quarta-feira, 20 de junho de 2012

SUGESTÃO PARA OS PROFESSORES: FESTA JUNINA...

SUGESTÕES PARA TRABALHO INTERDISCIPLINAR: FESTA JUNINA
*** Não é necessário trabalhar todas as atividades, mas aquelas que conseguirem associar aos conteúdos de cada ano. Se tiverem outras ideias compartilhem! Obrigado...Janete.

Português: Explorar a leitura e interpretação de textos informativos, poesias, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas. Pescaria de palavras para fixar ortografia. Montagem de livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas. Produção textual.

História: Conhecer a origem das festas Juninas .Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.

Geografia: Festa Junina nas diferentes regiões do Brasil.

Ciências: Comidas típicas juninas- Alimentos, nutrição, calorias...
Matemática : Explorar as comidas típicas juninas no que se refere à quantidades, preços, medidas de massa e fração.Criar desafios envolvendo situações de Festa Junina.

Religião: Santos Juninos

Filosofia: Reflexão do texto- “Milho de pipoca que não passa pelo fogo, continua a ser milho para sempre”

Educação Física: Brincadeiras Juninas (corrida do saco, da colher, quebra-pote, cata amendoim, corrida de três pés, jogo das argolas, tiro ao alvo com latas e bolas...)

Artes: Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas ou com recorte e colagem, em folha preta, reproduzir uma Festa Junina.
Confecção de convite
Música e quadrilha.

Inglês: Atividades envolvendo palavras em Português/Inglês. Sugestão- Bingo, Jogo da Velha ou Dominó (festa, pipoca, balão, fogueira, bandeirinha, caipira, santos, amendoim, pescaria...)
***Aproveite uma atividade de sua disciplina ou turma e monte um painel para nossa festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário