sexta-feira, 30 de agosto de 2013

INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO NO MODELO DE VIDA DAS PESSOA/ 8º ANO...

1) Leitura e Comentário Participado

Influência do capitalismo no modelo de vida das pessoas

            Todos os dias nós seres humanos para enfrentar mais um de trabalho. Há também aqueles que trabalham enquanto a cidade dorme. O que todas essas pessoas têm em comum, é o fato de elas trabalharem por dinheiro. O dinheiro que é o fator tão essencial em nossas vidas hoje em dia nessa sociedade capitalista, tão importante que alguns chegam a comparar com o ar que respiramos. Talvez seja por isso que pessoas matam pessoas morrem, pessoas ignoram seu senso de humanidade, passam a viver como ditadores, ou a viver como escravos, tudo isso pelo capitalismo, pelo dinheiro.

            O fato é que a lei da selva predomina nesse meio, o mais forte sempre vence, comanda, manda no mundo. Um exemplo disso é os “Estados Unidos", o grande ditador do mundo, quase tudo o que temos ou sonhamos ter, tem digamos uma "mãozinha" norte - americana. Nossas vidas foram dominadas por um padrão social totalmente diferente da nossa realidade em função das influências do país mais capitalista do mundo.  Suas empresas invadiram nossos espaços urbanos e até rurais; quem nunca foi no Wall Mart, Mc Donald's? Quem nunca bebeu uma Coca-Cola?
            Outra maneira do capitalismo estar presente em nosso dia-a-dia é a necessidade de consumo, a obsessão por certas marcas e coisas do tipo, mas a questão não é exatamente essa, e sim a destruição que o capitalismo traz pensando somente na sua fortuna. O capitalismo faz com que as pessoas sejam obsessivas por algo ou o dinheiro em si, sem se importar com qualquer outra coisa, como destruir a natureza para construir um negócio lucrativo, o que importa são os lucros!
            Enquanto burgueses desfrutam dos benefícios que o capitalismo os traz, milhares de pessoas apenas se afundam em dívidas graças às ofertas dos mesmos. Empresas são construídas muitas vezes sem a noção do mal que podem estar causando, a intenção é somente o lucro independente das consequências que podem ser causadas a natureza ou qualquer coisa do tipo.
             É um sistema. Muitos não percebem que são manipulados pelo capitalismo, ele costuma criar coisas que nos fazem acreditar ou pensar ser bom, e muitos acreditam simplesmente por não perceber ou por talvez não ter alguma base de estudo ou informação. Graças ao capitalismo temos coisas como o padrão de beleza, que influência as pessoas a quererem ser como as atrizes, por exemplo, e investirem cada vez mais em produtos já oferecidos para alcançarem aquele padrão. A verdade é que nem mesmo aquelas pessoas são aquilo mesmo que vemos.
            Hoje em dia tudo e todos são manipulados por máquinas que o capitalismo implantou hoje ninguém vive sem uma TV ou um computador, e isso é mais do que bom para o capitalismo, mas veja o que ele vem nos proporcionando nesse sentido: obesidade, pessoas sedentárias, individualismo, ansiedade, materialismo, falta de socialização, dependência, degradação ambiental, etc.

2- Atividades:
CAÇA – PALAVRAS
1 - Maior potência capitalista.
2 - Sinônimo de trabalhadores no capitalismo.
3 - Aqueles que detêm os meios de produção.
4 - Todo capitalista busca.
5 - No capitalismo é comum a ___________.
6 - 3ª fase do capitalismo.
7 - País onde ocorreu a Revolução Industrial.
8 - Sistema econômico que se opõe ao sistema capitalista.
9 – Já foi uma grande potência do capitalismo comercial
10 - Fator essencial na vida das pessoas, tão importante que alguns comparam com o ar que respiram.
11 – Outra denominação que serve para o sistema capitalista.

12 – Consequências do capitalismo.

E
S
O
C
I
A
L
I
S
M
O
L
O
S
E
M
P
R
E
G
A
D
O
S
E
B
T
D
I
N
H
E
I
R
O
Q
U
I
E
A
F
I
N
A
N
C
E
I
R
O
D
S
D
P
O
R
T
U
G
A
L
A
Y
A
I
O
C
F
L
J
L
T
W
O
T
I
S
D
S
B
U
R
G
U
E
S
E
S
O
E
A
U
Q
E
P
J
C
O
A
L
A
P
L
D
N
A
R
U
K
R
P
I
P
Q
Q
V
E
I
S
M
T
L
O
S
P
A
E
A
A
M
D
I
N
G
L
A
T
E
R
R
A
N
T
O
D
E
P
E
N
D
E
N
C
I
A
Y
S
C
O
N
C
O
R
E
E
N
C
I
A
 Profª Graziele Kauss- Geografia