domingo, 28 de abril de 2013

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA...

     No contexto atual, tudo gira em torno dos espaços virtuais e da conexão direta com um universo de informações que flutuam em rede, deslocando-se com grande rapidez, e por esta peculiaridade demandam mudanças pontuais, que exigem da escola e do professor espaços para por em ação o ato de criar, repensar novos meios de ensino a partir dos quais os jovens passem a interagir de forma dinâmica em sala de aula.
     Assim, surgem indagações, tais como: Como usar as tecnologias na aula em favor da melhoria na educação? Quais usar? Como averiguar se a escola em questão dispõe de tais tecnologias e qual o contexto social dos alunos? Sabe-se que os jovens gostam de ficar conectado às redes sociais, assistir filmes, olhar televisão e sempre próximo a seus celulares.
     A partir disso compreende-se a importância de trabalhar em sala de aula com filmes, curtas e documentários, como forma de sensibilização que remeta o aluno à humanização, para em um segundo momento constituir o debate e a interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento.
Em linhas gerais, não tem como negar que estamos na era das tecnologias, das mídias, do acesso fácil e rápido, assim é necessário buscar soluções para resgatar esses jovens de forma que os mesmos possam continuar interagindo no seu espaço virtual, mas consigam dispor de tempo e dedicação para aprender novos conteúdos, dando sentido ao processo de aprendizagem.


     A implantação e uso dos aparelhos tecnológicos na escola comportam um aparato tanto da gestão escolar, como da formação do professor, pois no momento em que se cogitam possibilidades de se ensinar recorrendo-se aos recursos virtuais, precisa-se saber quais as condições da instituição de ensino, dos estudantes, e do próprio mestre, pois nesse contexto globalizado, é necessário preparo e familiarização com o mundo das tecnologias.
     As novas tecnologias implantadas no mercado de consumo transformam a forma de pensar e agir dos jovens, estas se encontram presentes em ambos os ambientes de ensino, ou seja, nas escolas e nas universidades, por meio do uso de celulares, MP3S, tablets, notbooks e outros, pois a presença dessas tecnologias nesse momento é uma necessidade no decorrer do ensino, do ponto de vista em que elas propiciam uma melhoria ao acesso do estudo. Esses recursos ajudam os estudantes na medida em que podem buscar no mundo on-line muitas respostas, conhecimento e informações. Podemos ver que a tecnologia já é de conhecimento e acesso fácil aos jovens, cabe agora aos professores recém formados e os que se encontram na academia por algum tempo, procurar meios de interagir e progredir com a educação a partir de uma inter-relação com o mundo tecnológico.
     Compreende-se que sua aplicação dentro das escolas só veio a agregar novas formas de se criar e pensar que se faziam necessárias e também ajudar os professores, pois o objetivo de usar as tecnologias, não é substituir o educador, o lápis, o papel ou o quadro e sim andar junto com com estes recursos, em prol de uma educação mais atrativa e melhor para nossos jovens.
Fonte: Emilana S. Ziani-Anais do V Congresso Internacional de Educação- REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DENTRO DA ESCOLA.
Adaptação: Profª Janete Motta

quarta-feira, 24 de abril de 2013

SISTEMA SOLAR: 4º ANO...

     O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteróides, cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados
pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol.

     O sol é a estrela mais próxima da Terra.
     As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos
apenas à noite como pequenos pontos de luz.
     Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembrar aqui, que até Agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta anão.

     Os planetas menores e mais próximos do sol são compostos de rochas e metais - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas maiores e mais distantes do sol são planetas gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. É isto mesmo são planetas que são formados basicamente por hidrogênio e hélio!
     Com exceção da Terra todos os planetas têm nomes de deuses da mitologia grega e romana. Vamos ver a seguir algumas curiosidades sobre cada planeta.

Mercúrio
Na mitologia: Mensageiro dos deuses
É o planeta mais próximo do Sol. Também destaca-se por ser menor de todos os planetas!
Distância média do Sol: 57.910.000 km
Diâmetro: 4.878 km
Temperatura média: 800 C
Vênus
Na mitologia: Deusa do Amor
O segundo planeta mais próximo do sol. O planeta mais brilhante de todos!
Distância do Sol: 108.200.000 km
Diâmetro: 12.103,6 km
Temperatura média: 480 C
Terra
O terceiro planeta a partir do Sol. Somos o quinto maior planeta do sistema solar e o único capaz de suportar vida! 70% da superfície da Terra é coberto por água, o que é essencial à vida!
Distância do Sol: 149.600.000 km
Diâmetro: 12,756.3 km
Temperatura média: 15 C
Marte
Na mitologia: Deus da Guerra.
O quarto planeta a partir do Sol. Também conhecido por planeta vermelho devido a sua cor.
Distâncias do Sol: 227.940.000 km
Diâmetro:6.794 km
Temperatura média: -63 C
Júpiter
Na mitologia: Deus dos Deuses
O quinto planeta a partir do Sol. É o maior de todos os planetas!
Distância do Sol: 778.330.000 km
Diâmetro: 142.984 km
Temperatura média: -150 C
Saturno
Na mitologia: Deus da Agricultura
O sexto planeta a partir do Sol. Planeta famoso por seus incríveis anéis formados por partículas de rocha e gelo. Também é o planeta que possui o maior número de luas!
Distância do Sol: 1.429.400.000 km
Diâmetro: 120.536 km
Temperatura média: -130 C
Urano
Na mitologia: Deus dos Céus.
O sétimo planeta a partir do Sol. É o único planeta que gira de lado! Ou seja paralelo a sua órbitas ao invés de perpendicular como os demais inclusive a Terra.
Distância em relação ao Sol: 2.870.990.000 km
Diâmetro: 51.118 Km
Temperatura média: -214 C
Netuno
Na mitologia: Deus do Mar O oitavo planeta a partir do Sol e o mais distantes deles. Semelhante a Urano se destaca pelo sua cor azulada!
Distância do Sol: 4.504.000.000 km
Diâmetro: 49.528 km
Temperatura média: -220 C
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-solar.html

Trabalho realizado pelos alunos do 4º ano
Trabalho de Artes com lixa de cozinha e giz de cera, orientado pela Profª Ana Cláudia Piluski.
*** Sugestão: Trabalhar noção de diâmetro e quadro valor lugar, utilizando os números que indicam a distância em relação ao Sol dos planetas, bem como valor absoluto e relativo dos numerais que indicam o diâmetro de cada planeta.
Jogo Educativo- Informática: http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/
Outro jogo envolvendo conteúdos: http://www.escolagames.com.br/jogos/mapaMundi/
Vários jogos Educativos: http://www.escolagames.com.br/

GLOBALIZAÇÃO: UM “CLIC” NO MUNDO/ 9º ANO...


GLOBALIZAÇÃO
            Vivemos tempos de “milagres” modernos. Nunca o mundo viu tamanha velocidade de informação. Nunca se viu possibilidades técnicas tão avançadas como agora. Qualquer coisa que aconteça de um lado do mundo, é conhecida quase ao mesmo tempo, pelo planeta todo. Basta um “clic” com o mouse do computador para enviar a centenas de destinatários informações sobre guerras, atentados, tsunamis, eventos, esportes, entre outros assuntos. O mundo vive seu apogeu científico. Nunca como agora foi tão fácil conhecer culturas e pessoas geograficamente distantes e virtualmente presentes.
            Em contrapartida, nunca se viu um mundo tão caótico. A globalização se manifesta em sentidos múltiplos e contrários: leva riqueza a algumas regiões do mundo, e explora outras ao extremo; confere sofisticação ao modo de vida de uma minoria privilegiada, porém a muitos povos deixa o legado da indiferença e do abandono.
Adaptado de: Projeto Araribá: 2007

            Para compreender de forma mais objetiva o processo de globalização alunos do 9º ano confeccionaram a maquete “Um clic no mundo”. O recurso didático utilizado contribuiu para a aprendizagem desse conteúdo de grande complexidade e abstração. Além disso, tornou a aula descontraída, participativa e despertou a atenção dos alunos.
            Foram utilizados materiais descartados (como fios de luz, lâmpadas, pilhas, Pen drive,) onde foi evidenciada a importância de reciclar produtos eletrônicos para preservar o meio-ambiente, e também para economizar na produção de novos aparelhos.

Profª Graziela- Geografia

segunda-feira, 22 de abril de 2013

MOMENTO PALOTINO/ ABRIL: CELEBRAÇÃO ANOS INICIAIS...

Amostra do jornal da escola em forma de painel
FOLHA: RENASCENDO COM PALLOTTI

22/04-Segunda- feira
            1) JANETE-
            Nesta celebração, coloquemo-nos em reflexão, pedindo a São Vicente Pallotti que nos ensine sua humildade e seu amor. Dizia Pallotti: “o mandamento do amor pede a todos que adoremos a Deus e o amemos sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos”. Somos chamados a imitar a Jesus Cristo e Pallotti, de acordo com o nosso estado, e condição de vida E assim, unidos na fé, na Esperança e na Caridade realizarmos a vontade de Deus, nosso pai.
2) Hino de Pallotti- Brilhou no céu da igreja(alunos)

3) NECI-
Leitura do Livro do profeta Isaias. (58, 7-10)
Assim diz o Senhor: 7Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.
9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. Palavra do Senhor.

4) JANETE-
Momento de oração:
Pela nossa escola, na sua missão de educar, pedimos coragem, paciência e respeito entre nós. Rezemos ao Senhor.
Todos. SENHOR,escutai a nossa prece!.
 Por todos os povos, para que vejam nos sinais dos tempos, a presença de Deus e se disponham a lutar na unidade pela justiça, pela vida, pela dignidade e promoção humana. Rezemos ao Senhor.
Todos...
 Pela nossa comunidade, para que unidos na fé, na caridade e no serviço sejamos abençoados por são Vicente Pallotti e assim cheios de Esperança possamos ser luz no mundo. Rezemos ao Senhor.
Todos...

5) Canto: Com Pallotti eu vou (alunos)

6) NECI-
BÊNÇÃO FINAL:
O Deus, que é nosso Pai e nos reuniu hoje para celebrar a festa de São Vicente Pallotti, nos abençoe, nos proteja de todo o mal, e nos dê a paz. Amém!
*** Pai Nosso

7) Encerramento: Diretora Noelci Kurz

sábado, 20 de abril de 2013

ViP 2 ANOS: ATIVIDADES COMEMORATIVAS E INAUGURAÇÃO DA PRACINHA E QUADRA (20/04)...

1) Abertura: Hino
* Pronunciamento: Diretora Pedagógica, Noelci e  Diretor Administrativo, Pe. Clésio.
2) Apresentação do Projeto de Música: Instrumentos de Percussão
Projeto de Música
3) Dança: alunos AF
4) Música: Pré-B

5) Dança: alunos AI

6) Paródia do 8º ano: Lotti, Lotti (baseada no Lec Lec)
8) Parabéns Coletivo e bolo
9)Torneio de Futsal entre as escolas: Assistencial Pallotti e Vicente Pallotti
  
*** Paralelo à programação:
·      Orientações de Assessoria Jurídica- FAPAS
·      Orientações sobre saúde- COLÉGIO FÁTIMA
·      Oficina de Fuxico e Acolchoar- Profª Tânia da Escola E.F. Assistencial Pallotti


Nosso mascote, o Zecão, também participou das atividades caracterizado

ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE DOIS ANOS DA ESCOLA VICENTE PALLOTTI...

ABERTURA- 20/04
Srs. Responsáveis, Queridos alunos, Senhoras e Senhores...
            Agradecemos a todos os presentes aqui nesta manhã festiva, que se juntam a nós para celebrar o aniversário de 2 anos da  Escola E.F. Vicente Pallotti..
            Este ano celebramos esta data com um sentimento especial, pois estamos também inaugurando a quadra de esportes e pracinha. Para quem conhece umpouco de nossa história e convive com nossa escola, sabe como estamos felizes com estes melhoramentos.
            Outro motivo de nossa alegria, que também estamos celebrando junto com o aniversário da escola, é o aniversário de São Vicente Pallotti (21/04), que norteia toda nossa prática educativa.
            Queremos fazer desta escola uma escola de qualidade, comprometida com o melhor para nossos alunos e comunidade, oferecendo sempre uma possibilidade diferenciada para aqueles que desejam uma escola que privilegia o saber, sem esquecer-se de olhar para os nossos alunos como pessoas que têm um sonho a construir e buscam nossa escola para ajudá-los nessa caminhada.
            Completando 2 anos, podemos afirmar a todos aqui presentes, que temos conseguido concretizar muitas ações com o apoio da Sociedade Vicente Pallotti em parceria com a Prefeitura Municipal, Sociedade de moradores e de todos que sempre nos ajudaram e nos apoiaram.
            Nesse espírito de alegria, agradecemosprofessores, pais, alunos e funcionários, que efetivamente se preocupam em formar pessoas mais solidárias, autênticas e felizes, com todos os passos que percorremos, com a proteção de Pallotti.
            Continuemos a aprender por amor ao conhecimento, a servir por amor à humanidade e a amar por amor a Deus.
            Que possamos criar o hábito de fazer o que é bom, o que é certo. Agindo assim, trazemos luz para nossas vidas e para a vida dos outros.
            Escola, casa sagrada; que conduz mentes humanas a serem mais fortes eperseverantes, a construírem novas formas de vida e escolhas. Felizes somos por termos a Escola!
            maior presente que vocês podem dar à escola é colocar em prática tudo aquilo que de bom, aqui aprendemos.
            Dando continuidade as comemorações, convidamos a todos para prestigiarem os talentos dos nossos alunos para homenagear nossa escola.
 Diretora Pedagógica: Noelci Kurz

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CATEQUESE: LEITURA BÍBLICA ON LINE PARA CRIANÇAS: SAMUEL1- 1,17...

No último encontro da catequese, realizamos a leitura bíblica on line e reflexão da história de Samuel, servo de Deus, assim como Pallotti. Após, revisamos Os Dez Mandamentos, através da montagem do Jogo da Memória.

Catequista: Camila Motta- Acadêmica/ 4º semestre do Curso de Administração- FAPAS

O JARDIM DE PALLOTTI-1º ANO...


11 FLORES:
ADRIAN  AMANDA  BRUNA    EVA   GIOVANA    LUIZ OTÁVIO   MAYARA    STEFANI   THAISSA     VIVIANE    NECI

MUITAS BORBOLETAS:
RESPEITO   RESPONSABILIDADE   FÉ
SOLIDARIEDADE  UNIÃO    PAZ
JUSTIÇA     BONDADE   HUMILDADE
CARIDADE    JUSTIÇA    AMOR...
Profª Neci Rigui- 1º ano

TRABALHANDO COM CARICATURA/ 9º ANO: VICENTE PALLOTTI...

CATICATURA
Uma das principais características de uma caricatura é o exagero. Assim a crítica é feita sobre uma pessoa através de um desenho, ressaltando um defeito ou mesmo algo que lhe chama atenção em sua fisionomia.  Atualmente, o uso da caricatura popularizou-se, e é comum encontramos a caricatura de pessoas em blogs, convites de casamento, festas de aniversário, em charges de jornais, etc.
 O termo caricatura vem do italiano; significa exagerar, carregar. Com esse sentido a caricatura surgiu no século XVII com o pintor Agostino Carracci da Bolonha. Uma boa caricatura transmite rapidamente a imagem de uma pessoa. Ela pode ou não, ser cômica, variando bastante conforme o estilo do artista.
Os Alunos Alan e Wellinton do 9º Ano da Escola Vicente Pallotti aceitaram o desafio, e na aula de Português , colocaram-se diante do quadro de São Vicente Pallotti. O talento dos alunos logo começou a tomar forma, e como resultado tem-se a caricatura do fundador da Congregação dos Palotinos em estilos distintos.
Parabéns pelo empenho!
Profª Janete Marion- Língua Portuguesa

quinta-feira, 18 de abril de 2013

NOSSO MASCOTE PALOTINO: ZECÃO...

Nosso mascote: Zecão


Estilista Canino- aluno Anderson
           Zecão foi eleito o mascote da Escola Vicente Palloti, pois é presença diária na escola.
Desde bem cedo, de manhãzinha, lá está o Zecão para recepcionar todos os que chegam.
Gosta de ser bem tratado e recebe carinho de todos. Ele sempre está no pátio junto aos alunos, professores e funcionários para acompanhar de perto o que acontece no dia a dia da escola.
Todos que aqui chegam logo percebem, bem de perto, a presença desse cachorrinho que aos poucos foi conquistando seu espaço na escola.
Nós defendemos a proteção dos animais!
Profª Janete Marion- Língua Portuguesa
Conheça a lei!
Afinal de contas estamos no Brasil, e se os próprios cidadãos deste País sofrem com o descaso de algumas autoridades, imagine os animais! Eis o texto da Lei:
"Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98
É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.
Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."
Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:
abandono;
manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
envenenamento;
agressão física, covarde e exagerada;
mutilação;
utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
não procurar um veterinário se o animal estiver doente.
Abrace esta causa, você também!

Declaração Universal dos Direitos dos Animais

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
Adaptação: Profª Janete Motta- CP

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PARÓDIA: É COM PALLOTTI, LOTTI, LOTTI, LOTTI, LOTTI... Lelek Lek Lek Lek...QUE SE CUIDEM...NOVO SUCESSO NAS PARADAS...

Paródia da Música: Passinho do Volante (Ah Lelek Lek Lek Lek) MC Federado e os Leleks

A Turma do 8º Ano da Escola Vicente Pallotti fez uma paródia do Funk: Ah Lelek Lek Lek Lek em homenagem ao 2º Aniversário da nossa Escola.
Uma paródia de uma música famosa é a mistura da sua melodia com uma letra diferente. 
A música é bem conhecida e famosa com sucesso garantido entre os alunos. Assim, foi fácil, nas aulas de Português, formar frases que se encaixaram direitinho na composição verdadeira.
O passinho de Pallotti nos leva para: esperança, respeito, amor, responsabilidade, fé, união, justiça, humildade, caridade...Basta acreditar e dar um passinho de cada vez!


É COM PALLOTTI, LOTTI, LOTTI, LOTTI, LOTTI
Aaaaaaaah! Pallotti, lotti, lotti, lotti, lotti
Aaaaaaaah! Pallotti, lotti, lotti, lotti, lotti

Driblando, driblando, driblando pro lado
Driblando, driblando, driblando pro outro
Aaaaaaaah! Pallotti, lotti, lotti, lotti, lotti
Driblando, driblando, driblando pro lado
Driblando, driblando, driblando pro outro
No passinho do Pallotti
Quero ver a escola toda

Esse é o novo passinho pra galera se amarrar
Ele é muito maneiro qualquer um pode jogar

É a revelação aqui da Vila Renascença
Se você aprender vai jogar o tempo inteiro
Foi na comunidade esse passinho já estourou

Dança professora, aluno e diretora
Mas preste atenção, agora, vou te ensinar
No passinho do Pallotti pra você também mandar
Profª Janete Marion
Música original: http://youtu.be/5cjzHEPPNgU