quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

AVA II SEMESTRE/ 2013: NONO ANO...

AVA INTEGRADA
IIº semestre
Nome:_____________ Ano: 9º Ano  Data:___/___/2013

*
 Leia atentamente o texto abaixo:

ESTUDAR: UM PASSO ÀS CONQUISTAS

         Apontada como um dos principais direitos sociais, devido benefícios ao cidadão, a educação,
de fato, tornou-se um importante passo para as conquistas do ser humano, sejam elas sociais ou profissionais.
Hoje, com as mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, é nítido que toda a preparação intelectual põe o cidadão em vantagem no mercado de trabalho, já que promove conhecimentos variados e, assim, torna-o útil para atuar no tão competido ramo dos negócios.
         A preparação intelectual torna-se muito quando o assunto é ingressar no mercado de trabalho e então construir uma carreira bem sucedida. Uma das características que as empresas buscam nos candidatos é a qualificação profissional que o torna útil para atuar nas mais variadas áreas do mercado, assim como: administração, contabilidade, estatística etc. Nesse intuito, o mais preparado é quem tem mais possibilidades para erguer tal perspectiva, uma carreira de sucesso.
         De fato, o mais qualificado está em vantagem no mercado de trabalho. Devido à sua preparação construída ao longo da vida, há mais chances de atuar em cargos importantes no ramo dos negócios. Para tanto, como exemplo temos “Eike Batista”, um empresário brasileiro de sucesso que, após anos de estudo, tornou-se uma das pessoas com maior expressão profissional do planeta. Perante a isso, percebe-se que o estudo é a chave-mestra para a construção de uma carreira bem sucedida, e, portanto, o mais qualificado é o mais “cobiçado” pelo mercado profissional.
         Diante dos fatos supramencionados, é evidente que o estudo é benéfico nas conquistas do homem em meio 1..... sociedade. Logo que, para isso, qualificar-se por meio de cursos profissionalizantes torna-o útil para atuar no tão competido ramo dos negócios. Portanto, faz parte do Governo oferecer educação de qualidade 2...... população, democratizando o acesso 3.... universidades e cursos profissionalizantes aos mais carentes, a fim de colocá-los em pé de igualdade na disputa trabalhista. São ações como essas que podem oferecer 4...... todos um passo às conquistas.
1.      O gênero textual do texto lido é:
(    ) crônica  (   ) narração   (    ) texto argumentativo    (   ) descrição     (   ) dissertação

2.      A principal ideia transmitida pelo texto é:
a-      (  ) O governo promove a cidadania oferecendo educação de qualidade  através do acesso às universidades e cursos profissionalizantes aos mais carentes.
b-     (   ) As empresas buscam nos candidatos  a qualificação profissional.
c-      (   ) O profissional mais bem preparado está em vantagem no mercado de trabalho.
d-     (   ) O estudo é a chave-mestra para as conquistas sociais e  profissionais do ser humano.

3.      Comente o seguinte trecho do texto: “percebe-se que o estudo é a chave-mestra para a construção de uma carreira bem sucedida, e, portanto, o mais qualificado é o mais “cobiçado” pelo mercado profissional.
 --------------------------------------------------------------------
4.      Assinale a alternativas abaixo que completa corretamente os espaços em branco no último parágrafo do texto:


a-      (   ) a – à – às – a        b- (   ) à – à – às – a        c- (   ) à – à – as – a       d- (   ) a – a – às – a
5.      Divirta-se com a charge. Depois responda as questões abaixo: 
a-      Sabe-se que o trabalho em equipe acontece quando várias pessoas se unem buscando um resultado comum, um exemplo disso é um time de futebol. O funcionário da charge sabe trabalhar em equipe? Explique.
-----------------------------------------------------
-----------------------------------------------------
-----------------------------------------------------

b-     No 2º quadrinho, segundo a língua padrão, há um erro de colocação pronominal. Descubra e corrija-o:
---------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------
c-      Seja criativo e construa OUTRO quadrinho com uma possível resposta, dada pelo chefe ao funcionário.

6- As redes sociais têm um potencial incrível para gerar interação entre os jovens. Eles sabem utilizá-la, estão familiarizados com vários recursos acessam-nas com freqüência.  Um grupo de estudante resolveram  os seguinte problema matemáticos online:
·         Renato quer saber quantos metros de fio são necessários para “puxar luz” de um poste de 6m de altura até a caixa de luz que está ao lado da casa e a 8m da base do poste? Renato é um cidadão participativo, esta sempre buscando informações atualizadas sobre os tributos da sua conta de luz.

a)      5m               b) 8 m           c)  8,5 m                 d) 10 m

7-Paulo esta analisando um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 14 cm e um dos catetos mede cm. Ele que saber qual é a medida do outro cateto. Pediu ajuda online para seus amigos que enviaram várias respostas, diga você qual é a resposta correta:
a)      5cm           b)  8,4 cm            c)  10cm             d)  11 cm


8-Fabiana estava fazendo atividades online com seus colegas e avistou um edifício que tem 15 m de altura, com uma escada colocada a 8 m de sua base ligada ao topo do edifício. Ela quer saber o comprimento dessa escada, calcule você e diga qual foi a resposta correta que Fabiana encontrou?

a)       12,85 m              b)  30 m         c) 17 m           d)  15 m


9- Neste mesmo edifício (questão 8),segundo informações do síndico, dos moradores são estudantes que buscam qualificações  profissionais, através de cursos profissionalizantes oferecidos pelo governo. Eles almejam ingressar no mercado de trabalho e então construírem uma carreia bem sucedida. Quantos são os estudantes?

10- Hoje, as empresas recebem currículos de trabalho via internet. Mauro resolveu enviar a seguinte frase em seu currículo: “Realizo qualquer trabalho com eficiência e disposição” e logo foi selecionado para uma entrevista com o setor de recursos humanos. Bem, em Física, a grandeza trabalho representa a intensidade de uma força aplicada a um objeto que provoque seu deslocamento.
            Sabendo disso, resolva o problema:
            Um bloco de concreto foi deslocado por 10m com uma força de 96 N. Qual o valor do trabalho realizado por essa força?

11- Observe.

            na figura, ao lado, foram dadas dicas ergonômicas para a utilização correta do computador.  O encosto para as costas e o apoio para os pés evitam:

a) problemas musculares.
b) Problemas de visão.
c) problemas no aparelho esquelético.
d) problemas nos tendões.
e) sobrecarga das costas.

12- A cada dia mais e mais equipamentos eletrônicos sofisticados são criados e o objetivo disso  é aumentar a EFICIÊNCIA desses equipamentos. A palavra em destaque relaciona-se, em física, com:

a) potência.
b) movimento uniforme.
c) massa.
d) deslocamento.
e) força.

13- Vivemos na era digital, onde muitas informações são transmitidas de forma instantânea. Um dos meios de comunicação mais utilizados na era da comunicação são as redes sociais. Sobre as redes sociais e as novas tecnologias marque a resposta INCORRETA.
a) Através das redes sociais muitas pessoas sofrem com demonstrações de preconceito e xenofobia
b) Muitos terroristas usam Facebook, Youtube, Skype, e outras estratégias tecnológicas para distribuir conteúdo ideológico e planejar ataques.
c) As novas tecnologias representadas pelos microcomputadores, smartphones e tablets, responsáveis pelo acesso às redes sociais e pela transmissão de grande quantidade de informações em tempo real são elementos vitais da globalização.
d) As redes sociais servem apenas para entretenimento e conexão entre as pessoas, estando longe de ser importante para o mercado de trabalho e mundo dos negócios.

14 - As novas profissões terão como objeto de trabalho as máquinas e as tecnologias exigindo cada vez mais qualificação dos trabalhadores. Sendo assim, qual será o principal elemento empregado na atuação dos profissionais do futuro:
a) Força
b) Conhecimento
c) Dinheiro
d) Tempo

15 - Diante das novas tecnologias e do mercado de trabalho o profissional mais qualificado está em vantagem em relação aos demais, pois devido à sua preparação construída ao longo da vida, há mais chances de atuar em cargos importantes no ramo dos negócios. Quais setores necessitam investimentos consideráveis por parte do Governo para garantir economia e mercado de trabalho sólidos?
a) Cultura – Educação - Saúde
b) Saúde – Educação – Ciência
c) Educação – Ciência - Tecnologia
d) Tecnologia – Saúde - Ciência

16- A primeira emissora de rádio do Piauí foi, segundo o historiador Alcides Nascimento, a Rádio Educadora de Parnaíba, inaugurada na década de 1940, cerca de dezoito anos após ter surgido a primeira estação de rádio do Brasil. Como se sabe, o rádio foi fortemente utilizado como instrumento de propaganda política por alguns governos “populistas” no Brasil, entre os quais se destaca o do presidente:
a) Humberto Castelo Branco.
b) Getúlio Vargas.
c) Prudente de Morais.
d) Ernesto Geisel.

17- A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
            Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para:
a) conscientizar os trabalhadores de que os direitos sociais foram conquistados por seu esforço, após anos de lutas sindicais.
b) promover a autonomia dos grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento.
c) estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas.
d) consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas.

18- Leia o texto a seguir e responda a questão:
                                          
   O rádio e os discos
“Apesar da melhoria da qualidade, as tiragens dos discos, no começo dos anos 1930, ainda eram pequenas. Com o impacto do rádio, que começava a se profissionalizar, o público acabaria comprando mais discos, pois multiplicavam-se os astros e estrelas promovidos pelos programas de rádio.”
·          De acordo com o texto, o rádio ajudou ou prejudicou a venda dos discos? Justifique:
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________

19- Com a ascensão da internet muitas empresas estão aderindo ao ambiente virtual como espaço para desenvolver atividades. Segundo especialistas, há alguns perigos para o profissional que trabalha diariamente no ambiente virtual. Marque a alternativa que não representa um perigo nesse tipo de trabalho:
a) Uso das redes sociais para dispersão no trabalho.
b) Uso das redes sociais, dispositivos, aplicativos e internet como ferramentas que aceleram o desenvolvimento de tarefas no trabalho.
c) Dificuldade em administrar o tempo de trabalho na frente do computador.
d) Uso da internet para resolver assuntos pessoais na hora de trabalho.

20- O caráter das postagens nas redes sociais revela muita coisa sobre a pessoa que posta. Diante disso, é incorreto afirmar que as postagens:
a) Podem ser ferramentas de visibilidade pessoal e profissional.
b) Interferem em processos de contratação e permanência no emprego.
c) Muitas vezes são usadas como prova em processos judiciais.
d) Não são levadas a sério.


21- O comportamento sedentário está fortemente relacionado ao aumento do risco de contrair doenças. O número de horas diárias que o indivíduo passa vendo televisão ou teclando em um computador aumenta sua exposição, não só à obesidade e todas as suas conseqüências, mas também a fortes dores de coluna e problemas posturais. Isso é o que diz recente pesquisa publicada pela VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) realizada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Complementada pelas estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), que apontam que 80% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar este mal durante a vida, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) recomenda a adoção ou mudança de alguns hábitos cotidianos na hora da realização destas atividades. A imagem a seguir mostra a diferença entre a postura incorreta e a postura ideal que se deve manter ao usar o computador:

As possíveis doenças causadas pela má-postura são:
a)      Artrose , lordose, cifose, escoliose, Lesões por Esforço Repetitivo, Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho, Cefaléias;
b)      Pedras na visícula, nos rins e inflamação do apêndice;
c)      Infecções nas amígdalas e garganta;
d)     Luxações, distensões musculares e fraturas expostas;
e)      Doenças de pele.
22- Na criação do Planetinha e Pequeno Príncipe, usamos uma técnica  que envolve  o uso  de jornal.
      Marque as respostas certas das afirmativas abaixo:
a) Neste trabalho garantimos os saberes  da  história para nossa geração e o conhecimento filosófico da obra.
b) trabalhamos com papietagem  na construção do Planetinha.
c)  com  o uso indevido  de materiais não foram alcançados  os objetivos  da instalação.
d) ao final  das criações montamos uma  instalação  dos materiais usando o espaço concreto do salão da escola.
23- Sabendo que...
CHARGE refere-se a um acontecimento recente, de cunho social, político, esportivo, cotidiano. Apresenta diálogos e situações contextualizadas.
CARTOON retrata um acontecimento de modo global, uma causa (ecologia, por exemplo) e é rica em detalhes, com pouco ou nenhum diálogo.
TIRA é uma história em quadrinhos  com apenas 3 quadros,  geralmente de aspecto cômico.
- OBSERVE a figura abaixo e responda:

      












LOOK POLLY ...  IT SAYS
THAT PEOPLE WHO SPEND
TOO MUCH TIME ONLINE
     NEGLECT THEIR
OTHER RELATIONSHIPS

a) É uma charge, cartoon ou tira ? Justifique sua resposta.
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________

b) Na 2ª linha aparece um pronome relativo que se refere a pessoas. Que pronome relative é esse ?   
 _____________________________________
_____________________________________

c) Qual o nome do parrot (papagaio) ? 
______________________________________
______________________________________


24- Redação: Considerando que o tema “tecnologias” foi abordado em todas as disciplinas no I e II semestres, inclusive através de leituras on lines, sabemos da importância que a leitura de livros, em sua forma física têm também. Então, faça um texto, relatando algo interessante que você leu no livro “Nos Trilhos da Paixão”, fazendo seu comentário e mensagem para nossa vida que o livro transmite. Lembre-se que uma ficha de leitura, também foi trabalhada nas aulas de língua Portuguesa. Ao escrever, fique atento às normas de Redação!
       Elaborada pelos professores dos Anos Finais. Apoio Direção e Coordenação Pedagógica

MENSAGEM: VOLTA ÀS AULAS- ViP...

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,/ a que se deu o nome de ano,/ foi um indivíduo genial./ Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão./ Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos./ Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente". O poema "O Tempo", de Carlos Drummond de Andrade, é perfeito para ilustrar o primeiro dia como de aula.

            Na segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a esperança realmente se renovou. Mais um ano letivo iniciou na Escola Vicente Pallotti. Aproximadamente 145 crianças e adolescentes começam uma nova jornada rumo à aventura do aprendizado, da descoberta, da capacidade de aprimorar talentos. 

Cabe a nós, educadores, acolher esses alunos, recebendo-os com o coração repleto de confiança, de expectativa e de crença na força desses seres em formação. Educar é um trabalho que requer a união entre a escola,  família e  comunidade. Acreditamos que a educação é composta por gestos e ações simples. Atitudes que ajudam a escola a ser mais participativa e envolvente.


            Por tudo isso, a todos aqueles que se dedicam ao instigante espetáculo da educação: um excelente retorno, uma excelente aula... ".Descrição: como ganhar na mega-sena
                                                                                   Direção e Coord. Pedagógica

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

VIAGEM NONO ANO: PARQUE AQUÁTICO DE VIAMÃO...

Durante o ano letivo de 2013, muitos foram os esforços e apoio da comunidade escolar para a arrecadação de verba que possibilitasse esta viagem, escolhida pelos alunos. A atividade mais significativa que proporcionou este passeio aos alunos, três mães e cinco professores foi o "BRECHOLLÓTTI", abastecido constantemente por doações dos professores , parentes e amigos. Agradecemos a todos que ajudaram e também um agradecimento especial à comunidade do Bairro Renascença que sempre prestigia nossos eventos.

ViP: FORMAÇÃO CONTINUADA E PLANEJAMENTO 2014...

Dia: 02/01/2014 (quinta) Acolhimento: Música
1) 8h às 10h- Prof Jolair (FAPAS)
* Campanha da Fraternidade 2014
* Educação Humanizadora
* Missão Palotina
2) Intervalo: 10h às 10:20
3) 10:20- Jolair

Dia: 03/01/2014 (sexta)
1) 8h às 10h- CCPallotti
Ass. Social- Pedro, Flávia e Márcia
2) 10:20 às 11:20- PSF- Ass. Social Simone
* Parceria de projetos com a comunidade escolar.
11:20 às 12h- Relatório dos questionários enviados aos pais, professores, funcionários e alunos.


Dia: 06/01/2013 (segunda)
1) 8h- Mensagem
2) 8:15 às 10h- Definição dos objetivos e prioridades para 2014
Definição dos temas norteadores trimestrais(unidade de ação)
Semana da Leitura? (1h aula de cada professor na Informática)
3) 10h- intervalo
4) 10:15 às 12h- Planos de Estudos
* Planejamento- como receber os alunos, aulas, decoração das salas e Calendário Escolar 2014.


Relembrando...

Campanha da Fraternidade 2014
Tema: Fraternidade e Tráfico Humano
Lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)
Objetivo Geral- identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.
Objetivos específicos:
*
Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos sofridos por esta exploração;
*
Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vitimas dessas práticas;
*
Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador desta realidade aviltante da pessoa humana;
*
Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano;
*
Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania dos atingidos;
*
Reivindicar, aos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar, eclesial e social;
Interpretação do Cartaz: poderá encontrar em: http://www.missionariascatequistassc.org.br/mcsc25/index.php/publicacoes/noticias/109-cf2014

Resultado dos estudos e reflexões: Tema Norteador Anual para 2014
Conhecimento e Liberdade
Tema Norteador do I Trimestre: Busca do Conhecimento para Ser e Ter
Objetivo: Ressignificar a formação integral do educando

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

AVALIAÇÃO INTEGRADA- I SEMESTRE- 2013/ OITAVO ANO...

“Educação: Missão de todos, tarefa de cada um.”
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES- RECUPERAÇÃO PARALELA
1º semestre
Nome:_____________ Ano: 8º   Data:___/___/2013
1.      Leia o texto com atenção:

Você consegue ficar uma hora por dia longe da tecnologia?  
Vivemos uma realidade que, de fato, tem mudado de maneira significativa. Um dos pontos centrais de toda esta transformação, sem dúvida alguma pode ser atribuído ao nosso acesso à tecnologia. Em uma época em que estar conectado virou algo normal – no computador de casa ou do trabalho, pelo laptop, smartphone ou tablet, – a tecnologia se tornou parte de nosso dia a dia. Quase tudo pode ser feito através desses equipamentos.
Você já deve ter percebido que o telefone celular que carregamos no bolso é ao mesmo tempo GPS, rede social, máquina fotográfica, filmadora, armazena suas músicas, permite acesso à internet, envia mensagens, é um despertador, ou seja, temos à disposição de nossas mãos um verdadeiro portal pessoal. Entretanto, esta funcionalidade toda começa a nos trazer alguns problemas.
Estudos mostram que os usuários excessivos não só se distraem com extrema facilidade com seus celulares, como também apresentam dificuldade em controlar o tempo gasto. Indivíduos que fazem uso excessivo de telefones móveis apresentam também problemas interpessoais e, em especial, algum tipo de problema na vida familiar onde, com frequência, essa pessoa atende chamadas e/ou mensagens de texto, ignorando a conversa com os outros membros da família.  A troca de mensagens eletrônicas através do celular aumenta a percepção da carga de trabalho entre os funcionários.
Tamanha é nossa necessidade de estar conectado que o medo de não participar da vida on-line ou de não ter como se comunicar através de um aparelho de comunicação móvel, ganhou um nome. A palavra é nova e veio do inglês: “no mobile”, que se transformou em nomofobia ou o medo de ficar sem acesso móvel.
E as coisas não param por aí. As pessoas perdem a noção do tempo quando estão manuseando seus celulares. É fácil perceber isso em restaurantes, aeroportos, cinemas ou salas de aula. Isso ocorre, pois os usuários adentram em um estado de consciência alterado e a isso se chama “experiência de fluxo”. Tal vivência ocorre quando fazemos algo que é muito prazeroso e, ao mesmo tempo, gratificante. Certas tecnologias nos possibilitam isso, pois nos oferecem a possibilidade de viver uma infinidade de experiências e sensações nas quais o usuário desfruta de estado progressivo de contemplação, atingindo então o que afirmam ser a “experiência ideal”. Sentimos que o tempo passa mais devagar, e assim as pessoas gastam com os seus eletrônicos mais tempo do que o inicialmente planejado. É por esta razão também que muitas pessoas se tornam “dependentes da tecnologia”, pois percebem que ao usar os eletrônicos, podem atingir esse estado maior de bem-estar consigo mesmos, afastando-se temporariamente de seus problemas e de suas aflições pessoais.
As conexões digitais podem nos oferecer a ilusão da companhia, sem as demandas de uma verdadeira amizade o que acaba afastando as relações diretas entre as pessoas. Veja que não estou falando mal da tecnologia, mas da forma com que a temos utilizado.
Adaptado -Entrevista on-line- Dr. Cristiano Nabuco 10/05/2013
2.      Interpretação e compreensão do texto:
a)      Quais as novas tecnologias que mantém as pessoas estão conectadas?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)      Segundo o texto uma nova palavra foi criada na língua portuguesa para designar o medo que as pessoas sentem de não participar da vida on-line. Que palavra é essa?  .....................................
c)      Que tipos de problemas enfrentam as pessoas que fazem uso excessivo do celular?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d)     Para você qual é o aspecto positivo e negativo das tecnologias?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3.  Tirinha humorística:
a)      Na frase: “Tu é muito atrasado.”:
·         Na tirinha é permitido o uso do verbo “é”. Gramaticamente a conjugação desse verbo na 2ª pessoa do singular ficaria ...................................
·         classifique o sujeito e o predicado- ................................................................
b)      Encontre o vocativo no 1º quadrinho da tirinha? ----------------------------------------------
c)      As palavras circuladas no último quadrinho são adjuntos.................................
d)     Retire e organize os adjuntos adverbiais sublinhados nos quadrinhos 1 e 2:
Afirmação


intensidade
Negação


4- No mês de julho as vendas diminuíram na loja de Paulo. Eleresolveu vender por preço de custo,cada produto anunciado abaixo, para as escolas.

                          
celular= X reais





                                                                                                                                                                                                                                             notebook= Y reais

A escola VIP comprou 2 celulares e 5 notebooks. AEAP comprou 3 celulares e 2 notebooks.  Considerando esses dados, responda:
a)      Qual polinômio representa a quantia que a escola VIPgastou?

b)      Qual polinômio representa a quantia que a escola EAP gastou?


c)      Qual polinômio representa a quantia que as duasgastaram juntas?


d)     Multiplique o polinômio encontrado na letra “a”pelo polinômio encontrado na letra “b”.


5- O anúncio de máquinas de lavar da década de 50 demonstra, além do progresso tecnológico, a libertação da mulher do mundo doméstico, isto é, a mulher passou a ter mais tempo para se dedicar à outras atividades.  Na década de 60, uma conquista revolucionária foi muito importante para o universo feminino: a pílula anticoncepcional. Era o primeiro método que reduzia o risco de gravidez, possibilitando o controle sobre seu próprio corpo e sobre o momento certo de ser mãe. Sobre a pílula anticoncepcional é correto afirmar:

a)(   ) é tomada diariamente durante trinta dias e permite a ovulação.
b) (   ) é feita em laboratório a partir dos hormônios estrógeno e progesterona e impede a passagem do espermatozoide nas tubas uterinas.
c) (   ) é feita a partir de hormônios sexuais e inibe o processo de liberação do gameta feminino pelo ovário.
d) (   ) é um medicamento que deve ser tomado horas antes da relação sexual e que mata os espermatozoides.
e) (   ) protege a mulher apenas no período fértil.







6- De acordo com o texto “Você consegue ficar uma hora por dia longe da tecnologia?”: estudos mostram que os usuários excessivos não só se distraem com extrema facilidade com seus celulares, como também apresentam dificuldade em controlar o tempo gasto. Indivíduos que fazem uso excessivo de telefones móveis apresentam também problemas interpessoais (...). 
            Além disso, de acordo com o médico Maurício de Souza Lima, o uso do celular tem limite. Quando torpedos e ligações ultrapassam a medida, a saúde dos adolescentes também fica comprometida. Os abusos podem atrapalhar o sono, comprometer o crescimento e até gerar crises de ansiedade.
            Todos os adolescentes passam pela puberdade. Esta é uma preparação para a fase adulta e é responsável pelas mudanças de comportamento da maioria dos adolescentes. Sobre a puberdade são corretas as afirmações:
a) (   ) as mudanças ocorrem somente com as meninas que começam a menstruar.
b) (   ) os meninos iniciam a produção de espermatozoides e as meninas começam a ovular.
c) (   ) meninos e meninas já podem gerar filhos, uma vez que iniciam o amadurecimento dos seus gametas.
d) (   ) o aparecimento de pelos pubianos e o crescimento dos órgãos genitais são mudanças comuns em ambos os sexos.
e) (   ) as meninas já podem engravidar com total segurança, pois seu corpo já está preparado para abrigar um novo ser.

