Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano/ 2.013
Assunto: Projeto de leitura e redação, utilizando os recursos da informática.
Assunto: Projeto de leitura e redação, utilizando os recursos da informática.
Colaboradores: professores e funcionários
1) Objetivo Geral:
1) Objetivo Geral:
“a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.”
2) Objetivos Específicos:
•incentivar o uso educativo da internet como meio que contribui para a construção do conhecimento.
•Incentivar os estudos e a aprendizagem com abordagens interdisciplinares.
• valorizar a produção textual como instrumento de comunicação;
• valorizar a produção textual como instrumento de comunicação;
• aprimorar a leitura e a escrita;
• proporcionar um ambiente de cultura literária aos jovens;
• construir o conhecimento de forma interdisciplinar;
• desenvolver a expressão oral;
•motivar a leitura virtual de textos e imagens;
•motivar a leitura virtual de textos e imagens;
•desenvolver a oralidade através de leituras on line de livros e textos;
•estimular nos alunos o interesse em construir textos, digitando-os no computador;
•descobrir os meios de utilizar o processador de texto (Word) e Power Point..
•destacar a importância do uso do computador em nossas vidas, em que ele pode contribuir e outras temáticas de grande relevância como família, amigos, objetivos de vida, etc.
•descobrir os meios de utilizar o processador de texto (Word) e Power Point..
•destacar a importância do uso do computador em nossas vidas, em que ele pode contribuir e outras temáticas de grande relevância como família, amigos, objetivos de vida, etc.
•propiciar o desenvolvimento da capacidade de observação, interação, pesquisa e criação.
• apropriar-se do uso de ferramentas da informática que facilitem a aprendizagem nas diferentes disciplinas.
• apropriar-se do uso de ferramentas da informática que facilitem a aprendizagem nas diferentes disciplinas.
•realizar estudos e pesquisas na internet em páginas educacionais.
•promover a inclusão.
3) Justificativa:
Considerando a resistência ao hábito de leitura, pensamos em uma perspectiva de ensino, baseada na exploração da literatura como uma forma de interferir na qualidade do mundo em que vivemos. O projeto de leitura também é uma alternativa para desenvolver nos alunos suas potencialidades de leitura e escrita nas diferentes disciplinas.
(...) em momentos posteriores do Ensino Fundamental, a necessária capacidade de dominar o sistema ortográfico pode ser associada à produção de textos escritos com função social bem definida (...) (BATISTA, 2007:49).
Dessa forma, o projeto procura aliar o aprimoramento da escrita a uma função Social. A produção passa a ter um sentido além da simples avaliação do professor. O texto precisa cumprir a sua função a que foi destinado, sendo aqui, a de prender a atenção dos espectadores, além de garantir a função social da escrita, o projeto também viabiliza a construção do conhecimento, articulado entre os diferentes campos do saber. A interdisciplinaridade aparece como uma espécie de trama que produz uma ressignificação no contexto da aprendizagem, isto é, o aluno percebe que pode utilizar diversos conhecimentos para atingir um objetivo maior, rompendo, com o auxílio do professor, as fronteiras entre as disciplinas.
Acredita-se na importância do trabalho interdisciplinar, pois a leitura e a escrita estão presentes nas diferentes disciplinas e o saber não acontece, desta forma, isolado, mas articuladamente. Com o trabalho envolvendo todas as disciplinas, interagindo com uma intencionalidade, sem hierarquia de saberes, todos se fazem importantes para os objetivos do projeto.
Aliada a esta gama de possibilidades, a tecnologia aparece como grande parceira para a realização de um trabalho voltado para construção de sentido à leitura, interpretação e escrita, visto que oferece ferramentas que vão além do lápis e do papel, pois alunos envolvidos no referido projeto, não possuem, em seus contextos familiares, os recursos da informática. Mais uma vez, a escola cumpre com a sua função de promover novas aprendizagens, em diferentes espaços, além das salas de aula, não prejudicando a carga horária obrigatória de cada disciplina, já que permanecem o turno inverso no CCPallotti.
Pensando na comunidade escolar como um todo, baseados nas sugestões enviadas pelos pais no final de 2.012, será oferecido a estes, orientações sobre os recursos básicos da informática e internet, utilizando como ponto de partida as produções dos alunos. Que as atividades trabalhadas com eles possam ser aproveitadas para ampliar o vocabulário e conhecimento de seus pais.
4) Metodologia:
• Trabalhar diferentes tipos de leitura e produções textuais, relacionadas ao tema norteador da escola.
•Durante a aplicação do projeto, os alunos poderão tornarem-se multiplicadores. Serão estimulados a tornarem-se instrutores dos pais, à tarde, através de uma escala.
Desenvolvimento:
Tempo estimado: março à novembro
6º e 7º ano- 1 período semanal (50 minutos)
Desenvolvimento:
Tempo estimado: março à novembro
6º e 7º ano- 1 período semanal (50 minutos)
8º e 9º ano- 1 período semanal (50 minutos)
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5) Recursos:
• Laboratório de Informática
•Livros de literatura: tradicional e on line
• Power Point e vídeos
•Software educativo com histórias
• Laboratório de Informática
•Livros de literatura: tradicional e on line
• Power Point e vídeos
•Software educativo com histórias
•Jogos que desenvolvam a criatividade e escrita
•Painéis
•Painéis
•Arquivo de textos
6) Culminância:
Montagem de livro, com pelo menos uma produção de cada aluno e pais que desejarem. (6º e 7º ano)
Montagem Power Point com produções dos alunos e imagens. (8º e 9º ano)
O objetivo da informática educativa é tornar o computador mais um recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com “quando”, “por que” e “como” usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento (Wikipedia, 2010).
7) Avaliação:
A avaliação será feita durante as aulas pela participação nas atividades, relacionamento, frequência e auto-avaliação. Ao final do projeto, será aplicado um questionário para que se possa obter um feed-back dos participantes quanto ao aproveitamento das aulas, das possíveis melhorias e da expectativa dos participantes sobre os resultados alcançados.
8) Bibliografia:
Bettega, Maria Helena. Educação continuada na era digital, Cortez editora.
BORGATTO, Ana Maria Trinconi. Tudo é linguagem: manual do professor. São
Paulo: Ática, 2006.
FERREIRA, Sandra Lúcia. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade. In:
FAZENDA. Ivani Catarina Arantes (org.) Práticas interdisciplinares na escola. São
Paulo: Cortez, 1991.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
EMEF Anita Garibaldi - Rua Mundo Novo, 222 – Bairro Canudos. Novo Hamburgo – RS. Equipe
SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização. Do plano do choro ao plano
da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
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