segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

AVALIAÇÃO INTEGRADA- I SEMESTRE-2013/ SEXTO ANO...

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES- RECUPERAÇÃO PARALELA
1º semestre
Nome:_____________ Ano: 6º Ano   Data:___/___/2013
  1. Leia, com atenção, a poesia:

Tecnologia

Pipas não mais são alçadas.

Inexistem crianças nas calçadas.
Não vejo pernas raladas,
Apenas pontas de dedos calejadas.

Uma juventude robotizada,
“Gigabytes” de memória aguçada,
Praticamente não esquecem nada,
Quando esquecem, no computador dão uma olhada.

Adolescentes em busca de namoradas,
Salas de bate-papo on-line lotadas.
E a nossa criatividade sempre apontada.
Pela tecnologia é totalmente ofuscada.

E com isso a imaginação é congelada,
Parada, obstruída... Assassinada.
Para a diversão, basta uma busca caprichada...
Na internet, a qualquer clique damos uma gargalhada.

Poesias no computador são digitadas,
Não existem mais rascunhos com palavras riscadas.
Não acredito... Vendi-me a tecnologia apresentada,
Acho que a simplicidade de cadernos de poesia foi trocada...
Autor desconhecido
  1. Interpretação e compreensão da poesia:
a-      Qual é a tecnologia que a poesia refere-se?

b-      Segundo a 1ª estofe da poesia, porque não há mais crianças nas calçadas com as pernas raladas?

c-      Na 4ª estrofe, o que é preciso fazer para encontra diversão?


  1. Na tela do computador, tem palavras retiradas da poesia. Copie-as, no lugar certo, de acordo com sua classificação:

  2. (as palavras dentro da tela de computador)

    NOSSA     SEMPRE  
    ESQUECEM  RASCUNHO
    ACREDITO  OBSTRUÍDA
    CAPRICHADA    CHIQUE   COM
    BASTA    CRIANÇAS
    BATE- PAPO   JUVENTUDE
    DÃO



    ENCONTRO CONSONANTAL-
    ---------------------------------------
    DÍGRAFO CONSONANTAL-
    ----------------------------------------
    DÍGRAFO VOCÁLICO-
    ---------------------------------------
    DITONGO ------------------------
    SUBSTANTIVO:
    • Comum no plural-----------------
    • Substantivo composto -----------
  3. Os alunos do 6º ano, usam as tecnologias ( internet, celulares ...) de forma responsável e consciente.   Os alunos foram para o Laboratório de Informática fazer exercícios online.  Eram 20 questões e eles só responderam das questões.                                                                                                     Cálculos:                                        
    a)      Quantas questões eles resolveram?                                                                           
    b)      Indique em forma de fração, quanto faltou para eles responderem as questões: ______

    c)      Eles já resolveram a metade das questões?   (   ) sim      (   ) não
    5. João e Marcos são colegas.   Eles estão online resolvendo a seguinte questão:
                 João encontrou como resposta  e Marcos encontrou  .   Qual deles fez o cálculo correto?
    Cálculos:


    Resposta:_______________________________

                6. Existe tecnologia para extrair e transformar matéria e energia a partir de vários recursos, inclusive a água. Enfim, todas essas possibilidades têm trazido melhorias na nossa qualidade de vida e comunidades que não têm acesso a essas melhorias dificilmente diriam que sua vida é melhor do que a de quem desfruta de tudo isso.
                Atualmente, o problema ambiental está na forma como os recursos naturais são utilizados. Em grande parte, continuamos agindo como se a natureza ainda estivesse à nossa disposição e o esgotamento de recursos não fosse algo possível e próximo. Assinale a alternativa certa sobre os problemas ambientais atuais:
    a) (   ) o esgoto das residências contamina somente a água que os seres vivos consomem.
    b) (   ) os tipos de poluição que mais prejudicam o meio ambiente são os que agridem o ar e a água.
    c) o efeito estufa provoca o resfriamento do globo terrestre o que poderia levar os seres vivos à extinção.
    d) (   ) muitos animais marinhos estão morrendo porque o ar está ficando cada vez mais poluído.
    e) somente as cadeias alimentares terrestres sofrem com a poluição provocada pelo ser humano.

    7. Considera-se lixo tecnológico todo aquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, incluindo os acumuladores de energia (baterias e pilhas) e produtos magnetizados. O mundo joga fora cerca de 50 milhões de toneladas de sucata eletrônica por ano, entre computadores, celulares, televisores e aparelhos de som. Em 2007, os brasileiros compraram 20 milhões de computadores, 11 milhões de televisores e 21 milhões de novos telefones celulares. (http://ecoamigos.wordpress.com/2008/10/20/lixo-tecnologico/)
                O problema do lixo tecnológico está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Sobre o assunto, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
    a) (    ) As pilhas e baterias devem ser entregues em pontos de coleta de cada cidade.
    b) (    ) A crescente produção de lixo tecnológico não é um problema que preocupa os brasileiros, pois sabemos como reciclá-lo.
    c) (    ) Pilhas, tubos de imagem de televisores e baterias liberam substâncias altamente tóxicas  que contaminam a natureza.
    d) (    ) A contaminação pelas substâncias liberadas pelo lixo tecnológico não afeta a saúde humana.
    e) (    ) A maioria dos materiais que compõem o lixo tecnológico pode ser reciclado, assim como o vidro, o papel e o metal.
                8. Há algum tempo, o Globo Rural, programa apresentado na Rede Globo, mostrou como famílias nordestinas têm utilizado a tecnologia a seu favor, construindo cisternas (reservatórios) ao lado de suas casas para captar a água da chuva. As famílias armazenam a água para ocasiões de estiagem (seca), uma vez que o ecossistema da região tem condições climáticas características como pouca chuva e temperaturas muito altas. Assinale a alternativa correta sobre o ecossistema mencionado na reportagem:
    a) (   ) é um ecossistema que possui a maior diversidade de espécies do planeta.
    b) (   ) é denominado Caatinga e uma espécie de planta característica da região é a palma, planta semelhante aos cactos.
    c) (   ) é chamado de Manguezais e possui plantas com raízes que acumulam água.
    d) (   ) é chamado de Cerrado com plantas retorcidas.

    9. Nas últimas décadas a tecnologia invadiu nossas vidas, seja no trabalho, na rua ou em casa, estamos constantemente em contato com diferentes aparelhos de comunicação. A transmissão de sinais de rádio, televisão, celulares e a interligação de redes de computadores, como a Internet, só é possível graças a:
    a) (  ) Satélites Naturais       b) (  )Rosa – dos- Ventos      c) (  )Satélites Artificiais     d) (  )Bússola

    10. Astronáutica é o ramo da ciência e da tecnologia que se ocupa com estudos e máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, é a ciência e a tecnologia do “vôo” espacial. Sendo assim, a Astronáutica tem a função de estudar:
     a)(  ) As formas de vida da Terra                      b)(  ) O clima dos planetas
    c) (  )O Sol e as demais estrelas                        d) (  )Corpos celestes, estrelas, planetas, cometas, galáxias.

    11. A tecnologia utilizada nas Usinas Hidrelétricas aumenta a eficiência e o rendimento das mesmas, permitindo a obtenção de maior eficiência e confiabilidade do sistema que conduz e produz a energia elétrica. Sobre a produção de energia é INCORRETO afirmar:
    a) (  ) No Brasil devido a grande quantidade de rios a maior parte da energia elétrica vem das Usinas Hidrelétricas.
    b) (   ) Quanto maior os desníveis de um rio, maior a capacidade para a produção de energia elétrica.
    c) (   ) A maior parte da água utilizada para a obtenção de energia é proveniente dos oceanos e mares.
    d) (  ) A instalação de uma Usina Hidrelétrica ocasiona impactos tanto para o meio ambiente quanto para a população do local.
    12. No desenho americano popularizado pela televisão em vários países do mundo a partir da década de 1990, “Os Flinstones” que trata de uma família que vive no período pré-histórico paleolítico, podemos perceber inúmeros erros históricos. O mais conhecido deles é o fato de que a família convive com dinossauros, inclusive têm um deles como animal de estimação. Nas nossas aulas de história aprendemos que nem mesmo nosso ancestral mais antigo conviveu com os dinossauros, pois estes já haviam sido extintos há milhões de anos atrás. Mas, além desta confusão histórica, podemos levantar outras ainda: os Flinstones assistem TV, andam em automóvel, usam chuveiro, leem jornal... Agora, analise a imagem a seguir e enumere pelo menos três erros históricos evidenciados nesta imagem.
--------------------------------------------------------------------------