7- Alguns estudos sobre crianças e adolescentes que ficam mais de três horas diárias em frente à televisão ou ao computador mostram que eles têm, frequentemente, “problemas de peso” (obesidade) ou ficam desanimados e desinteressados para outras atividades, como praticar esportes, brincar ao ar livre com outros colegas, passear em museus, parques. 

A prática de exercícios físicos, fundamental durante toda a vida, é imprescindível na adolescência. Coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas referentes à obesidade.
a.(   ) O excesso de gordura é um dos principais fatores de entupimento de vasos sanguíneos.
b.(   ) Não devemos cortar totalmente o consumo de gordura, pois precisamos delas para o funcionamento de algumas estruturas do corpo, como por exemplo as membranas plasmáticas das células.
c.(   )  A gordura é uma substância que assim como o açúcar se dissolve na água.
d.(  ) O excesso de calorias ingeridas na alimentação se transforma em gordura e se deposita em uma camada de gordura formada por tecido adiposo.
e.(   ) De acordo com o texto, não se pode de maneira alguma, utilizar-se das tecnologias como uma forma de lazer.


8- As nações desenvolvidas possuem altos investimentos em ciência e tecnologia principalmente nas redes e sistemas de informação e de comunicação, tanto que muito dos produtos que utilizamos no nosso dia a dia vem dos países considerados ricos. São exemplos de países que possuem alto poder tecnológico:
a) (  )Estados Unidos, Canadá, Japão b) (  )Brasil, Argentina, China
c) (  )Estados Unidos, Peru, Venezuelad) (  )Austrália, Nova Zelândia, Bolívia


9– Considerando o tema desenvolvimento e subdesenvolvimento e analisando a charge abaixo, o que se pode concluir:

a) (  )Se toda população de um país tiver acesso à tecnologia ele já é considerado desenvolvido.
b) (  )Não basta ter tecnologia, a população precisa ter conhecimento e educação para chegar ao desenvolvimento.
c) (  )A riqueza e a pobreza dos países podem ser calculadas apenas pelo poderio tecnológico do mesmo.
d) (  )Um país que tem tecnologia avançada não tem problemas sociais.

10– A evolução da tecnologia não traz apenas benefícios para a sociedade. Com relação a frase, qual afirmativa abaixo está INCORRETA?

a) (  )A pobreza e a riqueza produzem diferentes tipos de degradação ambiental, entretanto isso não quer dizer que não as produzam.
b) (  ) Os países desenvolvidos degradam através da exploração de recursos e altíssimos índices de poluição principalmente pelos gases emitidos na atmosfera.
 c) (  )Apenas os países ricos precisam se preocupar com os fenômenos ambientais, pois consomem e produzem  em maior quantidade.
d) (   )Os países subdesenvolvidos degradam muitas vezes pela falta de informação, pois tem índices de educação muito baixos e principalmente pela sobrevivência.

11.      Atualmente todos sabemos da importância dos analgésicos e anestésicos para evitar que sintamos muita dor.  Imaginem vocês se vivêssemos em uma época histórica onde essas substâncias não tivessem ainda sido produzidas? Teríamos de aguentar dores de cabeça, na coluna, dores musculares e pior, cirurgias e até mesmo extrações dentárias sem nenhuma alternativa para alívio da dor. Pois fique sabendo que quando Tiradentes, o único líder pobre da Inconfidência Mineira (1789) atuava como dentista, era assim que funcionava, pois a descoberta da anestesia só aconteceu nos anos de 1830 na Europa e na década seguinte foi aprimorada por médicos estadunidenses. Essa grande invenção na história da medicina não só beneficiou os pacientes, como também tornou mais fácil a vida dos cirurgiões, que tiveram seu trabalho facilitado. A anestesia é um exemplo da importância da Revolução Industrial para nossas vidas, bem como a produção de vacinas, de medicamentos...
Voltando a falar do nosso “herói da Inconfidência”...

