quarta-feira, 13 de julho de 2011

ATIVIDADES: 3º ANO...

           A turma do terceiro ano da Escola de Ensino Fundamental Vicente Pallotti é composta por uma galerinha cheia de energia, e muito criativa.   Ao longo deste semestre, muitas novidades transformaram-se em aprendizado através das atividades desenvolvidas com o tema norteador da escola: Cuidar da vida seguindo os ensinamentos de São Vicente Pallotti.

A história de vida de São Vicente Pallotti foi abordada de maneira lúdica, proporcionando aprendizado e descontração a todos.  Conhecemos sua trajetória de vida, a maneira como ele viveu e suas contribuições para a sociedade da época e atual.  Construímos o livro “A vida de São Vicente Pallotti em quadrinhos” quando além de conhecer sua história, pudemos discutir suas ações e como estas influenciam nas relações humanas culminando na construção de um texto coletivo da turma ao responder o seguinte questionamento: Como atualmente podemos seguir o exemplo deixado por São Vicente Pallotti?  Além disso, trabalhamos a oralidade, a leitura textual, apreciação de imagens e realizamos a releitura de imagens através de desenhos com a técnica preto e branco. 
De posse destes conhecimentos seguimos nossos estudos... Discutimos então o que afinal é “Cuidar da vida? ...” e a turma elencou vários pontos que seriam desenvolvidos ao longo do ano. Produzimos primeiramente uma lista, que mais tarde deu origem ao álbum “Cuidar da vida é...” onde estamos trabalhando com questões amplas com o respeito, responsabilidade, cuidado de si e do ambiente, preservação da natureza, reciclagem do lixo, fé em Deus e santos católicos, paz, alimentação saudável, higiene, entre outros. Produzimos cartaz, pintura com tinta, atividades com massinha de modelar, jogo memória da saúde (higiene e lixo), trilha da saúde bucal, leituras, produção textual e desenhos sobre os diversos temas abordados.
Atentos a tudo, essa turminha também aproveitou muito bem os encontros vespertinos para sanar suas inquietações quanto ao aprendizado da Matemática e Língua Portuguesa. Assim, foram muitas tarefas estudando os numerais naturais (algarismos e escrita por extenso), usos e funções dos números, ordem crescente, decrescente, sucessor, antecessor, unidade, dezena, centena, cálculos de adição, subtração e multiplicação (até o 3), histórias matemáticas com dobro e  triplo, o alfabeto bastão e cursivo, uso correto das letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, ortografia, leitura e interpretação de textos, produção de frases, textos e resumo de livros de literatura.  
Chegamos ao final deste semestre com muitas descobertas interessantes, momentos de reflexão e aprendizado. Outras tantas novidades nos aguardam para o próximo semestre...
 Desejo a todos um ótimo descanso nas férias que se aproximam e um retorno cheio de energia!
Com carinho...
Profª Helen Ventura Flores – 3º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário