quarta-feira, 23 de outubro de 2013

REVISÃO VERBOS: 6º ANO...

O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA
A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear.

E durante esses momentos em que fazemos algo, manifestamos nossos sentimentos, nosso estado de espírito de diversas maneiras, tais como: alegres, tristes, cansados, eufóricos, entre outros.

Para que possamos entender melhor sobre isto, analisaremos as devidas orações:    
Paulo soltou a pipa.       A garota está contente.

A primeira expressa uma ação – soltar a pipa
A segunda expressa um estado em que a garota se encontra - feliz
Agora se dissermos: Está chovendo muito hoje, a oração representa um fenômeno da natureza, que é chover.

Logo, podemos definir o verbo como o termo que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.

O verbo é o elemento que mais se flexiona. Para compreendermos sobre este termo, observe:

Os artistas chegaram para a apresentação.
Percebemos que o verbo está no plural, justamente para concordar com o substantivo – artistas.

Aprofundando nosso conhecimento sobre esta classe, é importantíssimo sabermos sobre os seguintes casos:
AS PESSOAS DO VERBO:
1ª pessoa – Quem fala- eu e nós
2ª pessoa - Quem ouve – Tu e vós
3ª pessoa – De quem se fala – Ele/eles- Ela/elas

OS NÚMEROS DO VERBO:
Singular – Eu, tu, ele
Plural – Nós, vós, eles

OS TEMPOS:
Presente – hoje – Indica que a ação está acontecendo no exato momento: Eu leio a história.
Passado ou pretérito – ontem – indica que a ação já ocorreu: Meu irmão foi ao passeio.
Futuro – amanhã – Indica uma ação que ainda vai acontecer: Mamãe fará minha festa.

AS CONJUGAÇÕES DO VERBO:
1ª conjugação – os verbos terminados em “ar” – brincar, nadar, passear.
2ª conjugação – São terminados em “er” – vender, ler, correr.
3ª conjugação – terminados em “ir” – partir, sorrir, preferir.

OS MODOS:
Indicativo
– representa uma certeza: Nós vamos ao cinema.
Subjuntivo – Expressa uma dúvida: Se você fosse comigo, ficaria contente.
Imperativo – Expressa uma ordem: Não faças isto, pode se machucar.

Além de todas estas particularidades, o verbo ainda possui as FORMAS NOMINAIS. São elas:
Infinitivo – É o verbo na sua forma original – falar (-ar)
Gerúndio – Revela uma ação em continuidade – falando (-ndo)
Particípio – Expressa uma ação passada – falado (-do)

                                                                    Por Vânia Duarte /Graduada em Letras/ Equipe Escola Kids
2) Atividades

RELEITURA DE OBRA: TARSILA DO AMARAL/ ANOS INICIAIS...

O objetivo da atividade
lúdica e educativa é possibilitar aos alunos 
a oportunidade 
de conhecerem 
ícones artísticos que marcaram o cenário nacional, 
além de trabalhar aspectos 
relacionados a habilidades.

Para conhecerem melhor a vida da artista, foi montado um Power Point com a biografia e principais obras dela. Após, observaram várias obras da artista, destacando detalhes percebidos e socializados no grande grupo.
Em sala de aula, escolheram a obra preferida, pintaram com lápis de cor ou giz de cera para terem um contato com os traços e cores. As professoras não costumam dar desenhos prontos para os alunos da escola, mas neste caso foi necessário para terem noção do que iriam recriar.

No próximo dia, realizaram sua própria leitura por meio de um trabalho de Artes, utilizando tinta guache e pincel.
Obra escolhida por mais da metade dos alunos dos Anos Iniciais
O processo de produção dos trabalhos, apesar de possuir uma metodologia simples, exercita habilidades específicas associadas à atenção, concentração, agilidade e criatividade.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO DO SEMESTRE: PARECER DESCRITIVO DOS PROFESSORES...

  Sabemos que são vários são os fatores que contribuem para a construção do conhecimento, fazendo que a aprendizagem se efetive.Um destes fatores, vem da forma como o professor se prepara, da forma missionária como ele encara seu papel, da forma competente como ele procura transmitir conhecimento, procura provocar nos alunos a vontade de aprender sempre, de buscar conhecimento. Qualquer tratamento de problemas da Educação, qualquer proposta de evolução de Educação, necessariamente tem que passar pela figura do professor e cabe à equipe gestora proporcionar momentos de capacitação e reflexão sobre a prática educativa e valorização da figura do professor.
A Equipe Gestora pensou em algo diferente para a avaliação do semestre, onde cada professor deveria colocar, no final, o que poderia fazer a mais, para estar contemplando as habilidades e competências dos nossos alunos e melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem...Então, surgiu a ideia de fazermos um Parecer Descritivo do professor, assim como é feito com os nossos alunos, dos Anos Iniciais, porém incompleto. Veja alguns, como ficaram:


            ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE PALLOTTI
Rua Irmã Dulce, 755               Santa Maria – RS
PARECER DESCRITIVO – 1º SEMESTRE                              ANO LETIVO: 2013
Ensino Fundamental- Anos Finais
Nome: Mara Beatriz Nascimento     Matrícula: ViP
Aulas dadas: 135                     Faltas: 00
            De acordo com os objetivos estabelecidos para o 1º semestre, foi possível perceber o avanço da professora em relação aos aspectos a seguir:
            A Mara é uma professora a inteligente, observadora e perspicaz. Neste semestre  ela destacou-se na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens. Consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui bom humor e colabora com ideias diferenciadas para a produção teatral.
            Sugiro que.............................................................................................
........................................................................
            Dado o exposto, concluímos que a professora termina o 1º Semestre apta a cursar o próximo semestre do Ensino Fundamental II em 2013.


            ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE PALLOTTI
Rua Irmã Dulce, 755               Santa Maria – RS
PARECER DESCRITIVO – 1º SEMESTRE                              ANO LETIVO: 2013
Ensino Fundamental- Anos Finais
Nome: Artêmia Rigão     Matrícula: ViP
Aulas dadas: 135                     Faltas: 00
            De acordo com os objetivos estabelecidos para o 1º semestre, foi possível perceber o avanço da professora em relação aos aspectos a seguir:
             Neste semestre a professora se destacou- se na área das Ciências Exatas, demonstrando um ótimo desempenho nos cálculos, expressões numéricas, frações, equações e situações problemas envolvendo a realidade. Domina as quatro operações, somando alegria, diminuindo tristezas, multiplicando o amor e dividindo tarefas.
            Sugiro que......................................................................................
..............................................................................
            Dado o exposto, concluímos que a professora termina o 1º Semestre apta a cursar o próximo semestre do Ensino Fundamental II em 2013.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE PALLOTTI
Rua Irmã Dulce, 755               Santa Maria – RS
PARECER DESCRITIVO – 1º SEMESTRE                              ANO LETIVO: 2013
Ensino Fundamental- Anos Finais
Nome: Letícia Schio                         Matrícula: ViP
Aulas dadas: 135                     Faltas: 00
            De acordo com os objetivos estabelecidos para o 1º semestre, foi possível perceber o avanço da professora em relação aos aspectos a seguir:
            Neste semestre a professora destacou- se na área da História Geral, ensinando os alunos a terem uma visão crítica e a percepção de que não existe uma história verdadeira e única, mostrando o olhar indagador sobre o mundo de que fazem parte.
            Sugiro que............................................................................................................
            Dado o exposto, concluímos que a professora termina o 1º Semestre apta a cursar o próximo semestre do Ensino Fundamental II em 2013.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE PALLOTTI
Rua Irmã Dulce, 755               Santa Maria – RS
PARECER DESCRITIVO – 1º SEMESTRE                              ANO LETIVO: 2013
Ensino Fundamental- Anos Finais
Nome:  Marisa da Silva    Matrícula: ViP
            De acordo com os objetivos estabelecidos para o 1º semestre, foi possível perceber o avanço da professora em relação aos aspectos a seguir:
            Neste semestre a professora destacou- se na disciplina de Língua Inglesa. Gosta de dançar, cantar, pular e quando se mistura à turma é difícil de encontrá-la. Utiliza o ensino da Língua Inglesa como um código de diferentes estruturas linguísticas, com ênfase na oralidade, leitura e escrita como veículos de compreensão do mundo.
            Sugiro que..........................................................................................
..........................................................................................
            Dado o exposto, concluímos que a professora termina o 1º Semestre apta a cursar o próximo semestre do Ensino Fundamental II em 2013.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE PALLOTTI
Rua Irmã Dulce, 755               Santa Maria – RS
PARECER DESCRITIVO – 1º SEMESTRE                              ANO LETIVO: 2013
Ensino Fundamental- Anos Finais
Nome: Juliano Bock                     Matrícula: ViP
            De acordo com os objetivos estabelecidos para o 1º semestre, foi possível perceber o avanço do psicólogo em relação aos aspectos a seguir:
            Neste semestre, o Juliano destacou- se na Área da Psicologia Escolar, trabalhando para melhorar o processo ensino – aprendizagem no seu aspecto global e que por vezes estão ocultos no ser humano, (cognitivo, emocional, social e motor), através de serviços oferecidos aos alunos, grupos e famílias.
Sugiro que......................................................................................
            Dado o exposto, concluímos que a professora termina o 1º Semestre apta a cursar o próximo semestre do Ensino Fundamental I e II em 2013.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE PALLOTTI
Rua Irmã Dulce, 755               Santa Maria – RS
PARECER DESCRITIVO – 1º SEMESTRE                              ANO LETIVO: 2013
Ensino Fundamental- Anos Finais
Nome:  Neci Righi    Matrícula: ViP
            De acordo com os objetivos estabelecidos para o 1º semestre, foi possível perceber o avanço da professora em relação aos aspectos a seguir:
            Neste semestre a professora destacou- se no ensino do 1º Ano, alfabetiza os alunos com prazer. Faz o aluno comunicar-se não só por meio de palavras, mas também através de sons, gestos, ações e orações. Por isso, a alfabetização não se limita à leitura e à escrita – ela se estende a todos os níveis da vida social. Foi eleita por unanimidade, “aquela que abençoa”, tornando nossos momentos Palotinos especiais para a comunidade.
            Sugiro que...........................................................................
  Dado o exposto, concluímos que a professora termina o 1º Semestre apta a cursar o próximo semestre do Ensino Fundamental I em 2013.


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE PALLOTTI
Rua Irmã Dulce, 755               Santa Maria – RS
PARECER DESCRITIVO – 1º SEMESTRE                              ANO LETIVO: 2013
Ensino Fundamental- Anos Finais
Nome:  Ana Cláudia Piluski    Matrícula: ViP
            De acordo com os objetivos estabelecidos para o 1º semestre, foi possível perceber o avanço da professora em relação aos aspectos a seguir:
            Neste semestre a professora destacou- se no ensino do 4º Ano, pois está interagindo mais com os alunos. Demonstra facilidade em preparar um bom planejamento que, realmente, possa orientar seu trabalho em sala de aula. Preocupa-se que os alunos aprendam de forma eficaz, através do incentivo á leitura e atividades ligadas a realidade deles.
   Sugiro que................................................................................................
   Dado o exposto, concluímos que a professora termina o 1º Semestre apta a cursar o próximo semestre do Ensino Fundamental I em 2013.

*** Agora, estamos fazendo um levantamento, daquilo que é necessário melhorar, para estarmos juntos buscando novas estratégias, através de um planejamento participativo.

ViP: HOMENAGEM AOS PROFESSORES...

SER PROFESSOR...
Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno se sentir feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...
A você professor...
Que faz os alunos perceberem que são capazes não apenas de sonharem, 
mas de realizarem seus sonhos!
Por você professor...
Elevamos a Deus nossa prece de gratidão, pedindo que o abençoe hoje e sempre.

Feliz Dia dos Professores!

Escola Vicente Pallotti 15/10/2013