No dia 1º de dezembro, aconteceu na Escola Vicente Pallotti um encontro de Formação de Professores, juntamente com os professores da Escola Assistencial Pallotti com o objetivo de refletirmos sobre o tema AVALIAÇÃO. Para enriquecer esta reflexão, contamos com a participação do Profº Paulo Machado, da Escola Marista, que falou com muita propriedade sobre o assunto.
|
Profº Paulo Machado- Escola Marista |
|
Diretora Escola Vicente Pallotti: Noelci Kurtz |
|
Diretora Escola Assistencial Pallotti: Doralice |
Essa nova dimensão da avaliação coloca-a como um processo e não apenas como etapa final, procurando construir referenciais na busca da explicitação da avaliação e sugerindo uma forma de registrar a caminhada do aluno e ressignificar a prática pedagógica do professor.
Ao refletir sobre sua própria prática e levar o aluno à reflexão, o professor estará incentivando a interação entre alunos/professor e o questionamento sobre a proposta teórica e a experiência prática. Pois, quando o professor é um profissional que reflete sobre sua própria prática num processo caracterizado por de "
reflexão- sobre-a-ação" e sobre a "
reflexão-na-ação" provavelmente levará o aluno a esta postura reflexiva sobre seu desempenho, buscando o aprimoramento.
|
Formação de Professores: Dimensão Atual da Avaliação |
No entanto, é relevante frisarmos que não é possível pensar sobre a avaliação sem refletirmos sobre os referenciais teóricos que a constitui o suporte da proposta pedagógica correspondente, auxiliando, assim, a teorizar a partir da
ação-reflexão-ação. Neste sentido, a avaliação deixa de ser vista como uma etapa de fiscalização ou ponto final e passa a ser concebida como um
processo em curso conforme uma sequência de interação e o diagnóstico é inútil se não dar lugar a uma ação apropriada. “Uma avaliação formativa é necessariamente acompanhada de uma intervenção diferenciada."
|
Lanche |
Desta forma, estabelece-se uma relação intima e importante entre a avaliação e a intervenção pedagógica, ambas entendidas como situações formativas que exigem competências específicas.
Nesta perspectiva, percebemos o quanto a avaliação da aprendizagem poderá contribuir na organização do ensino, pois esta dá condições ao professor para compreender o estágio de aprendizagem em que o educando se situa.
Após, a Formação de Professores, foi oferecido um almoço à todos no pavilhão do Centro de Convivência Pallotti.
|
Almoço: Escola Vicente Pallotti e Escola Assistencial Pallotti |
|
Decoração: trabalhinhos dos alunos EI e AI, realizados em sala de aula |
|
Mimos pra todos |
|
Comemorando com guaraná |
Nenhum comentário:
Postar um comentário