 Tiradentes trabalhou como dentista, após aprender essa profissão com seu padrinho, que era cirurgião-dentista. Mas o curioso é que, apesar do apelido, ele não gostava de arrancar dentes e preferia prevenir os pacientes para que os dentes fossem conservados. Ele foi um dentista inovador, pois implantava dentes esculpidos por ele mesmo, usando suas habilidades de joalheiro.

Responda com suas palavras, por qual motivo Tiradentes foi o único líder da inconfidência que além de ser preso, foi morto e esquartejado em praça pública?
................................................................................................................

12. “É assustadoramente óbvio que nossa tecnologia ultrapassou nossa humanidade.” Albert Einsten.
            Escreva com suas palavras sobre elementos positivos e negativos que nos deparamos hoje que são decorrentes da Revolução Industrial:
...........................................................................................................
...........................................................................................................
13. Responda:


Com base na análise da charge acima, no filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin e em nossas aulas, responda por qual motivo o personagem de Chaplin no filme que representa grande parte dos operários de fábricas, adoeceu e precisou ser internado?
.........................................................................................................
........................................................................................................
14-“A Internet foi considerada uma das maiores invenções do século XX. Ao criar uma rede de troca de informação a nível mundial, a Internet veio encurtar as distâncias, contribuir para a ideia de uma aldeia global”. A frase correta é:
a) (   ) a invenção da internet foi a pior coisa que aconteceu no século passado.
b) (   ) a globalização, as trocas de produtos e informações entre os países, só acontece por causa da internet.
c) (  ) a internet é um elemento facilitador na troca de informação que contribui para uma visão de mundo como uma aldeia onde a distância foi superada.
d) (   ) a internet é uma invenção que não tem utilidade nenhuma no mundo dos negócios.

15- Marque a resposta verdadeira:
“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade”.
a)(   )  as pessoas têm mais facilidade para lidar com a tecnologia do que lidar com outras pessoas.
b)(   ) somos mais robôs do que seres humanos.
c) (   ) a tecnologia é algo de outro mundo.
d) (   ) a tecnologia foi superada pela humanidade.

16- Em geral, a produção artística de determinada sociedade pode demonstrar o desenvolvimento tecnológico, isto é, os conhecimentos técnicos e científicos que ela alcançou.
           
 Isto acontece nas artes porque algum artista se interessou e foi em frente buscando explorar as novidades. O que sabes sobre a arte do cinema e quem foi o grande incentivador das produções cinematográficas?
....................................................................................................
...................................................................................................

17-A atração exercida sobre as crianças pelas novas tecnologias como videogames, computadores, celulares e televisão leva-as a ficar “coladas à cadeira” a maior parte do tempo livre, deixando de lado brincadeiras ao ar-livre e atividades esportivas, atividades estas que promovem saúde, levando ao sedentarismo e obesidade.
        São também problemas causados pelo uso excessivo das tecnologias, hábitos sedentários e má alimentação:
a. (    ) Ganho de massa magra, aumento da força muscular, flexibilidade e resistência.
b. (    ) Má postura, dores de coluna, sobrepeso, stress, pressão arterial alta, falta de condicionamento físico, depressão, diabetes.
c. (    )Maior autoestima, diminuição da ansiedade, bem estar psicológico.
d. (    ) Lesões articulares como entorses e luxações.

18- Muitos computadores novos vem equipados com “wireless”. O que é “wireless” ?
  1. Acesso a internet sem precisar de cabo
  2. Auto-falantes sem cabo
  3. Teclado sem cabo
  4. Fonte de energia sem precisar de cabo

19- O “mouse” é qual parte do computador?
  1. O aparelho usado para selecionar e clicar na tela do computador
  2. O lugar onde você digita
  3. A tela do computador
  4. O aparelho usado para impressão


BOM TRABALHO!
Elaborada pelos professores dos Anos Finais- Apoio Direção e Coord. Pedagógica