13. Analise as imagens a seguir e escreva abaixo o nome daquelas invenções tecnológicas descobertas por nossos ancestrais pré-históricos e ao lado, aquelas invenções produzidas em períodos posteriores:
















14. Analise a imagem abaixo e responda:

a)      Podemos de alguma forma relacionar as pichações e os grafittis que vemos hoje espalhados pelos muros de nossas cidades com as pinturas rupestres, feitas pelos nossos ancestrais pré-históricos nas paredes das cavernas? Explique:    
           

 ................................................................................
.................................................................................

b)      Qual a tinta utilizada pelo indivíduo da esquerda para fazer suas pinturas? Qual a tinta utilizadas pelos indivíduos da direita fazerem suas pinturas?

.........................................................................................

            15. “A informação só tem valor quando gera conhecimento e o conhecimento não aplicado é tão inútil como a desinformação”. Marque a resposta que esteja mais de acordo com a frase:
(a) o conhecimento nos compromete com a verdade.
(b) a informação é inútil.
(c) o conhecimento é desinformação.
(d) a informação e o conhecimento geram pessoas saudáveis.

16. “Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida”. Olhando para a realidade dos dias de hoje podemos afirmar corretamente que:
(a) foi Deus quem inventou a tecnologia.
(b) os macacos não conseguem usar a tecnologia.
(c) o fascínio pela tecnologia muitas vezes nos impede de viver a vida com mais intensidade.

17. Analise a obra de arte do artista Van Gohg e marque a resposta certa.
a.  (    ) Utilizaram materiais retirados da natureza.
b. (    ) B. Utilizaram fotografias coladas sobre  a tela.   
 c.(    ) Esta  obra foi realizada utilizando-se  de  ferramentas  tecnológicas,  programas de computador para desenhar e  pintar.
d. (   ) Esta obra pertence ao período expressionista e  os artistas pintavam ao ar  livre utilizando-se de pincéis e tintas.

18. Observe a charge abaixo e marque a alternativa que melhor a explica, relacionando com os temas trabalhados nas aulas teóricas de educação física como hábitos saudáveis e sedentarismo:

a.(  ) A evolução da tecnologia somente facilita nossas vidas e não traz nenhum tipo de prejuízos em relação à nossa saúde e qualidade de vida.
b. (  )Atualmente as pessoas preferem comprar televisores menores, pois são mais leves e fáceis de carregar e não ocupam muito espaço dentro de casa.
c.(   ) O personagem é mais magro em 1990, pois naquela época comia-se mais frituras e doces, menos frutas e verduras e passava-se mais tempo em frente à televisão.
d.(  ) Com as novas tecnologias, as pessoas passam muito mais tempo na frente de televisões, computadores e videogames, pouco praticam exercícios físicos e não têm uma alimentação saudável, ganhando peso e problemas de saúde.

19. Você escuta uma reportagem no notíciário sobre um novo “vírus” de computador que está se espalhando rapidamente. O que é um “vírus”?
a. (   ) Um programa usado para compartilhar arquivos pela internet
b.(   ) Um programa pirateado ou roubado
c. (   )Um programa que faz seu computador ficar mais rápido
d. (   ) Um programa que danifica ou distorce as funções do computador

20. Numere o vocabulário sobre tecnologia aos respectivos significados:
(1) E-mail      (2) Emoticons    (3) Password     (4) Site     (5) Username     (6) Hacker
(   )  endereço pelo qual você envia e recebe mensagens.
(   ) endereço das páginas de internet.
(   ) nome de usuário
(   ) carinhas com símbolos usados na Internet para expressar felicidade,
tristeza e outros sentimentos.
(   )senha
(   ) pessoas com muito conhecimentos de informática e Internet que invadem
sistemas, quebram sistemas de segurança e modificam dados em computadores de outras pessoas.

BOM TRABALHO!
Elaborada pelos professores dos Anos Finais- Apoio Direção e Coord. Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário