sexta-feira, 22 de março de 2013

ADIVINHA QUANTO EU TE AMO: INTERPRETAÇÃO E ATIVIDADES- ALFABETIZAÇÃO...

1)    VAMOS LER E ILUSTRAR PARTE DA HISTÓRIA(professora lê o trecho do livro que já conheceram a história na aula anterior- Hora do Conto): ADIVINHA QUANTO EU TE AMO
O COELHINHO SABE QUE SEU AMOR É IMENSO. AO MESMO TEMPO, ENTENDE QUE O AMOR É COMO UMA LUZ QUE NUNCA SE APAGA.








MESMO ASSIM, O COELHINHO QUER CONTINUAR BRINCANDO DE MEDIR O AMOR. DEPOIS, JÁ CANSADO, ELE MIRA O CÉU E FALA:









– EU TE AMO ATÉ A LUA.










DITO ISSO, FECHA OS OLHOS E LOGO DORME.








2)COPIE AS PALAVRAS DESTACADAS E CIRCULE AS VOGAIS:
 ___________________, ______________________,__________________
___________________ , ______________________
3)    COLOQUE O NÚMERO DE LETRAS DE CADA PALAVRA:
COELHINHO-____            CÉU-____                LUA-____..................OLHOS-____

HORA DO CONTO: ADIVINHA O QUANTO TE AMO...

            É possível medir o tamanho do amor?
            Todo mundo costuma dizer que não, mas belas histórias e poemas são como delicadas fitas métricas do afeto. Elas revelam, sem listar peso e medida, a imensidão dos sentimentos que damos e recebemos.
            Uma história muito linda está sendo utilizada no primeiro, segundo e terceiro anos, que fala de amor, carinho e respeito pelo próximo. A história contempla o projeto dos Anos Iniciais que enfatiza a vivência dos VALORES e o tema Páscoa. Faz refletir que nos dias de hoje, com toda essa correria, as pessoas com muitas coisas para fazerem ao mesmo tempo, esquecem de dizer "eu te amo".
            Vamos demonstrar o nosso amor, como os coelhinhos da história que conseguiram perceber o tamanho do amor deles, um pelo outro, fazendo comparações com situações difíceis de medir e descobriram que O AMOR NÃO SE MEDE...O AMOR A GENTE SENTE. O nome da história é: "Adivinha quanto eu te amo", do autor Sam McBratney.

quarta-feira, 20 de março de 2013

SÍMBOLOS DA PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS: 1º ANO...


SÍMBOLOS DA PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS
1) Informática e Hora do Conto- Leitura On Line do Livro, realizada pela professora. O Coelho que não era de Páscoa de Ruth Rocha. Após, interpretação oral.
http://www.slideshare.net/bibsobreira/o-coelho-que-no-era-da-pscoa-3563826
2) Visualização dos símbolos da Páscoa no google imagens. Em sala de aula, trabalho com ilustrações e seus significados.

OVO




            O OVO SIMBOLIZA O NASCIMENTO, A VIDA, O RESSURGIMENTO DE CRISTO E É UM SÍMBOLO DESDE A ANTIGUIDADE, ÉPOCA EM QUE JÁ ERA COSTUME PRESENTEAR AS PESSOAS, POR OCASIÃO DA PÁSCOA, COM OVOS ENFEITADOS E COLORIDOS. OS OVOS DE PÁSCOA REPRESENTAM TAMBÉM O FINAL DA QUARESMA E VIDA NOVA.
-----------------------------------------------------

COELHO




            OS COELHOS SURGIRAM COMO SÍMBOLOS DA PÁSCOA NA ÉPOCA DOS EGÍPCIOS, POIS REPRESENTAM A FECUNDIDADE E A REPRODUÇÃO CONSTANTE DA VIDA. CONVÉM LEMBRAR QUE, EMBORA ELES APAREÇAM ASSOCIADOS AOS OVOS, ATÉ HOJE NÃO SE VIU UM COELHO QUE BOTASSE UM OVO, MUITO MENOS DE CHOCOLATE.
------------------------------------------------
CORDEIRO





            O CORDEIRO É O SÍMBOLO MAIS ANTIGO DA PÁSCOA. NO NOVO TESTAMENTO, SIMBOLIZA CRISTO QUE É O CORDEIRO DE DEUS SACRIFICADO PARA A SALVAÇÃO DE TODA A HUMANIDADE, SEU REBANHO.

--------------------------------------------------------

PÃO E VINHO/ UVA E TRIGO





            O PÃO E O VINHO ERAM, NA ANTIGUIDADE, A COMIDA E BEBIDA MAIS COMUNS. JESUS CRISTO SE SERVIU DESSES ALIMENTOS PARA SIMBOLIZAR SUA PRESENÇA CONSTANTE AO INSTITUIR A EUCARISTIA. ASSIM, O PÃO E O VINHO OU TRIGO E UVA SIMBOLIZAM O CORPO E O SANGUE DE JESUS E A VIDA ETERNA.
-------------------------------------------
VELA



            AS  VELAS REPRESENTAM A LUZ DA VIDA : JESUS

----------------------------------------------

PEIXES





É O MAIS ANTIGO SÍMBOLO DE CRISTO, O GRANDE PEIXE.
-----------------------------------------
GIRASSOL






ESTÁ SEMPRE VOLTADO PARA O SOL E NÓS DEVEMOS ESTAR VOLTADOS PARA DEUS.


--------------------------------------------

SINOS




ALEGRIA: NOVOS TEMPOS, VIDA NOVA.
------------------------------------------

3) Atividades com gravuras e os nomes dos símbolos para completar com as vogais que faltam.
   4) Atividades de sequência numérica, utilizando os símbolos da Páscoa.
Profª Neci Righi

sexta-feira, 15 de março de 2013

PROJETOS:

Projetos Anos Finais em processo de construção, vinculados ao projeto anual de Informática: ViP-conect@donos@ber, já postado aqui no blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

PROJETO: SENSIBILIZANDO E ALFABETIZANDO...


PROJETO: SENSIBILIZANDO E ALFABETIZANDO, BASEADOS NOS VALORES DE PALLOTTI

Educar em três tempos: PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
(…) Eu educo HOJE com valores que recebi ONTEM, para pessoas que são o AMANHÃ. Os valores de ONTEM, os conheço. Os de HOJE, percebo alguns. Dos de AMANHÃ, não sei. Se só uso os de HOJE, não educo: COMPLICO. Se só uso os de ONTEM, não educo: CONDICIONO. Se só uso os de AMANHÃ, não educo: FAÇO EXPERIÊNCIAS à custa das crianças. SE USO OS TRÊS, SOFRO, MAS EDUCO (…)
Artur da Távola
1– JUSTIFICATIVA
            O ato de ler e escrever é uma prática muito exigida no cotidiano das pessoas. No entanto, nem todos os educando obtêm êxito na leitura e na escrita em tempo hábil e isso justifica a busca de novos caminhos na escola. Talvez, a necessidade desta busca jamais tenha sido tão urgente. Pesquisas mostram que as habilidades cognitivas, emocionais e sociais básicas da criança e do adolescente estão deficientes. Por isso, o projeto vem como proposta de atuação no presente, preparando o futuro e garantir as competências básicas aos alunos, inclusive a construção inicial da base alfabética, ou seja, que efetivem, sistematicamente, o processo da codificação e decodificação, imprescindível para que os mesmos se tornem leitores e escritores, habilidades necessárias ao seu processo de desenvolvimento integral.
Embasado nos resultados do ano de 2012, uma parte significativa dos nossos alunos ainda chegam ao 5º Ano sem construírem as capacidades básicas de leitura e escrita. Buscando alternativas para alterar esses dados, propõe-se alfabetizar em tempo hábil, para garantir o sucesso escolar dos educandos.
 2- OBJETIVO GERAL
            Assegurar aos alunos de 6 anos o sucesso escolar, através da construção conceitual, sistematização e aplicabilidade dos conhecimentos trabalhados, utilizando intervenções pedagógicas, contidas em uma estrutura que respeite o desenvolvimento e as diferenças das crianças, propiciando mais proficiência no desempenho das mesmas.
 3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            -Possibilitar a aquisição das habilidades e/ou competências essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, ou seja habilidades e/ou competências essenciais à construção inicial do processo de leitura/escrita, conhecimento lógico-matemático;
            -Propiciar alternativas pedagógicas de intervenção individualizada aos alunos para a construção inicial da base alfabética;
-Sistematizar a proposta junto aos profissionais envolvidos(Ed. Física, Inglês, Informática)
 4- METODOLOGIA
            O processo da alfabetização engloba o desenvolvimento de um conjunto de competências que farão fluir o ler e escrever, através da interdisciplinaridade, obedecendo a uma sequência pré-estabelecida por um currículo de alfabetização, que direcionará o aprender a aprender (metacognição). Diferentes estratégias (metodologias) serão utilizadas para alcançar os objetivos propostos, pois os educandos ao serem alfabetizados se diferenciam na largada no que se refere ao tempo e espaço. Na etapa inicial da escolarização o aluno está aprendendo a ler: a prioridade, a atenção e o esforço se concentram em quebrar, decifrar o código alfabético, entender o que significam os sinais gráficos, e que palavras querem representar, esta é a etapa do aprender a ler. Na segunda etapa o aluno já decodifica as palavras sem esforço e é capaz de lê-las com fluência, ele vai ler para aprender: aprender o significado das palavras, os conceitos transmitidos num determinado texto, descobrindo novos horizontes. Para Vygotsky (1988), o professor possui papel ativo, sendo capaz de desafiar o aluno para que este se sinta cada vez mais hábil ao realizar uma tarefa considerada difícil.
5-  AVALIAÇÃO
            A avaliação terá o mesmo objetivo previsto nos demais anos, funcionando como um termômetro, que permite determinar se cada etapa do processo ensino – aprendizagem é eficaz, e, se não for, que mudanças devem ser tomadas para assegurar sua eficácia (prevenção / intervenção). Os pareceres  descritivos serão elaboradas pela professora e assessoria da Coordenação Pedagógica em encontros de planejamento.
6- CULMINÂNCIA- (estamos ainda analisando, o quê e como fazer) 

                                                                                                                                                                                    

ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013

EIXO

METAS

AÇÕES
LINGUAGEM ORAL




·   Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, interagir e expressar as suas ideias e opiniões.
·   Desenvolver a expressão oral, memória e discriminação auditiva.




·   Roda de conversa formal e informal
·   Ouvir histórias, recontar e interpretar ( dentro e fora da sala de aula)
·   Reconto através das ilustrações
·    Músicas, parlendas, quadrinhas com rimas e o nome dos alunos
·   Memorização e reprodução oral
·   Identificação de sons da natureza / bingo
·   Jogo da memória  e outros que promovam a oralidade
·   Caixa surpresa

LEITURA


·      Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura
·      Interpretar oralmente e realizar pseudoleitura de pequenos textos, desenhos/gravuras.
·      Identificar e nomear as vogais e as consoantes
·      Manipular jogos de leitura diversos, construindo e respeitando as regras estabelecidas coletivamente.

·      Música alfabeto cantado ( alfabeto da Xuxa e Rubinho do Vale)
·      Músicas envolvendo as vogais
·      História muda
·      Leitura espontânea de jornais, revistas, quadrinhos, cenas, livros literários
·      Leitura de rótulos, panfletos, imagem, símbolos
·      Quadrinhas da turma da Mônica ( site: Alfabetizando com Mônica e Turma)
·      Jogos de leitura ( desenho / palavra)
·      Associação de letra inicial / figura


ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013 
EIXO

METAS

AÇÕES
LEITURA
·   Apreciar o momento das histórias, acompanhando com atenção crescente a leitura do professor.
·   Comentar trechos das histórias lidas e seus personagens, com a ajuda do professor(Páscoa e Pallotti)
·   Ler de imagens e símbolos.






·   Atividades com crachá, fichas
·   Visita à biblioteca e informática(Hora do Conto)
·   Representação da história por meio de desenhos e exposição das produções em painel.


GRAFISMO



·      Conhecer e compreender a orientação e o alinhamento da escrita.
·      Traçar corretamente as letras e numerais.
·      Desenhar representando a realidade







·      Construção das letras com massinha
·      Ilustração de histórias
·      Desenho livre e dirigido
·      Traçado sobre pontilhados ( letras e números)
·      Traçado das letras e numerais no chão e no ar
·      Traçado das letras trabalhadas nas poesias, músicas
·      Andar sobre a letra trabalhada
·      Contorno das letras usando alfabeto emborrachado / letra vazada
ESCRITA

·      Reconhecer a função social da língua escrita em diversas situações utilizando vários tipos de textos
·      Compreender a função do espaçamento entre as palavras
·      Diferenciar letras de símbolos
·      Identificar as vogais e a as consoantes
·      Escrever o primeiro nome sem o auxílio da ficha
·      Trabalho com crachá e ficha dos nomes
·      Classificação de letras, números e símbolos ( concreto / sistematizado)
·      Exploração das letras iniciais de histórias ( títulos)
·      Identificação das letras com o alfabeto móvel
·      Trabalho com letra de músicas: O alfabeto e vogais. Sugestões: Trem da Alegria, Rubinho do Vale
·      Jogos de alfabetização (bingo, dominó, memória, forca, boliche...) com as letras trabalhadas



ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013 
EIXO

METAS

AÇÕES
MATEMÁTICA
·  Dominar os conceitos matemáticos básicos: (frente, atrás, em cima, embaixo)
·  Perceber e relatar a posição dos objetos no ambiente
·  Perceber as diferenças presentes nos objetos (tamanho / ordenação)
·  Contar  até ____
·  Relacionar os numerais às quantidades  correspondentes até ____
·  Localizar as formas geométricas presentes no ambiente
·  Reconhecer cores primárias
·   Uso do próprio ambiente para definir as questões de lateralidade (posição de armários, janela, mesa, porta), etc.
·   Exploração do calendário
·   Relato de acontecimentos passados, presentes, futuros
·   Atividades envolvendo a relação número / numeral
·   Manuseio e comparações de figuras geométricas
·   Composições geométricas
·   Jogos: dominó, boliche, quebra-cabeça, sete erros
·   Registro de jogos e outras situações de contagem
·   Blocos lógicos: espessura, cor, tamanho, forma
·   Caixa surpresa
·   Registro dos números no pátio


HISTÓRIA / GEOGRAFIA

·  Criar e respeitar as regras da sala de aula (combinados)
·  Criar e respeitar as regras da escola
·  Dominar alguns procedimentos para participar de uma conversa, como esperar a vez para falar e saber ouvir.



·      Construção coletiva das regras de convivência (cartazes)
·      Colaboração dos pais na construção de novas regras
·      Escola: papéis, funções e organização do espaço
·      Rotina do dia e avaliação



ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013 
EIXO

METAS

AÇÕES
CIÊNCIAS
·      Identificar e nomear as partes do corpo
·      Perceber e identificar semelhanças e diferenças corporais entre os pares respeitando a diversidade
·      Relacionar os hábitos de higiene necessários à preservação da saúde (corpo/ambiente)
· Através de músicas: cabeça, ombro... boneco de lata, estátua, DVD – Patati Patatá, etc.
· Recorte de revistas com as partes do corpo
· Desenho no chão ou com papel do corpo da criança nomeando as partes
· Descrever acessórios específicos do sexo masculino ou feminino
· Montagem de painel (gravuras de produtos de higiene)
· História inventada sobre corpo e higiene
·Quebra cabeça do Corpo Humano de madeira(masculino e feminino).
· Prevenção da dengue

MOVIMENTO
·      Movimentar-se com habilidade e destreza
·      Desenvolver atividades utilizando materiais necessários para estimular a coordenação motora grossa e fina
·      Traçar com firmeza segurando o lápis corretamente
·      Posicionar o corpo tendo como referência outros objetos e pessoas

·                 Deslocar-se no espaço obedecendo direções sugeridas
·   Executar movimentos alternados
·   Andar sobre diferentes tipos de linhas / andar sobre trilhas
·   Músicas: Desengonçada (Bia Bedran), Caveiras, Estátua
·   Brincadeiras: dança das cadeiras, batata quente, morto vivo, amarelinha...
·   Rasgar, fazer bolinhas de papel e colar nas letras
·   Massinha
·   Dança e imitação de movimento de animais
·   Traçado no ar, no chão / letras
·   Colorir, recortes de revistas
·      Noções de como utilizar o caderno (de cima para baixo, esquerda para direita, folhas sequenciadas)


ATIVIDADES- I TRIMESTRE 2013 

EIXO

METAS

AÇÕES
Ens. Religioso

·      Utilizar os temas de estudos: Campanha da Fraternidade, Páscoa, fábulas e Pallotti (palavras) para facilitar o processo de alfabetização, alicerçado nos valores.
· Biografia de Pallotti
· Músicas: Com Pallotti eu vou e outras da CF e Páscoa
· Recorte de revistas
· Confecção: boneco (Pallotti)
· Descrever virtudes de Pallotti
· Montagem de painel
· Confecção e significado dos símbolos da Páscoa
· História inventada usando Pallotti e virtudes

Bibliografia:
LERNER, Delia Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário Porto Alegre: Artmed, 2002
FERREIRO, Emília A Escrita...antes das Letras São Paulo: Cortez
Fonte de Pesquisa na internet:
 Elaborado por: Profª Janete Motta e Profª Neci Righi