quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FILOSOFIA DA ESCOLA VICENTE PALLOTTI E TRECHO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA: ViP

 ViP: FILOSOFIA DA ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental Vicente Pallotti é um local de aprendizagem e vivências.
Como instituição escolar oportuniza ao educando e ao educador o crescimento integral, através da vivência interdisciplinar e comunitária, incentivando a humanização e a valorização da vida em busca de uma cultura de paz e solidariedade.
Como Escola Católica nosso trabalho é orientado pelo projeto de vida de São Vicente Pallotti. Ele viveu há aproximadamente 150 anos, tendo uma visão muito clara do Projeto de Deus, o que na perspectiva da Igreja do 3º milênio, torna-o um Santo atual. Por isso tem muito a nos ensinar. Na sua época, num contexto social bem mais difícil, ele lançou alguns desafios, que ainda hoje são de vital importância para nós. Vejamos alguns destes desafios:
Participação de Todos: Ele acreditava que todos os cristãos são responsáveis pela fé, pelo amor, e pela caridade. De uma maneira ou de outra, todos podem e devem participar, se empenhar na evangelização do mundo: bispos, padres, religiosos, religiosas e principalmente leigos e leigas. Este desafio também fica para cada um de nós.

2) Metodologia
A ação pedagógica da Escola desenvolve suas atividades voltadas para a contextualização e a interdisciplinaridade, partindo de um Tema Norteador definido pela comunidade escolar, considerando os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Pela interdisciplinaridade professor e aluno estabelecem relações que fazem acontecer a construção do conhecimento de forma contextualizada.
 A modalidade de Educação Especial propõe a construção de uma proposta de intervenção pedagógica, com suporte em teoria que entenda o sujeito como construtor de seu conhecimento a partir da sua singularidade, utilizando ferramentas e recursos especializados, disponíveis para o atendimento dos alunos com deficiência, assim como para seu uso em atividades pertinentes ao desenvolvimento do currículo escolar, sempre que possível e necessário, objetivando a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
3) TEMA NORTEADOR DE 2.012
Elaborado pelos professores, baseados na realidade que a escola está inserida, proposta pedagógica e vídeo da Campanha da Fraternidade deste ano.
Caminhando com Pallotti em busca da humanização e valorização de uma vida sustentável.
Objetivo geral da escola: Sensibilizar para o cuidado com a vida, buscando a formação integral e transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário