sábado, 31 de março de 2012

O SEGREDO DOS OVOS DE PÁCOA: TEXTO E INTERPRETAÇÃO/5º E 6º ANOS...


1) Ouça a história:
O SEGREDO DOS OVOS DE PÁSCOA

            Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem? Tem ovo com vida de passarinho dentro, ovo com vida de pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra... Tem ovo de todo tamanho e vida de todos os jeitos...
            Mas o que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu não sabia e fui perguntar à Dona Galinha.
            - Ó Dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo, me diga uma coisa: o que nasce de um          ovo de Páscoa?
Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das coelhinhas,   cacarejou:
-Não nasce nada, minha filha! É ovo gorado, ovo falso, falsificado! Maluquices dessas coelhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse por ovos, chocar e tudo! Ovo que se preze tem pintinho dentro!
            O galo apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por ali e por aqui, até que encontrei numa árvore a Dona Coruja. Repeti a minha pergunta:
            -Ó Dona Coruja, a senhora me diga, por favor: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
            Dona Coruja deu uma risadinha superior, esbugalhou bem os olhos e falou:
            -É claro que nascem corujinhas. As corujinhas, como todo mundo sabe, são os animais mais bonitos do mundo! Os meus filhos são muito inteligentes, muito...
            Deixei Dona Coruja se elogiando sozinha e fui em frente, no meu caminho. E no meu caminho tinha uma cobra. Eu fui logo perguntando:
            -Ó Dona Cobra, me diga, se possível for: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
            -Cobrinhas, ora...
            E continuou serpenteando o seu caminho.
            E eu fiquei ali, debaixo daquela outra árvore, chocando os meus pensamentos. Até que nasceu na minha cabeça a idéia de procurar Dona Coelha. Afinal, ela devia saber tudo sobre ovos de Páscoa.
            Fui andando por aqui e por ali, até que encontrei a sua casinha.
            A casa de Dona Coelha mais parecia um formigueiro! Tinha coelhinhos de todos os tamanhos, cores e idades. Todos fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia um tacho num fogão de lenha, cantando uma musiquinha, e os coelhos repetiam o refrão:
            Meu limão, meu limoeiro,/meu pé de jacarandá,/ uma vez tindo-lê-lê,/ outra vez tindo-lá-lá...
            Pedindo licença, fui passando no meio dos coelhinhos até que cheguei perto de Dona Coelha e fui logo falando da minha dúvida.
            -Desculpe Dona Coelha, eu andei por aí perguntando o que nasce de um ovo de Páscoa, e ninguém soube me responder direito até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Coruja disse que nasciam corujinhas. Dona Cobra, cobrinhas. Eu não estou entendendo mais nada. Nunca ouvi dizer que tivesse cobras dentro de um ovo de Páscoa! Elas estão brincando comigo, não estão?
            Dona Coelha sorriu:
            -Cada pessoa põe no seu ovo de Páscoa um pouquinho da sua vida. Ovo de coruja vira coruja. Ovo de cobra vira cobra, ovo de lagartixa vira lagartixa... É preciso tomar muito cuidado com o que se põe dentro dos ovos de Páscoa.
            Eu continuava sem entender nada. Mas Dona Coelha continuou explicando:
            -O que a pessoa colocar dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce a amizade, nasce carinho, nasce esperança, nasce felicidade...
            Dona Coelha e sua imensa família continuaram cantando felizes quando eu saí de lá carregada de ovos de Páscoa.
            E sabe o que aconteceu quando eu cheguei em casa? Não sabe?
            Peguei os meus cartões de Páscoa para mandar junto com os ovos para os meus amigos. E fui escrevendo tudo o que eu sentia que estava nascendo no meu coração para cada um deles.        
            Nasceu à esperança de um futuro lindo para Pedro, o desejo de uma vida cheia de paz para Madalena...
            Pendurei os cartões nos ovos de Páscoa e me pareceu que cada ovo brilhava cheio de vida!
(Sonia Robatto)


2) Interpretação da história:

***  De acordo com a história, faça o que se pede:
a)      Qual a curiosidade do narrador?

b)      Personagens do texto:___________________
c)      O narrador do texto é:
(    ) narrador personagem             (    ) narrador observador
Explique:_________________________________

2) Ligue as personagens aos fatos da história:
a) Galinha*                                       * sibilou sua resposta apressada
b) Coruja*                                         * tinha uma imensa família
c) Cobra*                                          * especialista em ovo
d) Coelha*                                        * se achava superior aos outros animais

3) Escreva dois adjetivos para cada animal da história:

   4)      Escreva no coração aquilo que pode nascer dentro dele na Páscoa:


   5)     Complete a frase com o verdadeiro significado da Páscoa:
PÁSCOA É_____________________________ .

   6)      Retire da frase o que se pede:
     Dona Coelha e sua imensa família continuaram cantando.
a)     um substantivo comum:____________
b)     um adjetivo:_____________

  7)     Artes:
  • Confeccionar um cartão de Páscoa para sua família, desejando aquilo que nasce de melhor, em nossos corações:

quinta-feira, 29 de março de 2012

DESENHO DE OBSERVAÇÃO: ARTES...

             O desenho de observação pode contribuir no processo ensino aprendizagem, estimulando a criatividade e a liberdade de pensar.
            Aprender a desenhar é algo mais que aprender a habilidade em si mesma, ou apenas representar o que se vê, mas da forma com que se vê e os sentimentos que podem ser expressos. Isto é um ato de liberdade, que é preciso incentivar nos alunos, para que cresçam desenhando, e não percam este incentivo à criatividade.
            O professor precisa criar formas de ensinar os alunos a perceberem as qualidades das formas artísticas. Seu papel é de propiciar a flexibilidade da percepção com perguntas que favoreçam diferentes ângulos de aproximação das formas artísticas, aguçando a percepção, incentivando a curiosidade, desafiando o conhecimento prévio, aceitando a aprendizagem informal que os alunos trazem para a escola e, ao mesmo tempo, oferecendo outras perspectivas de conhecimento. (PCN – 1997)
Adaptação: Profª Janete Motta

Vejam algumas produções dos alunos na aula de Artes!
Profª Mara Nascimento- 7º Ano

UM OLHAR PELA JANELA DA MINHA SALA DE AULA...

Desenho de Observação com carvão vegetal

Parabéns, ficaram lindos!!!

SÍMBOLOS DA PÁSCOA EM INGLÊS: AULA ANOS INICIAIS E FINAIS...

SÍMBOLOS DA PÁSCOA EM INGLÊS- ANOS INICIAIS E FINAIS- TRABALHO INTERDISCIPLINAR: INGLÊS, ENSINO RELIGIOSO E ARTES

            Marcada por vários símbolos e principalmente pelo tradicional chocolate, uma das épocas mais doces e esperadas está se aproximando. O termo Páscoa surgiu entre os hebreus como pessach, e significa passagem.
            A Páscoa está relacionada com a esperança da vida nova, representando a vitória de Cristo sobre a morte, sua libertação e passagem para uma nova vida, é também a maior solenidade da igreja católica. Alguns símbolos da Páscoa se tornaram bem conhecidos. Vejamos alguns!

Coelho- RABBIT

            Este animal representa a fertilidade, pois se reproduz em grandes quantidades e rapidamente. Para os povos da antiguidade a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie. O coelho representa o nascimento, a esperança e a multiplicação da fé em Jesus Cristo, propósito da Páscoa no sentido religioso ATÉ OS DIAS DE HOJE.

Ovos- EGGS

            O costume de presentear com ovos é muito antigo, os ovos eram enfeitados e coloridos, hoje eles são dados na versão chocolate e é o mais tradicional e esperado entre as crianças, ovo simboliza o começo de uma nova vida, o renascimento. É o símbolo da vida.

Vela- CANDLE

            É uma vela que é acesa durante as celebrações católicas na Páscoa. É também usada em batizados, crismas e significa o renascimento, a luz de Cristo (GREAT FISH). Os símbolos alfa e ômega aparecem no círio pascal simbolizando que Deus é o princípio e o fim.


Trigo e Uva- WHEAT AND GRAPE
            Significa o pão e o vinho da Santa Ceia. (pão- corpo de Cristo e vinho- sangue de Cristo)

Peixe- FISH
            Significa que se Cristo é o Grande Peixe, nós todos somos os seus peixinhos.

Girassol- SUNFLOWER
            O girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor segue a luz do sol; onde quer que o sol esteja a flor está voltada para o seu lado.
Cristo é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.

Cordeirinho- LITTLE LAMB
            Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.

            A Páscoa é uma data muito especial, cheia de prosperidade, amor, união e bons hábitos, como reunir a família e presentear as crianças, fazem sempre bem ao coração e a renovação da fé de qualquer pessoa.
Texto:Adaptação Profª Janete Motta
Atividades Inglês: Profª Mª Cândida
AI- Pintura, recorte e montagem: RABBIT
Profª Mara/ Artes
AF- Montagem cartão de Páscoa com desenhos dos símbolos: Happy Easter!
Easter is the resurrection!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Higiene e saúde: Palestra

Considerando que este ano, o tema saúde será por diversas vezes abordado pelos professores, foi realizada
no dia 16 de março, uma palestra sobre higiene...e nada melhor que começar este assunto, falando de hábitos bem simples, porém importantes.
A higiene pessoal é muito importante para a saúde do indivíduo e, também, para o seu relacionamento com a sociedade.
            O asseio com o corpo, ou a falta dele, demonstra o grau de compromisso que o indivíduo tem consigo mesmo. Uma pessoa asseada é facilmente aceita pelos demais membros de seu grupo social, tem sua auto-estima elevada e, consequentemente, vive mais feliz.
            A higiene pessoal é também uma forma eficaz para evitarmos algumas doenças e vivermos com mais saúde. Se não cuidarmos devidamente da limpeza de nosso corpo, ficamos expostos aos microorganismos que são nocivos à saúde humana.
            A seguir destacamos as características de algumas doenças e problemas decorrentes da falta de higiene: Micoses, manchas brancas ou vermelhas que surgem na pele, podem resultar da falta de asseio; Pé-de-atleta, tipo de micose que acomete os dedos e se propaga para a planta dos pés, provocando coceiras. A contaminação ocorre quando a pessoa caminha descalça em pisos úmidos e sujos; Piolhos, parasitas que atacam o couro cabeludo, a ação dos piolhos provoca coceira; Mau hálito é provocado, dentre outros fatores, pela presença de restos de alimentos entre os dentes; etc.
            Portanto, adotar hábitos de higiene é trabalhar pela saúde individual e coletiva, evitando assim, transtornos e gastos com consultas a especialistas da área de Saúde e medicamentos. Lembre-se do ditado popular: “Prevenir é melhor do que remediar”. Abaixo relacionamos algumas dicas importantes para você permanecer limpo, saudável e feliz:

1. Lavar os cabelos diariamente com Xampu e mantê-los sempre cortados;

2. Limpar bem o rosto na hora do banho. Não se esqueça das orelhas e do nariz;

3. Escovar os dentes por pelo menos três vezes ao dia.

4. Tomar banho utilizando uma esponja ou bucha e sabão. Esfregue todas as partes de seu corpo; Após o banho, não se esqueça de secar o seu corpo com a toalha, passar o desodorante nas axilas, enxugar os seus pés;

5. Mantenha as unhas dos pés e das mãos sempre aparadas e limpas; Não ande descalço pelas ruas, ande sempre calçado;

6. Lavar as mãos antes de ingerir alimentos e após utilizar o vaso sanitário;

7. Use roupas limpas.

            Seguindo essas dicas você estará se protegendo de diversas doenças e, poderá desfrutar sua vida com mais saúde e energia!
            Higiene pessoal, alimentar, coletiva, mental ou ambiental, todo cidadão deve estar atento à suas condições de higiene, e fazendo a sua parte evita o contagio e a transmissão de doenças, para a preservação da vida e a construção de um mundo melhor.

AULA 5º ANO: RESPEITAR AS DIFERENÇAS...



Respeitar as diferenças é amar as pessoas como elas são

           
“Conta a lenda que vários bichos decidiram fundar uma escola.
            Para isso reuniram-se e começaram a escolher os cursos que seriam oferecidos.
            O pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo.
            O esquilo achou que ensinar sobre a subida em árvores era fundamental.
            E o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
            Depois de um grande debate, resolveram incluir todos os cursos sugeridos, mas, cometeram um grande erro.
            Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
            O coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:
            - “Voa Coelho”. Ele saltou lá de cima e pluft… coitadinho! Quebrou as pernas. Ele não conseguiu aprendeu a voar e parou de correr.
            O pássaro voava divinamente, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Nesta aula ele quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar mais.
            A escola teve que fechar, pois não conseguiram aceitar as diferenças “
            Reflexão:
            Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem suas próprias qualidades dadas por Deus.
            Devemos respeitar as diferenças “Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.”
1)    Trabalhando o texto:
Procure no dicionário:
a)    fundar:___________________________________
b)    fundamental:_______________________________
c)    incluída:___________________________________

2)    Responda:
a)O que os bichos decidiram criar?
_____________________________________________________

3)    Marque com um X os cursos oferecidos na “escola dos bichos”:
(    ) aulas de vôo    (    )  subida em árvores    (    ) futebol    (    ) Inglês     (    ) corrida

4)    Explique porque o coelho parou de correr:
____________________________________________________
5)    Escreva:
a)    Sua melhor habilidade na escola:_______________________
b)    Disciplina que mais gosta:______________
Justifique:____________________________
c)    Disciplina que menos gosta:_____________
Justifique:____________________________

d)    Algo que seu colega faz muito bem e que você ainda não faz:
__________________________________________________
*** O que você poderia fazer para aprender isto?
__________________________________________________
  6) Mensagem do texto para nossa vida:
_____________________________________________________
7) Ilustre as diferenças que você percebe em sua sala de aula e diga porque elas são importantes:










***  ______________________________________________
Profª Neci Righi
Apoio Pedagógico: Profª Janete Motta