Sou
eu quem vou seguir você
do
primeiro rabisco até o bê-a-bá
em
todos os desenhos coloridos vou estar
a
casa, a montanha, duas nuvens no céu
e
um sol a sorrir no papel
Sou
eu que vou ser seu colega,
seus
problemas ajudar a resolver
lhe
acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei
de você confidente fiel,
se
seu pranto molhar meu papel
Sou
eu que vou ser seu amigo,
Vou
lhe dar abrigo, se você quiser
Quando
surgirem seus primeiros raios de mulher
A
vida se abrirá num feroz carrossel
E
você vai rasgar meu papel
O
que está escrito em mim comigo
Ficará
guardado, se lhe dá prazer
A
vida segue sempre em frente, o que se há de fazer
Só
peço a você um favor, se puder
Não
me esqueça num canto qualquer
Toquinho, CD Casa de Brinquedos, Polygran,
1995
Interpretando o texto
|
1- O texto O
caderno está organizado em__estrofes com___versos cada. Agora
responda: Que tipo de texto é?
___________________
___________________
2- Relacionar os sentimentos e virtudes entre o
caderno e seu dono:
( A )
Companheirismo ( ) “Sou eu que vou ser seu amigo”.
( B ) Solidariedade ( ) “Seus problemas ajudar a resolver”.
( B ) Solidariedade ( ) “Seus problemas ajudar a resolver”.
( C )
Tristeza ( )
“Serei sempre seu confidente fiel”.
( D )
Amizade ( ) “Sou eu que vou seguir você”.
( E ) Fidelidade ( )
“Sofrer também nas provas bimestrais
junto com você”.
3- Se seu caderno pudesse falar o que acha que ele
diria a você? Justifique:
4- Em sua opinião, o relacionamento entre colegas e
amigos deve ser assim, como o caderno e seu dono? Por quê?
Gramática
|
5- Completar:
Sílaba ______é aquela pronunciada com maior força.
6- Observar a
sílaba tônica das palavras abaixo, identificar as que não fazem parte dos
conjuntos:
Café
abrirá
você
lâmpada
jacaré
|
música
gramática
tônico
sílaba
também
|
Junto galinha
caderno
canto
médico
|
7- Separar as sílabas:
8- Circular a sílaba tônica das palavras da
atividade anterior e classificá-las em:
Oxítonas: ____________
Paroxítonas:__________
Proparoxítona:_________
Oxítonas: ____________
Paroxítonas:__________
Proparoxítona:_________
9- Acentuar as palavras com acento agudo ou acento circunflexo:ficara - voce
- esta – cipo -
numero – lampada – medico – tonica – silaba – bebe – taxi vovo
10- Escrever no parêntese ( V ) se a afirmativa for
verdadeira, e ( F ) se a afirmativa for falsa.
a) ( ) caderno é uma palavra que tem um encontro consonantal;
b) ( ) segue
é uma palavra que tem um encontro vocálico;
c) ( ) prazer é uma palavra que tem um encontro
consonantal
d) ( )
guardado é uma palavra que tem um encontro vocálico;
e) ( )
primeiro é uma palavra que tem um encontro vocálico e encontro consonantal
14- Escrever o aumentativo e o diminutivo das
palavras do quadro:
Palavras
|
Aumentativo
|
Diminutivo
|
a) caderno
|
||
b) amigo
|
||
c) papel
|
||
d) sala
|
||
e) fogo
|
15- Escrever as palavras no plural:
a) amigo - _________________________
b) colega - ________________________
c) abrigo-_________________________
d) problema- _______________________
Produção
Textual
|
16- Pensar em
algo que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um
jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e descreva como ele é importante
para você, como o ganhou ou comprou quem lhe deu e quando.
Escreva
também todos os sentimentos e ideias que ele desperta em você, além de todas as
suas características.
Atividades retiradas “Viver e
aprender Português” – 4 º ano / Autores: Cloder Rivas Martos e Joana D. G.
Aguiar / Adaptação: Profes Janete Motta e Justina Machado. http://turmadaprofejanete.blogspot.com
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