quinta-feira, 19 de abril de 2012

BIOGRAFIA DE VICENTE PALLOTTI: ALFABETIZAÇÃO- ATIVIDADES/ 2º ANO...

            A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO RELIGIOSO: DE BRAÇOS DADOS COM A ALFABETIZAÇÃO

             A partir de uma história, o professor pode desdobrar inúmeros conteúdos do Ensino Religioso.     Alfabetizar e trabalhar outras áreas do conhecimento por meio de textos da literatura infantil e dos mitos religiosos de diferentes culturas torna-se excelente instrumento pedagógico, que favorece a localização da criança no tempo e no espaço, bem como lhe proporciona um exercício de construção de significados. Por isto, a importância de um planejamento antecipado e interdisciplinar.Uma aula de qualquer disciplina, pode abrir um leque de conteúdos para serem trabalhados em outras disciplinas, proporcionando ao aluno um contato maior com o tema em estudo e favorecendo a aprendizagem.
            Para o trabalho específico com histórias no Ensino Religioso, sugerimos que você:
            1. Selecione a história que sirva de ponto de partida para o desenvolvimento de alguma temática.
            Ex.: a história de São Vicente Pallotti
            2. Conte a história de maneira a utilizar o corpo e a voz com total plasticidade para poder interpretar as diferentes emoções que a história sugere.
            3. Em alguns momentos, é possível envolver os alunos na história, pedindo que realizem algum som ou gesto em momentos apropriados.
            4. Nunca esqueça de contar o título da história e o nome de seu autor.
            5. Sem medo de ser ridículo(a), torne-se os personagens da história narrada. Para tanto, você pode até mesmo utilizar-se de alguns artefatos.
            6. Varie na forma de contar as histórias, fazendo-as por meio da leitura ou de memória, mas sempre caprichando nas expressões do rosto e nas inflexões vocais, lembrando que a voz pode ficar grave ou aguda, forte ou fraca, rouca ou melodiosa, áspera ou macia, etc.
            7. Se você estiver completamente imersa ou imerso na história e se divertindo com ela, tenha certeza que seus alunos também estarão.
Texto Adaptado: CPVP

Álbum: Biografia de Vicente Pallotti- Profª Deise/ 2º Ano

OS NOMES SÃO PEÇAS CHAVES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
             Ajudam a compreender as características fundamentais da sequência da escrita.
            A lista de nomes da turma é um potencial didático enorme, pois cria múltiplas possibilidades de informações das características da escrita.
            Pensando nisto, o nome de São Vicente Pallotti, não poderia ficar de lado no processo de alfabetização. (CPVP)

V I C E N T E   P A L L O T T I
3º Ano:- Profª Helen

Nenhum comentário:

Postar um comentário