terça-feira, 12 de junho de 2012

TRABALHANDO COM CARTA: AMIGOS DO MUNDO- AULA INTERDISCIPLINAR

AMIGOS DO MUNDO

1.     Isabel Garcia faz parte do programa ‘Amigos do Mundo’. Pessoas do mundo todo, que estudam Português, trocam correspondência para melhorar a escrita.
Isabel escolheu um amigo no catálogo do programa e escreveu-lhe uma carta. Leia-a atentamente:

Porto Alegre, 10 de setembro de 2.009.

     Caro amigo Hasan,

                       Olá! Meu nome é Isabel Garcia e gostaria de ser sua amiga de correspondências.     Tenho dez anos e sou brasileira. Moro em Porto Alegre, uma cidade do Rio Grande do Sul.
                       Meu pai se chama Antônio e trabalha em uma indústria química. Minha mãe, Márcia, leciona Matemática em uma escola próxima de nossa casa. Tenho um irmão e uma irmã. Eles se chamam Fredrico e Rosa. Eu sou a mais nova da família. Temos ainda um cachorro chamado Pluto. Ele é muito arteiro.
                       Gosto de jogar tênis, mas não gosto de basquete. Minha matéria favorita é Geografia, mas não gosto de Ciências, porque acho difícil. Adoro música pop, mas não gosto nadinha de ópera. Sempre gostei de cães, mas detesto gatos.
                       E você? Do que você gosta? Como é sua família? Me escreva em breve e conte um pouco sobre você.

                                                                                        Até logo,
                                                                                                   Isabel
*** Numere os parágrafos.
2.     Complete as informações abaixo de acordo com a carta de Isabel:
a.     Ela mora em ____________, uma cidade do _____________.
b.     Seu pai se chama _____________ e trabalha em uma ________________.
c.      Ela gosta de _____________, mas não gosta de _______________.
d.     Ela tem um ____________ chamado Pluto.

3.     Indique o parágrafo:
a.     Quantos parágrafos há na carta de Isabel?   __________
b.     Qual parágrafo fala sobre seus gostos? _________
c.      Qual parágrafo é sua despedida? _________
d.     Qual parágrafo conta um pouco de sua família? ________
e.     Em qual parágrafo ela se apresenta? ________

4.     Em sua carta, Isabel menciona:
“Gosto de jogar tênis, mas não gosto de basquete.”
Ela usa a palavra MAS para indicar uma ideia oposta à anterior. Faça como Isabel e expresse sua opinião sobre as coisas abaixo:
a.     Esportes: ____________________________________________
b.     Programas de TV: ______________________________________
c.      Animais: _____________________________________________
d.     Comida: ______________________________________________
e.     Brinquedos: __________________________________________

5.    Complete com os dados de Isabel:

Nome completo: ______________________
Idade: ____________  Nacionalidade: ___________
Pai: ______________     Profissão: ______________
Mãe: _______________  Profissão: _______________
Irmãos: _____________________________
Gosta de: ____________________________
Não gosta de: ________________________


6.      Isabel Garcia explica em sua carta que ‘não gosta de Ciências porque é difícil’. Para expressarmos opiniões sobre determinado assunto, usamos muitas vezes adjetivos. Leia os adjetivos  e escreva-os ao lado de seus antônimos:

novo – fantástico – grande – chato – cansativo – difícil - seguro

a) perigoso - ________    b) relaxante - _________ c) pequeno - ________   
d) horrível - __________  e) fácil - _________         f) velho - ________

7. Agora, faça como Isabel Garcia e expresse sua opinião. Use as ações justificando sua opinião: (gosto, não gosto- porque...)
a) comer pizza-
b) assistir televisão-
c) ler-
d) ouvir música-
e) estudar-
f) brincar-

8. Circule no texto três palavras proparoxítonas e justifique:

9. Produção Textual:
Imagine que você é Hasan e responda a carta de Isabel.

*** SUGESTÕES:
Muitas outras atividades poderão ser trabalhadas, durante muitos dias, aproveitando o texto da carta e conteúdos que podemos vincular, para que se torne um trabalho interdisciplinar.
Geografia: Mapa do Brasil- Pintar nosso estado e identificar nossa capital. Oceano que banha nosso estado.
Ciências: Revisar conteúdos já trabalhados e incentivar os alunos que são todos fáceis. Pode-se também usar o cachorro Pluto para introduzir animais vertebrados, quadrúpede, onívoro, doméstico...
Matemática: Histórias Matemáticas envolvendo cartas e as quatro operações.
História: Origem da nossa capital.
Ensino Religioso: Amizade Música: Cativar é amar
Artes: Desenho com giz molhado
* O que eu mais gosto de fazer é...
Educação Física: Corrida das Cartas
Correr e entregar a carta para um colega, posicionado bem adiante. Este corre até a fila dos outros colegas e entrega para o próximo, assim por diante, até a fila terminar.
O último que recebe a carta abre e lê a mensagem para todos. As mensagens serão pensamentos de São Vicente Pallotti, para fazerem uma rodinha e refletirem, colocando para o grande grupo.
Professora Vanessa Segala
Texto e atividades adaptadas para o 4 Ano
 Apoio CPViP

Nenhum comentário:

Postar um comentário