de maio de 2014

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA: PROFESSORES...

ESCOLA VICENTE PALLOTTI
CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA- PROFESSORES

      O momento aconteceu na sala do 5º ano que foi organizado de uma forma harmonizadora, com Bíblia, velas, tecidos etc.  Em uma mesa redonda: o pão (bisnaguinha),  vinho (tang de uva) e as lembrancinhas.
CANTO: Te Amarei

TEXTO INICIAL
Neste momento de ressurreição, resignificaremos valores importantes para nossa vida, tais como: amor, compaixão, solidariedade, humildade, crença e espiritualidade.Cada professor escreve no anjinho recebido.
Montagem: "Anjo dos Valores"

Os valores da Páscoa
A religiosidade sugerida pela Páscoa
Os valores são chaves para a nossa felicidade; são princípios que norteiam toda nossa vida e nos ajudam a dar sentido a todas as coisas. Na grande festa da Páscoa existe uma grande diversidade de valores: ela nos reúne, nos ajuda a criar laços, nos leva ao conhecimento de Deus, de nós mesmos e do outro e a sermos mais humanos, amigos e solidários.
Neste tempo pascal o valor maior é o da religiosidade: sabemos da grande importância dessa graça para a humanidade, esta nos marca desde as nossas origens. A religiosidade sugerida pela Páscoa é capaz de produzir em nós profundas transformações em nossa estrutura de base. Ela não é superficial e exterior, mas sim integradora; relacionada com as qualidades do espírito humano – tais como amor, a compaixão, a convivência e a abertura para Deus. Esta tem seus fundamentos em Cristo e em Seu novo mandamento do amor: "Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado" (Jo 13,34).
Outros grandes valores que não podem faltar são a unidade, o respeito e a solidariedade, assim como esses dias são celebrados como se fossem um só, da mesma forma também devemos viver, como uma só família humana, buscando uma convivência fraterna e pacífica. Que nossas boas obras e nossas vozes, em cada canto das nossas cidades, possam levar a alegria do Ressuscitado, sobretudo, aos pobres, doentes, àqueles mais distantes e a todas as pessoas, pois são amadas pelo Pai.
O grande valor da esperança deve ser muito cultivado: desde a alvorada de Páscoa, uma nova primavera de esperança invade o mundo: Jesus ressuscitou! Não só para que a Sua memória permaneça viva em nossos corações, mas para que Ele mesmo viva em nós, renove a nossa vida e nos potencialize para sermos melhores; para superarmos todos os sinais de morte que nos atingem, pois somos filhos da grande Vitória Pascal, a esperança resplandece em nossas faces. Como nos diz Papa Bento XVI: "É a esperança ativa, que nos faz lutar para que as coisas não caminhem para um fim perverso".
Nesta Páscoa valorizemos também a reflexão e meditação, principalmente sobre a Ressurreição e a Paixão do Senhor. Diz o apóstolo Paulo que "se Cristo não ressuscitou vã é a nossa pregação e a nossa fé" (I Cor 15,14). Toda a nossa fé parte do grande marco da Ressurreição. Em Cristo também todos nós ressuscitaremos. A Paixão do Senhor, Seu Sangue derramado por amor a cada um de nós, deve tocar profundamente nossos corações neste tempo tão especial.
Enfim, as ações nobres, os sonhos e lutas; a fé e a oração por um mundo mais justo e solidário, por cristãos mais renovados e fiéis. Que se encha nosso olhar de luz, como os dos discípulos e discípulas que viram o sepulcro vazio e o Filho de Deus ressuscitado. 
  
FONTE: Padre Geraldinho
blog.cançãonova.com/padregeraldinho
 Padre Geraldinho
blog.cançãonova.com/padregeraldinho

CANTO: Um certo Galileu – Padre Zezinho (farei a gravação, tocaremos no som).
LEITURA DO EVANGÉLHO (todos em pé)

Evangelho: João 15, 9-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João – Naquele tempo, 9Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. 11Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 14Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. 15Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. 17O que vos mando é que vos ameis uns aos outros. – Palavra da salvação.
                        
Pai Nosso e Ave Maria
CANTO: Ninguém te ama como eu – Padre Marcelo Rossi (farei a gravação, tocaremos no som).
*** Prepararemos uma bacia com água morna e pétalas de rosas para lavarmos as mãos, simbolizando o lava pés.
                                            Faremos a partilha do “pão” e do “vinho”
*** Na entrada terá um anjo com tais valores. Entregaremos um desses para cada um a fim de fazer uma dinâmica: cada um colocará no anjo valores deseja preservar ou adquirir e colará no grande anjo.
CANTO: Anjos de Deus – Padre Marcelo Rossi.
LEITURA

1 Coríntios 13
1             Mesmo que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o prato que retine.           
2             E mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e tivesse todo o conhecimento, e mesmo que tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.   
3             E mesmo que eu distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e entregasse meu corpo para ser queimado, mas não tivesse amor, nada disso me traria benefício algum.            
4             O amor é paciente; o amor é benigno. Não é invejoso; não se vangloria, não se orgulha,              
5             não se porta com indecência, não busca os próprios interesses, não se enfurece, não guarda ressentimento do mal; 
6             não se alegra com a injustiça, mas congratula-se com a verdade;           
7             tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.           
8             O amor jamais é vencido. Mas, havendo profecias, serão extintas; havendo línguas, silenciarão; havendo conhecimento, desaparecerá.     
9             Porque parcialmente conhecemos e parcialmente profetizamos;          
10           mas, quando vier o que é completo, então o que é parcial será extinto.             
11           Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança; mas, assim que cheguei à idade adulta, acabei com as coisas de criança.            
12           Porque agora vemos como por um espelho, de modo obscuro, mas depois veremos face a face. Agora conheço em parte, mas depois conhecerei plenamente, assim como também sou plenamente conhecido.  
13           Portanto, agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor.

Finalizamos entregando as lembrancinhas, fazendo o lanche e escutando a música Como é grande o meu amor por você – Padre Marcelo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário