Conforme a prática constante de ações solidárias em beneficio à comunidade, o Lions Clube Itararé realizou, no dia 12 de dezembro, a distribuição de 108 brinquedos novos para os alunos do turno da tarde, da Escola Vicente Pallotti. A escola agradece, pois nossos alunos ficaram felizes. Que São Vicente Pallotti, abençoe vocês e permita que possam continuar com este trabalho voluntário!
Tema Norteador Anual/2015: Sensibilização e Humanização Tema do III Trimestre Cultura e Identidade:respeito às diferenças
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
APRESENTAÇÃO DE NATAL: ED. INFANTIL, ANOS INICIAIS E FINAIS...
APRESENTAÇÃO: NATAL ViP/ 2012
Profª Noelci Kurz dos Santos- Diretora Pedagógica
2) Profª Janete Motta- Coordenadora Pedagógica
O Natal se aproxima , junto com ele, o amor e a gratidão que devem estar sempre presentes na vida de cada um de nós.

3) O Quarto Rei Mago (adaptação)
Organização e ensaio Profª Mara Nascimento e professores dos Anos Finais.
Narradora- Profª Carla Passos
Músicas- Ed. Infantil e Anos Iniciais
Narrador:
- Conta uma velha lenda que os três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltazar – dirigiram-se à Belém seguindo uma estrela que anunciava a chegada do novo Messias.
Cenário - Menino na manjedoura, José e Maria.
Narrador:
Ao chegarem no estábulo onde nascera o Menino Jesus, depositaram seus presentes: ouro, incenso e mirra, diante do menino e de sua mãe.
MÚSICA: Bate o sino. ( turmas: Pré A e Pré B)
Crianças entram com uma estrela cadente e tocando sininhos.
Continuação da apresentação:
Narrador:
Os três Reis Magos, depois de reverenciarem o Menino Jesus, partiram.
Mas houve um quarto Rei Mago, chamado Melknassar, que se atrasou e teve que fazer a viagem sozinho, carregando três pérolas, para presentear Jesus.
Entra O 4º rei Mago.
Narrador:
Ao fim do primeiro dia de viagem, chegou em uma cabana. E sobre ela pairava uma estrela. Entrou ... lá dentro gemia um velhinho doente, chamava por socorro.
Entra o velhinho, o homem faminto, a idosa e o pai.
Narrador:
O rei não o abandonou. Fez-lhe curativos e alimentou-o vendendo uma das pérolas. Fico ali até ele se curar.
Depois, partiu de novo, seguindo a estrela.
No outro dia, encontrou um homem faminto. Cheio de compaixão ele repartiu os seus alimentos.
Mais adiante, ouviu prolongados gemidos. Era uma idosa a tremer de frio. Com ele repartiu sua roupa.
O quarto Rei continuou seu caminho, socorrendo todos os infelizes que encontrava. Para isto, até já havia vendido a segunda pérola.
Um dia, encontrou um homem, um pai... muito triste. O pai estava para partir à procura do Messias de quem ouvira falar e se encontrava na Judéia, para pedir-lhe ajuda. Ele se ofereceu para ir.
Narrador: O quarto rei- disse-lhe:
- Eu vou em seu lugar!
Narrador:
Seu camelo morrera de cansaço e o Rei seguiu a pé, pelo caminho, até Jerusalém.
Ao chegar à cidade, sentiu um ambiente muito triste. Cenário: cruz vazia e Pallotti ao lado.
Perguntou onde se encontrava o Messias e São Vicente Pallotti disse-lhe:
-Foi morto há três dias. Crucificaram-no no calvário.
O Rei , lamentou dizendo:
- Há mais de trinta anos estou à procura do Messias, e não pude vê-lo vivo!
- Há mais de trinta anos estou à procura do Messias, e não pude vê-lo vivo!
De repente, viu um jovem vestido de branco que lhe disse:
- Por que lamentas?
Narrador:
O quarto Rei explicou sua história a esse jovem radiante de luz.
O rei, explicou que tinha um presente para dar à Jesus: Três pérolas preciosas, mas ... não as tem mais! Ao menos uma ele queria lhe trazer!
- Já estava bem próximo de Belém, mas ao passar por uma pequena vila, ouviu muito choro e gritos. Eram mães de pequeninos que tinham sido mortos por soldados em obediência às ordens de Herodes.
“Matem todos os meninos de até dois anos!
Mães: chorando
*** Música: Quero ver você não Chorar- 1º, 2º e 3ºAnos.
Nisso o Rei viu um soldado pronto para cortar a cabeça de um menino que chorava muito e sua mãe gritava dolorosamente. o quarto rei falou:
- Ah! Jesus perdoa-me, mas eu peguei a terceira pérola e a dei ao soldado para que ele devolvesse a criança à mãe. Ah! Meu Senhor! É por isso que venho de mãos vazias... Perdão! Perdão!!
Jesus Disse:
- Não te lamentes. Tu já o encontraste mais de uma vez no teu caminho.
- Mas, quem és tu??
- EU SOU JESUS VIVO. PASSEI DA MORTE PARA A VIDA SEM FIM. E TUDO O QUE FIZESTE AOS POBRES E INFELIZES, A MIM O FIZESTE!
Todos ajoelham diante de Jesus e congelam, alguns segundos, ao som da música Ária- faixa 9 – CD –Yanni.
4) Músicas:
1º, 2º e 3º Anos: Jingle Bells
4º e 5º Anos: O Menino Jesus vai nascer
4º e 5º Anos: O Menino Jesus vai nascer
5) Encerramento: Direção e Coordenação- Power Point com os momentos 2.012 e agradecimentos.
6) Discurso do 9º Ano: Alunos kélvin e Emily
Mensagem e lembrancinha para o 9º Ano
7) Confraternização: professores e 9º Ano.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
A ESCOLA FOI AO CINEMA...
Na contemporaneidade, é importante que a Educação Escolar ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: o cinema. Seu uso, como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais.
O objetivo deste passeio foi ampliar os horizontes, aumentar a emoção, trazer a arte para o processo de ensino-aprendizagem e aproximar o aluno da narrativa audiovisual, através do contato com o cinema. Considerando que estamos trabalhando o tema NATAL, assistimos o filme "A origem dos Guardiões", censura livre.
O filme relata a história das crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível e generoso que controla o inverno e a neve. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura, na qual vai descobrir tanto sobre as crianças, quanto sobre seu próprio passado. O filme deixa uma mensagem muito significativa e vale a pena ser trabalhado em sala de aula.
A Origem dos Guardiões é um filme que prende sua atenção o tempo todo. As 100 crianças, da Escola Vicente Pallotti da Ed. Infantil e Anos Iniciais, adoraram e se divertiram muito, enquanto as oito professoras tiveram um belo reencontro com seus grandes heróis da infância.
domingo, 2 de dezembro de 2012
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VICENTE PALLOTTI E ASSISTENCIAL PALLOTTI...
No dia 1º de dezembro, aconteceu na Escola Vicente Pallotti um encontro de Formação de Professores, juntamente com os professores da Escola Assistencial Pallotti com o objetivo de refletirmos sobre o tema AVALIAÇÃO. Para enriquecer esta reflexão, contamos com a participação do Profº Paulo Machado, da Escola Marista, que falou com muita propriedade sobre o assunto.
Profº Paulo Machado- Escola Marista |
Essa nova dimensão da avaliação coloca-a como um processo e não apenas como etapa final, procurando construir referenciais na busca da explicitação da avaliação e sugerindo uma forma de registrar a caminhada do aluno e ressignificar a prática pedagógica do professor.
Diretora Escola Vicente Pallotti: Noelci Kurtz |
Diretora Escola Assistencial Pallotti: Doralice |
Ao refletir sobre sua própria prática e levar o aluno à reflexão, o professor estará incentivando a interação entre alunos/professor e o questionamento sobre a proposta teórica e a experiência prática. Pois, quando o professor é um profissional que reflete sobre sua própria prática num processo caracterizado por de "reflexão- sobre-a-ação" e sobre a "reflexão-na-ação" provavelmente levará o aluno a esta postura reflexiva sobre seu desempenho, buscando o aprimoramento.
![]() |
Formação de Professores: Dimensão Atual da Avaliação |
No entanto, é relevante frisarmos que não é possível pensar sobre a avaliação sem refletirmos sobre os referenciais teóricos que a constitui o suporte da proposta pedagógica correspondente, auxiliando, assim, a teorizar a partir da ação-reflexão-ação. Neste sentido, a avaliação deixa de ser vista como uma etapa de fiscalização ou ponto final e passa a ser concebida como um processo em curso conforme uma sequência de interação e o diagnóstico é inútil se não dar lugar a uma ação apropriada. “Uma avaliação formativa é necessariamente acompanhada de uma intervenção diferenciada."
Lanche |
Desta forma, estabelece-se uma relação intima e importante entre a avaliação e a intervenção pedagógica, ambas entendidas como situações formativas que exigem competências específicas.
Nesta perspectiva, percebemos o quanto a avaliação da aprendizagem poderá contribuir na organização do ensino, pois esta dá condições ao professor para compreender o estágio de aprendizagem em que o educando se situa.
Após, a Formação de Professores, foi oferecido um almoço à todos no pavilhão do Centro de Convivência Pallotti.
Após, a Formação de Professores, foi oferecido um almoço à todos no pavilhão do Centro de Convivência Pallotti.
Almoço: Escola Vicente Pallotti e Escola Assistencial Pallotti |
![]() |
Decoração: trabalhinhos dos alunos EI e AI, realizados em sala de aula |
Comemorando com guaraná |
Assinar:
Postagens (Atom)