quinta-feira, 26 de setembro de 2013

HORA CÍVICA: ANOS INICIAIS...

A escola deve ser um ambiente prazeroso, espaço voltado para a construção da cidadania, ambiente de ação – reflexão, que visa através de ações coletivas, construir e reconstruir uma cultura de paz.

             Portanto, dentro deste contesto, a hora cívica é fundamental para a construção da cidadania, oportunizando a comunidade escolar, momentos específicos para que possam expressar-se de diferentes formas, despertando habilidades, idéias, sentimentos, atitudes que visam resgatar valores como: o  amor, a solidariedade, cooperação e  respeito as diferenças. 


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ATIVIDADE SEMANA DA PÁTRIA: DESFILE REGIÕES DO BRASIL / 7º ANO...

7º ANO – ATIVIDADE SEMANA DA PÁTRIA
HORA CÍVICA: 04/09

            Comemorar o dia 7 de setembro não é apenas comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar, é antes disso, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que as pessoas cresçam em conhecimentos e valores.
              Os palotinos chegaram ao Brasil em 24 de julho de 1886 e espalharam-se por todas as regiões brasileiras. No Rio Grande do Sul, Vale Vêneto tornou-se, o berço dos Palotinos no Brasil, local onde primeiramente se instalaram ao chegar aqui.
            Os Padres Palotinos estimularam o empenho pela causa do Reino de Deus, foi porque tinham um fundador – VICENTE PALLOTTI – que sempre lhes ensinou essa doutrina de fé, amor e caridade.
            A Comunidade Palotina continua a levar adiante o ideal de Pallotti, hoje presente não só no Brasil, mas nos cinco continentes.
            Engajados nessa proposta os alunos do 7º ano realizaram um desfile temático para demostrar que o Brasil é um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história. Nesse desfile foram abordadas as cinco regiões brasileiras, suas características, seus valores e culturas.

            A Região Nordeste vem representada pelas alunas MARIANA – LUANA e DIENIFER ao som da Música Xote da Alegria (Falamansa) .
            Essas carregam uma a Baiana de Salvador / a Canga que representa o lindo litoral nordestino e a  Sombrinha do frevo .

Fala 1: O símbolo maior da Bahia, as baianas  integram a paisagem mística da Bahia. São mulheres trabalhadoras, verdadeiras mantenedoras de famílias que fazem deliciosos quitutes.

Fala 2: O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco1 2 3 , misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Destaque para as coloridas sombrinhas utilizadas na dança. Música Recifoliando – Frevo de Rua – Beto Hortis.

Fala 3: A canga vem representando o  litoral nordestino especialmente a Bahia. Local de belas praias e diversidade natural. Lugar para descansar sob a sombra de coqueiros, mergulhar em piscinas naturais ou passear em dunas são  algumas das opções.

    A Região Centro – Oeste vem representada pelos alunos ALEXANDRE – GUILHERME e LEONARDO ao som da música Coração Sertanejo (Chitãozinho e Xororó). Carregam um Porta incenso de bambu do Mato Grosso, o Berrante e o violão.
Fala 1: O Centro-Oeste tem uma forte história marcada pela presença da pecuária. O berrante é um patrimônio cultural da região, uma corneta feita de chifres de boi ou de outros animais utilizada pelos vaqueiros para chamar o gado no campo. É um instrumento muito eficaz na orientação, alarme e comando, da tropa.
Fala 2: As duplas sertanejas, modas de viola, as festas religiosas, todas essas coisas são produtos da riqueza proporcionada pela região Centro-Oeste. Em Goiânia, capital do Estado de Goiás e a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste há uma forte influência da música sertaneja. Grandes nomes do estilo musical nasceram de lá como a dupla Zezé de Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó.

          Representando a Região Sul, os alunos DENER e IAN ao som da Música: Eu sou do Sul (Os Serranos). Carregam a cuia, bandeiras do Grêmio e do Internacional, além do laço utilizado pelo homem do campo.
Fala 1: Feita do porongo, a cuia é um dos símbolos do gaúcho.   Nela é preparado o chimarrão uma bebida típica do Rio Grande do Sul. Ela representa o nosso pago.
Fala 2: O laço é outro símbolo do Sul. Feito de couro trançado é utilizado pelo gaúcho para laçar o gado.
Fala 3: O Rio Grande do Sul é uma das quatro maiores forças do futebol brasileiro. Destacam-se, sobretudo, os times Internacional e Grêmio, os dois sediados em Porto Alegre, capital do estado.
(HINO DO GRÊMIO E DO INTER )

            O aluno TAYGOR E a aluna TAUANA, representam a Região Sudeste com a Música Cidade Maravilhosa ( Marchinhas de Carnaval).
Destaques para o carnaval e o Cristo Redentor- uma das sete maravilhas do Mundo. Ela Veste-se de carnavalesca e ele carrega a imagem do  Cristo Redentor.
Fala 1 - O Carnaval é animado pelos 4 cantos do Brasil, mas a região Sudeste nos últimos anos vem apresentando um carnaval cheio de alegria. Um dos maiores e melhores carnavais do Brasil é o do Rio de Janeiro. O segredo para fazer um grande carnaval, é a mistura dos tradicionais blocos de rua, cheios de fantasias e marchinhas. O luxo das escolas de samba completa a festa, que é televisionado para todo Brasil e leva milhares de pessoas para a Apoteose.
Fala 2 - O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. É considerado uma  das  sete maravilhas do mundo .

            A Região Norte vem muito bem representada pelas alunas CHAIANE E EVELIN - Música Festa do Boi Bumba (Carrapicho).
Carregam Porta panela de capim dourado, Balaios de fibras de árvores amazônicas feito pelos índios e o Bambolê utilizado nas Festas de Boi Bumba.
Fala 1 - O capim dourado é uma espécie de sempre-viva que ocorre na região do Jalapão e Tocantins. Com a palha se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.
Fala 2 - O artesanato no Norte é bem diversificado e os trabalhos são produzidos com fibras, coquinhos, cerâmica, pedra-sabão, barro, couro, madeira, látex. São feitos bichos, colares, pulseiras, brincos, cestarias, potes, etc. Destaque para o artesanato indígena.
Fala 3 - A festa do Boi-Bumbá acontece na cidade de Parintins, na fronteira dos estados do Pará e Amazonas.
Existe oficialmente desde 1966. Sempre ocorre no mês de junho, onde é revivida a lenda do Boi através dos desfiles.

            Agradecemos a colaboração e a atenção de todos, lembrando que a  formação de uma nação independente, está diretamente ligada a uma formação integral – ligada no resgate dos valores humanos.
Profª Responsável: Graziele Kauss  Apoio: Direção, coordenação, professores e funcionários.

Visite também nossa página no Facebook: 
https://www.facebook.com/EscolaVicentePallotti?ref=hl

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PARÓDIA DA MÚSICA: QUE PAÍS É ESTE?/ 6º ANO...

SEMANA DA PÁTRIA- LÍNGUA PORTUGUESA- APRESENTAÇÃO NO MOMENTO CÍVICO
Após trabalhar a interpretação da música, "Que País é Este?", os alunos criaram a seguinte paródia: MEU BRASIL É ESTE!

Meu Brasil tem futuro
Nas mãos de todos nós
Não vamos ficar parados
Vamos soltar a voz.

MEU BRASIL É ESTE!

Nas mãos dos jovens e crianças
Está a semente da esperança
Pallotti teve essa missão
Colocou fé e amor no coração.

MEU BRASIL É ESTE!

Mais educação é melhor
Mais respeito é bom também
Se quiser colaborar
Construa o Brasil do bem.

MEU BRASIL É ESTE!

Profª Responsável: Janete Marion