Na busca para uma melhor compreensão dos conhecimentos científicos ensinados, propus, em algumas turmas da Escola, determinadas atividades práticas.
Na turma do 5º ano, os alunos construíram modelos de vulcões. Essa atividade foi realizada com o intuito de simular uma erupção vulcânica, através da utilização de bicarbonato de sódio e vinagre que reagem e liberam bolhas de gás carbônico; assim como, buscou esclarecer de onde vem o magma dos vulcões e qual a importância dos vulcões para o resfriamento da Terra.
Também foi proposta à turma que organizasse os canteiros da Escola, plantando flores e plantas medicinais. Pretendemos organizá-los ao longo do ano, mas as atividades já começaram e estão auxiliando os alunos a desenvolver o cuidado com o meio ambiente e local onde vivem.
Além disso, desenvolveram melhor os conhecimentos apreendidos em relação ao solo.
No estudo sobre a água, os alunos do 5º ano, construíram maquetes representando o caminho que a água potável percorre até chegar em nossas casas. Os alunos empenharam-se em representar as etapas do tratamento da água potável, desde a represa até as casas das pessoas.
Já a turma do 6º ano, os alunos construíram modelos de vírus e bactérias utilizando materiais recicláveis como garrafas pet e outras embalagens plásticas, fios, tampinhas de garrafas, caixinhas de remédios... Essa atividade serviu para que os alunos desenvolvessem a criatividade, a habilidade motora e a memória visual uma vez que tiveram que elaborar todas as estruturas.
A turma do 7º ano que, esse ano, está estudando o Reino Animal está envolvida com a coleta das diferentes classes de artrópodes. Os estudantes organizaram-se em grupos e, em uma data previamente estabelecida, entregarão amostras de insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Os alunos do 8º ano, ao estudarem célula, construíram modelos didáticos de célula animal utilizando massa de modelar. Assim como a turma do 6º ano, a proposta dessa atividade é a de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a memória visual.
Estudo da célula: 8º Ano |
Agora, o 8º Ano está fazendo cartazes sobre doenças sexualmente transmissíveis e, futuramente, pretendem elaborar folhetos informativos sobre as diferentes doenças.
E, finalmente, o 9º ano, realizou uma atividade de distribuição eletrônica, utilizando grãos de feijão. A tarefa envolvia vários conhecimentos sobre o átomo, conteúdo importante na área da química e conhecimento básico para o ingresso no ensino médio.
Certamente, a ideia é realizar outras tantas atividades em todas as turmas, a fim de contribuir para a aquisição de novos conhecimentos e a apreensão daqueles que já foram trabalhados.
Profª Graziele Baldoni da Silva
Estudo do solo: 5º Ano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário