PROJETO: SENSIBILIZANDO E
ALFABETIZANDO, BASEADOS NOS VALORES DE PALLOTTI
Educar em três tempos: PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
(…) Eu educo HOJE com valores que recebi ONTEM,
para pessoas que são o AMANHÃ. Os valores de ONTEM, os conheço. Os de HOJE,
percebo alguns. Dos de AMANHÃ, não sei. Se só uso os de HOJE, não educo:
COMPLICO. Se só uso os de ONTEM, não educo: CONDICIONO. Se só uso os de AMANHÃ,
não educo: FAÇO EXPERIÊNCIAS à custa das crianças. SE USO OS TRÊS, SOFRO, MAS
EDUCO (…)
Artur da Távola
1–
JUSTIFICATIVA
Embasado
nos resultados do ano de 2012, uma parte significativa dos nossos alunos ainda
chegam ao 5º Ano sem construírem as capacidades básicas de leitura e escrita.
Buscando alternativas para alterar esses dados, propõe-se alfabetizar
em tempo hábil, para garantir o sucesso escolar dos educandos.
2- OBJETIVO
GERAL
Assegurar aos alunos de 6 anos o
sucesso escolar, através da construção conceitual, sistematização e
aplicabilidade dos conhecimentos trabalhados, utilizando intervenções
pedagógicas, contidas em uma estrutura que respeite o desenvolvimento e as
diferenças das crianças, propiciando mais proficiência no desempenho das
mesmas.
3-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Possibilitar a aquisição das
habilidades e/ou competências essenciais para o desenvolvimento integral das
crianças, ou seja habilidades e/ou competências essenciais à construção inicial do processo
de leitura/escrita, conhecimento lógico-matemático;
-Propiciar alternativas pedagógicas
de intervenção individualizada aos alunos para a construção inicial da base
alfabética;
-Sistematizar
a proposta junto aos profissionais envolvidos(Ed. Física, Inglês, Informática)
4- METODOLOGIA
O processo da alfabetização engloba
o desenvolvimento de um conjunto de competências que farão fluir o ler e
escrever, através da interdisciplinaridade, obedecendo a uma sequência
pré-estabelecida por um currículo de alfabetização, que direcionará o aprender
a aprender (metacognição). Diferentes estratégias (metodologias) serão
utilizadas para alcançar os objetivos propostos, pois os educandos ao serem
alfabetizados se diferenciam na largada no que se refere ao tempo e espaço. Na
etapa inicial da escolarização o aluno está aprendendo a ler: a prioridade, a
atenção e o esforço se concentram em quebrar, decifrar o código alfabético,
entender o que significam os sinais gráficos, e que palavras querem
representar, esta é a etapa do aprender a ler. Na segunda etapa o aluno já
decodifica as palavras sem esforço e é capaz de lê-las com fluência, ele vai
ler para aprender: aprender o significado das palavras, os conceitos
transmitidos num determinado texto, descobrindo novos horizontes. Para Vygotsky
(1988), o professor possui papel ativo, sendo capaz de desafiar o aluno para
que este se sinta cada vez mais hábil ao realizar uma tarefa considerada
difícil.
5-
AVALIAÇÃO
A avaliação terá o mesmo objetivo
previsto nos demais anos, funcionando como um termômetro, que permite
determinar se cada etapa do processo ensino – aprendizagem é eficaz, e, se não
for, que mudanças devem ser tomadas para assegurar sua eficácia (prevenção /
intervenção). Os pareceres descritivos
serão elaboradas pela professora e assessoria da Coordenação Pedagógica em
encontros de planejamento.
6- CULMINÂNCIA- (estamos ainda analisando, o quê e como fazer)
ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013
|
||
EIXO
|
METAS
|
AÇÕES
|
LINGUAGEM ORAL
|
· Utilizar a
linguagem oral para conversar, brincar, interagir e expressar as suas ideias
e opiniões.
· Desenvolver a
expressão oral, memória e discriminação auditiva.
|
· Roda de conversa
formal e informal
· Ouvir histórias,
recontar e interpretar ( dentro e fora da sala de aula)
· Reconto através das
ilustrações
· Músicas, parlendas, quadrinhas com rimas e o
nome dos alunos
· Memorização e
reprodução oral
· Identificação de
sons da natureza / bingo
· Jogo da
memória e outros que promovam a
oralidade
· Caixa surpresa
|
LEITURA
|
· Desenvolver
atitudes e disposições favoráveis a leitura
· Interpretar
oralmente e realizar pseudoleitura de pequenos textos, desenhos/gravuras.
· Identificar e nomear
as vogais e as consoantes
· Manipular jogos de
leitura diversos, construindo e respeitando as regras estabelecidas
coletivamente.
|
·
Música alfabeto cantado ( alfabeto da Xuxa e Rubinho do
Vale)
·
Músicas envolvendo as vogais
·
História muda
·
Leitura espontânea de jornais, revistas, quadrinhos,
cenas, livros literários
·
Leitura de rótulos, panfletos, imagem, símbolos
·
Quadrinhas da turma da Mônica ( site: Alfabetizando com
Mônica e Turma)
·
Jogos de leitura ( desenho / palavra)
·
Associação de letra inicial / figura
|
ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013
|
||
EIXO
|
METAS
|
AÇÕES
|
LEITURA
|
· Apreciar o momento
das histórias, acompanhando com atenção crescente a leitura do professor.
· Comentar trechos
das histórias lidas e seus personagens, com a ajuda do professor(Páscoa e Pallotti)
· Ler de imagens e símbolos.
|
· Atividades com
crachá, fichas
· Visita à biblioteca
e informática(Hora do Conto)
· Representação da
história por meio de desenhos e exposição das produções em painel.
|
GRAFISMO
|
· Conhecer e
compreender a orientação e o alinhamento da escrita.
· Traçar corretamente
as letras e numerais.
· Desenhar
representando a realidade
|
·
Construção das letras com massinha
·
Ilustração de histórias
·
Desenho livre e dirigido
·
Traçado sobre pontilhados ( letras e números)
·
Traçado das letras e numerais no chão e no ar
·
Traçado das letras trabalhadas nas poesias, músicas
·
Andar sobre a letra trabalhada
·
Contorno das letras usando alfabeto emborrachado /
letra vazada
|
ESCRITA
|
· Reconhecer a função
social da língua escrita em diversas situações utilizando vários tipos de
textos
· Compreender a
função do espaçamento entre as palavras
· Diferenciar letras
de símbolos
· Identificar as
vogais e a as consoantes
· Escrever o primeiro
nome sem o auxílio da ficha
|
·
Trabalho com crachá e ficha dos nomes
·
Classificação de letras, números e símbolos ( concreto
/ sistematizado)
·
Exploração das letras iniciais de histórias ( títulos)
·
Identificação das letras com o alfabeto móvel
·
Trabalho com letra de músicas: O alfabeto e vogais.
Sugestões: Trem da Alegria, Rubinho do Vale
·
Jogos de alfabetização (bingo, dominó, memória, forca,
boliche...) com as letras trabalhadas
|
ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013
|
||
EIXO
|
METAS
|
AÇÕES
|
MATEMÁTICA
|
· Dominar os
conceitos matemáticos básicos: (frente, atrás, em cima, embaixo)
· Perceber e relatar
a posição dos objetos no ambiente
· Perceber as
diferenças presentes nos objetos (tamanho / ordenação)
· Contar até ____
· Relacionar os
numerais às quantidades correspondentes até ____
· Localizar as formas
geométricas presentes no ambiente
· Reconhecer cores
primárias
|
· Uso do próprio
ambiente para definir as questões de lateralidade (posição de armários,
janela, mesa, porta), etc.
· Exploração do
calendário
· Relato de
acontecimentos passados, presentes, futuros
· Atividades
envolvendo a relação número / numeral
· Manuseio e
comparações de figuras geométricas
· Composições
geométricas
· Jogos: dominó,
boliche, quebra-cabeça, sete erros
· Registro de jogos e
outras situações de contagem
· Blocos lógicos:
espessura, cor, tamanho, forma
· Caixa surpresa
· Registro dos
números no pátio
|
HISTÓRIA /
GEOGRAFIA
|
· Criar e respeitar
as regras da sala de aula (combinados)
· Criar e respeitar
as regras da escola
· Dominar
alguns procedimentos para participar de uma conversa, como esperar a vez para
falar e saber ouvir.
|
·
Construção coletiva das regras de convivência
(cartazes)
·
Colaboração dos pais na construção de novas regras
·
Escola: papéis, funções e organização do espaço
·
Rotina do dia e avaliação
|
ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013
|
||
EIXO
|
METAS
|
AÇÕES
|
CIÊNCIAS
|
· Identificar e
nomear as partes do corpo
· Perceber e
identificar semelhanças e diferenças corporais entre os pares respeitando a
diversidade
· Relacionar os
hábitos de higiene necessários à preservação da saúde (corpo/ambiente)
|
·
Através de músicas: cabeça, ombro... boneco de lata,
estátua, DVD – Patati Patatá, etc.
·
Recorte de revistas com as partes do corpo
·
Desenho no chão ou com papel do corpo da criança
nomeando as partes
·
Descrever acessórios específicos do sexo masculino ou
feminino
·
Montagem de painel (gravuras de produtos de higiene)
·
História inventada sobre corpo e higiene
·Quebra cabeça do Corpo Humano de madeira(masculino e feminino).
·
Prevenção da dengue
|
MOVIMENTO
|
· Movimentar-se com
habilidade e destreza
· Desenvolver
atividades utilizando materiais necessários para estimular a coordenação
motora grossa e fina
· Traçar com firmeza
segurando o lápis corretamente
· Posicionar o corpo
tendo como referência outros objetos e pessoas
|
·
Deslocar-se no espaço obedecendo direções sugeridas
· Executar movimentos
alternados
· Andar sobre
diferentes tipos de linhas / andar sobre trilhas
· Músicas:
Desengonçada (Bia Bedran), Caveiras, Estátua
· Brincadeiras: dança
das cadeiras, batata quente, morto vivo, amarelinha...
· Rasgar, fazer
bolinhas de papel e colar nas letras
· Massinha
· Dança e imitação de
movimento de animais
· Traçado no ar, no
chão / letras
· Colorir, recortes
de revistas
·
Noções de como utilizar o caderno (de cima para baixo,
esquerda para direita, folhas sequenciadas)
|
ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013
|
||
EIXO
|
METAS
|
AÇÕES
|
Ens. Religioso
|
· Utilizar os temas
de estudos: Campanha da Fraternidade, Páscoa, fábulas e Pallotti (palavras) para
facilitar o processo de alfabetização, alicerçado nos valores.
|
·
Biografia de Pallotti
·
Músicas: Com Pallotti eu vou e outras da CF e Páscoa
·
Recorte de revistas
·
Confecção: boneco (Pallotti)
·
Descrever virtudes de Pallotti
·
Montagem de painel
·
Confecção e significado dos símbolos da Páscoa
·
História inventada usando Pallotti e virtudes
|
Bibliografia:
LERNER, Delia Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário Porto
Alegre: Artmed, 2002
FERREIRO, Emília A Escrita...antes das Letras São Paulo: Cortez
Fonte de Pesquisa na internet:
Nenhum comentário:
Postar um comentário